COMO MANIPULAR/EDITAR ARQUIVOS .BIN IGUAL VIA HEX

PEDRINSILVA 17/03/2017 22:00:31
#472506
Olá pessoal, queria saber como funciona a manipulação/edição/modificação de arquivos .bin da mesma forma que via Hex.

Tipo assim, abro esses arquivos .bin no Hex Workshop e faço as alterações que eu quero e depois salvo o arquivo modificado.

Depois importo eles para o jogo (São arquivos de um jogo de PS2) e funciona normal com as alterações dos arquivos via Hex.

Então é isso, queria criar um programa que fizesse essas alterações, no caso um programa editor desse jogo.

Eu já sei o passo à passo de cada modificação e etc dos arquivos, então quero que o programa faça o trabalho por mim.

Agradeço qualquer informação, um Abraço!
DS2T 18/03/2017 19:00:04
#472516
Vou considerar que você saiba o que são representações binárias, hexadecimais e decimais.

No VB.NET você precisará principalmente do namespace IO para manipular os arquivos.
Existem várias formas de fazer isso, e isso tudo vai depender de algumas variáveis.

Como são jogos de PS2, vou considerar que está a trabalhar com arquivos grandes. Então eu consideraria usar um Stream.
Existem vários e vários tipos de Stream, cada um com suas vantagens e desvantagens em determinada situação. No seu caso, o FileStream irá te ajudar.

Com ele, você será capaz de ler cada byte do seu arquivo e jogar para variáveis, para um editor, etc.

Sobre as questões das representações, depois é pegar o Byte lido e passar pra notação que desejar.

é algo simples, mas precisa ter uma noção básica de estruturas e lógica de programação.
Faça seu login para responder