1/2 OFF: CÓDIGO RUIM - PARA TODOS

JABA 03/02/2015 14:40:22
#444251
Se estivessem usando um controle de versão, acho que não passariam por isso.
MOUSER 03/02/2015 17:37:51
#444263
Estive assistindo pela 3 vez um vídeo no youtube: Todo mundo deveria aprender a programar (What most schools don[ô]t teach), onde inicia com a frase de Steve Jobs (Fundador da Apple), onde vários fundadores de algumas grandes empresas de tecnologia dizem a respeito de quem é programador. Concordo com maior parte das pessoas, acho que o mundo seria melhor se as escolas tivessem a matéria de programação, acho que as pessoas pensariam mais, se ajudariam mais, seriam mais evoluídos.
Não estou dizendo que quem é programador é uma raça de seres humanos especiais, super desenvolvidos, mas tem facilidade de entender mais áreas do que uma pessoa que não faz ideia de como programar.
Como muitos no vídeo diz, não é difícil programar, basta seguir até onde sua curiosidade o conduzir, e os grandes, se tornaram pelas portas que foram aparecendo, fazendo coisas simples. Coisas que olhando com uma visão comum da coisa, não faz sentido algum ter ou fazer. Mas se você é capaz de enxergar algo que pode ter lucro, mesmo que não tenha fins lucrativos, mas só de deixar a marca. No mundo tecnológico, para mim ja faz toda a diferença. Para um texto programático, um ponto é ponto, uma virgula já muda toda a história.
Muito tempo passei imaginando em criar algo grande, sem ver que eu precisaria de algo simples. Quer ser grande? Se acostume a ser pequeno. Aprenda a perder para valorizar quando ganhar.
Criador e fundador das empresas: Microsoft, Facebook, Dropbox, Twitter, entre outras empresas tecnológicas e um cantor, um jogador de basquete, trazendo uma unica mensagem, de varias maneiras diferentes, a mesma mensagem que estendi neste texto.
Quem assistiu o documentario, o que acharam? Quem não assistiu, assista, vale a pena e depois comente o que achou a respeito.
TUNUSAT 10/02/2015 15:14:07
#444431
PessoALL,

O Macoratti disponibilizou o [Ô]O[Ô] de [Ô]S.O.L.I.D.[Ô]:

===========================================
.NET - Princípios SOLID - Princípio Open Closed
http://www.macoratti.net/15/02/vda090215.htm
===========================================

Vale a pena conferir!

[][ô]s,
Tunusat.
TUNUSAT 18/02/2015 14:06:43
#444589
PessoALL,

Segunda-feira passada (16/02/2015), foi liberada a explicação do [Ô]Princípio da Substituição de Liskov[Ô]:

=========================================
.NET - Princípios SOLID - Princípio da Substituição de Liskov
http://www.macoratti.net/15/02/vda160215.htm
=========================================

[][ô]s,
Tunusat.
MOUSER 18/02/2015 16:51:07
#444591
Curti esta continuação Tunusat!
WEBMASTER 18/02/2015 20:31:51
#444593
Bom,existem vários fatores que devem ser levados em consideração.
Muitos de nós que frequentamos este fórum há basicamente mais de 10 anos temos uma coisa que qualquer boa prática no mundo não trará...experiência.
Não existe fórmula mágica, não adianta você seguir boas práticas se o cara do lado ou que trabalha com você não segue.
Eu só vou focar em um ponto de vista disso tudo que o José comentou muito bem na video aula (lá da primeira página do começo do post).

Ter experiência é ler código ruim (os teus do passado, os dos outros no presente) e pensar muito sobre como foi feito e como poderia ser feito. Por muitos anos eu trabalhei sozinho e não dividia meu código com outras pessoas por questões de não ser necessário.

Quando começei a fazer isso ví o quanto podemos encontrar pessoas diferentes, em todos os sentidos. Aprendi que comentar não quer dizer absolutamente nada, e que não se deve confiar em comentários.

Por fim, nos últimos 7 anos, após dividir muita experiência e mudar drasticamente de ambiente de desenvolvimento, ví o quanto é enriquecedor trocar idéias, compartilhar experiências com outros desenvolvedores. Tenho o grande prazer de ter do meu lado hoje em dia um cara que é uma bíblia ambulante de Oracle, ele faz coisas que nem os DBAs da empresa (que só estão lá para monitorar) sabem, e vejo o quanto é importante trocar idéias e experiência.

Na minha humilde opinião, ter bom senso e auto crítica são fundamentais para qualquer desenvolvedor, mas de nada adianta se você não sair da casinha e trocar experiências.

Uma outra faceta que poucos conhecem de mim, é o desenvolvimento de jogos, alí sim eu confesso para vocês que dá desespero !
Os programadores são realmente ruins, raramente encontramos pessoas que conseguem trazer um nível desejável de organização (por favor, não estou falando de conhecimento, mas de alguém ler teu código e entender corretamente). Muitos não sabem nem se quer usar estruturas de dados e enumerações corretamente (e o pior que a maioria sobrevive com desenvolvimento profissional).

Parabéns ao Zé pelos vídeos !
MOUSER 19/02/2015 10:07:05
#444598
Em todos os fóruns que passei, em todos os sites de aulas que frequentei, palestras que participei, posso garantir que está do Webmaster foi Ótima, é disso que eu falo quando digo [Ô]um dia quero chegar ao nível de vocês[Ô], (Creio que disse isso uma ou duas vezes aqui no fórum). Realmente concordo com Webmaster no ponto em que a Organização é necessária mas ninguém tem. Eu realmente sofri comigo mesmo e graças ao projeto que mencionei, consegui refazer, estou complementando agora. Futuramente estarei postando os print[ô]s Screen das telas.
Uma forma que usei para me organizar neste projeto foi criar uma base e através dela, desenvolver todo o projeto, minha base agora está funcionando, hoje (19 de fevereiro de 2015) estou começando a complementar o projeto. Esta postagem me ajudou a inspirar a continuar o projeto e me basear na organização. Agradeço a todos pelo apoio e postagem. Um Abraço e até a próxima postagem.
TUNUSAT 02/03/2015 12:37:57
#444871
PessoALL,

Mais duas:

-----------------------------------------------

.NET - Princípios SOLID - Princípio da Segregação de Interfaces
https://www.youtube.com/watch?v=u1JafzYfSmA

-----------------------------------------------

.NET - Princípios SOLID - Princípio da Inversão da Dependência
https://www.youtube.com/watch?v=CtkaaUR7rIQ

-----------------------------------------------

[][ô]s,
Tunusat.
SAMUKA 02/03/2015 13:43:52
#444873
Camaradas, estou nessa de programação a mais de 15 anos. Comecei como muitos, autodidata, programando em QBasic, depois mudei pra Visual Basic, fiz uma faculdade de Desenvolvimento de Software, e sempre que posso compro livros relacionados a programação.

Acho imprescindível continuar estudando, melhorar a codificação, buscar experiência, ver como outras pessoas fazem. Aprendi muito dessa forma, e continuo achando que sei muito pouco. Se na época que eu comecei a internet fosso como hoje, se existisse Youtube, VBM, MSDN online, a jornada teria sido menos [ô]dolorosa[ô].

Qualquer programador que tenha pego um código legado, sabe o quanto é importante ter um código limpo.

Pra quem está começando agora, os princípios S.O.L.I.D. parecem bobagem, mas aprendam a fazer uso dessas e de outras técnicas, pra não terem tanta dor de cabeça no futuro, ao precisarem alterar o software, que VOCÊS mesmo desenvolveram.
TUNUSAT 04/03/2015 12:32:11
#444948
PessoALL,

Vou encerrar o tópico.
Ficam minhas recomendações para assistir.

[][ô]s,
Tunusat.
Página 2 de 2 [20 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas