AFINAL, O QUE E UMA INSTANCIA SQL?

MARCOS 04/04/2011 14:12:27
#370347
Boa tarde!
Colegas, sei que a pergunta parece um pouco simples.Mas, não quero ficar
com nenhuma dúvida:

1.) No Ms-Sql Server , na [Ô]prática[Ô] , o que é uma instância???

Obs: Lendo alguns artigos, me parece que se convencionou chamar de [Ô]Instância[Ô], cada
uma das diferentes [Ô]Edições[Ô] do Ms-Sql Server que houver no computador local (Express,Enterprize,etc...)
é isto mesmo?


2.) Ao se instalar o Ms-Sql Server no computador, no início da instalação uma tela pede que se escolha o tipo de
instância ( Padrão ou Nomeada). Minha pergunta é:

O objetivo desta tela é somente definir um simples nome para instância???
HIDDEN 04/04/2011 14:22:54
#370348
Os bancos de dados mudam à medida que informações são inseridas ou apagadas. A coleção de informações armazenadas no banco de dados em um determinado momento é chamada de instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é chamado de esquema de banco de dados. Os esquemas não mudam com freqüência.

Podemos fazer uma analogia com os conceitos de tipos de dados, variáveis e valores em uma linguagens de programação.

Suponhamos um tipo de dados:

Public Type Cliente
Codigo As Long
Nome As String
Telefone As String
End Type



Note que declarando o tipo cliente, não declaramos nenhuma variável. Para declarar tais variáveis, escrevemos assim:

Dim Clientes as Cliente


O conceito de um esquema de banco de dados corresponde à noção de declaração de tipo em linguagens de programação. Uma variável de um dado tipo tem um valor particular em um determinado instante do tempo. Assim o conceito de valor de uma variável na linguagem de programação corresponde ao conceito de uma instância de um esquema de banco de dados.

Acho que fui burocratico demais. Se não der pra entender, posso tentar simplificar.
HIDDEN 04/04/2011 14:25:50
#370349
No Ms-Sql Server , na [Ô]prática[Ô] , o que é uma instância???


Em sumo, uma instancia em SQL Server é utilizada para você se concetar ao banco de dados.
MARCOS 04/04/2011 16:39:16
#370384
HIDDEN,
Muito obrigado pela resposta.Mas, ela esta muito diferente do que esta sendo explicado
em artigos na internet.Por exemplo,no link abaixo do Macoratti:

C:\Documents and Settings\mjordao\Desktop\Sql Server [2005]\Instancias do SQL Server.mht

A explicação dele é outra.

Algum colega, pode nos esclarecer qual o conceito Correto do significado de uma instância no Sql Server???
HIDDEN 04/04/2011 17:27:58
#370392
Mas o conceito é este, sem tirar nem por.

Por exemplo, para se conectar numa base SQLServer, um dos parâmetros da string de conexão é o nome da instância.
JWCELYO 04/04/2011 21:02:47
#370422
[SQL SERVER]
[INSTÂNCIA(01)]
[BANCO(01)]
[BANCO(02)]
[BANCO(03)]
[INSTÂNCIA(02)]
[BANCO(01)]
[BANCO(02)]
[BANCO(03)]
[INSTÂNCIA(03)]
[BANCO(01)]
[BANCO(02)]
[BANCO(03)]
---------------------------------------------

Cada instância tem sua coleção de base de dados separado

Na versão express as bases de dados chega no máximo 4 GB
e trabalha consumindo no máximo de 1GB de RAM
com apenas 1 CPU
EWERTONESTACIO 04/04/2011 23:39:46
#370434
Fala galera,

Vi a discursão, quem sabe eu possa ajudar ( ou não) =D

Uma instancia é um apelido [Ô]Alias[Ô] para uma instalação do mssql, no SQL SERVER cada instancia do servidor pode conter uma ou N bases de dados assim como o nosso amigo WCELYO descreveu.

Ou seja caso vc instale o MSSQL SERVER pela primeira vez.. sua instancia será DEFAULT.. ou seja, não é necessário colocar o nome da instancia na conect string de sua aplicação (web ou desktop). Caso vc já tenha ou MSSQL SEVER instalado, ele te dá a opção de instalar uma nova instância.


bom o Preto no Branco e o seguinte: A cada nova instancia no MSSQL é tratada como um Servidor a parte, é bem em parecido com a opção Server Registration, unica difernça é que ao invés de registrar um servidor em cada maquina separada ,basicamente, vc vai ter varios servidores em apenas uma maquina.

ufa...


é isso aí.....

Caso eu tenha dito algo errado porfavor me corrijam, pq isso foi o q percebi no tempo q usei o MSSQL SERVER 7 , 2000 e 2005.


Abraços galera.
MARCOS 05/04/2011 17:22:02
#370508
Prezados colegas,
Muito obrigado!
Creio que agora,finalmente tenho um entendimento muito bom do que de fato é uma instância.

Obs: Isto me encoraja, a continuar a fazer perguntas aparentemente [Ô]ingenuas[Ô].



TECLA 05/04/2011 20:09:32
#370516
Duvida sanada, TÓPICO ENCERRADO.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas