AGILIZAR O ACESSO AO BD ACCESS VIA REDE
* verfique se as tabela esão com muitos indices. já vi instalações de access que a criar tabelas, sai criando indices.
* tente conectar ao bd sem o mapeamento do windows pra ver se o problema está nele.
vc disse que tem outros dois clientes com o mesmo problema. por acaso ele tem o mesmo técnico de rede?
* tente conectar ao bd sem o mapeamento do windows pra ver se o problema está nele.
vc disse que tem outros dois clientes com o mesmo problema. por acaso ele tem o mesmo técnico de rede?
Vamos as perguntas:
Qual é o tipo de conexão das máquinas cliente com servidor? Via cabo, wireless, as duas tecnologias envolvidas? Se for somente uma rede cabeada, existe algum hub ou somente switchs?
A máquina onde está o banco de dados, ela é um servidor dedicado ou ela é usada para outras aplicações como armazenamento de arquivos? Esta tem um acesso a disco muito elevado?
Um fato interessante, quando você usa um banco Access via rede, este no no primeiro acesso é passado por completo via rede, com isso resultando na lentidão da execução de aplicações;
Aproveito para lembrar que o Access não é um gerenciador de banco de dados (SGDB) como SQL Server, Oracle ou MySQL, mas um um banco de dados simples para aplicações pequenas e de poucas requisições. Caso você possua vários acessos simultâneos ou 8 ou mais usuários acessando ele, pode preparar para migrar ele para um SGBD pois com o tempo o seu Access irá apresentar problemas de bloqueios e até começar a conromper sozinho (gerando perda de dados).
Qual é o tipo de conexão das máquinas cliente com servidor? Via cabo, wireless, as duas tecnologias envolvidas? Se for somente uma rede cabeada, existe algum hub ou somente switchs?
A máquina onde está o banco de dados, ela é um servidor dedicado ou ela é usada para outras aplicações como armazenamento de arquivos? Esta tem um acesso a disco muito elevado?
Um fato interessante, quando você usa um banco Access via rede, este no no primeiro acesso é passado por completo via rede, com isso resultando na lentidão da execução de aplicações;
Aproveito para lembrar que o Access não é um gerenciador de banco de dados (SGDB) como SQL Server, Oracle ou MySQL, mas um um banco de dados simples para aplicações pequenas e de poucas requisições. Caso você possua vários acessos simultâneos ou 8 ou mais usuários acessando ele, pode preparar para migrar ele para um SGBD pois com o tempo o seu Access irá apresentar problemas de bloqueios e até começar a conromper sozinho (gerando perda de dados).
resolvir parcialmente assim:
Desinstalei o anti-virus
Desativei o firewall do windows
Fiz a programação para remover o sistema da memoria apos finalizar:
coloquei alguns:
ai diminuiu o tempo para acessar os dados em tornos de 3 a 4 seg.
antes era bem uns 15seg
estou pensando seriamente pensando em migrar para SQL Server Express 2005, pensando no futuro, pois hj meu banco de dados é pequeno (menos de 30mb) imagina um banco de dados access grande numa rede com 4 ou mais terminais... seria uma lerdeza total...
o que vocês acham dessa minha migração?
é facil usar bd SQL Server Express 2005 numa aplicação VB6 ?
Desinstalei o anti-virus
Desativei o firewall do windows
Fiz a programação para remover o sistema da memoria apos finalizar:
[ô]função de fechar o programa residente na memoria
Public Declare Sub ExitProcess Lib [Ô]kernel32[Ô] (ByVal uExitCode As Long)
coloquei alguns:
rs.close
bd.close
ai diminuiu o tempo para acessar os dados em tornos de 3 a 4 seg.
antes era bem uns 15seg
estou pensando seriamente pensando em migrar para SQL Server Express 2005, pensando no futuro, pois hj meu banco de dados é pequeno (menos de 30mb) imagina um banco de dados access grande numa rede com 4 ou mais terminais... seria uma lerdeza total...
o que vocês acham dessa minha migração?
é facil usar bd SQL Server Express 2005 numa aplicação VB6 ?
Nunca usei a BD SQL Server 2005, mas é bem simples a sua conexao com vb6,
Mas usa a modo de conexao ADO.
O DAO foi especialmente feito para conexao com o Access por isso o nome Data Access Object.
Ja o ADO foi feita para as diversas, Firebird, MySQL, SQL Server, e muitos outros...
Eu uso muito o DAO, pois crio aplicações local, monousuarios, mas vou mudar para Cliente/Servidor,
vou mudar para ADO, que para esse é bem mais pratico o acesso.
Mas a preferencia e de qualquer um...
[txt-color=#0000f0]Da uma olhada aqui sobre o acesso do vb6 com SQL Server 2005 [/txt-color]> http://www.macoratti.net/08/03/vb6_sql1.htm
Mas usa a modo de conexao ADO.
O DAO foi especialmente feito para conexao com o Access por isso o nome Data Access Object.
Ja o ADO foi feita para as diversas, Firebird, MySQL, SQL Server, e muitos outros...
Eu uso muito o DAO, pois crio aplicações local, monousuarios, mas vou mudar para Cliente/Servidor,
vou mudar para ADO, que para esse é bem mais pratico o acesso.
Mas a preferencia e de qualquer um...
[txt-color=#0000f0]Da uma olhada aqui sobre o acesso do vb6 com SQL Server 2005 [/txt-color]> http://www.macoratti.net/08/03/vb6_sql1.htm
estou baixando:
Microsoft SQL Server 2005 Express Edition e um tal de SQL Server Management Studio Express que ainda não sei para que serve.
Microsoft SQL Server 2005 Express Edition e um tal de SQL Server Management Studio Express que ainda não sei para que serve.
Pessoal resolvi reativar esse post pois continuo com o mesmo problema..,
resumidamente, tudo na parte tecnica foi feito para resolver o problema.... tudo... até a compra de um maquina zero com 4gb de ram foi
vou ser obrigado a usar ADO e uma base de dados: Mysql
Alguem poderia me dar os passos de onde começar?
Como faço para converter meu bd access 97 para mysql ?
resumidamente, tudo na parte tecnica foi feito para resolver o problema.... tudo... até a compra de um maquina zero com 4gb de ram foi
vou ser obrigado a usar ADO e uma base de dados: Mysql
Alguem poderia me dar os passos de onde começar?
Como faço para converter meu bd access 97 para mysql ?
WEBIER já que foco de sua duvida mudou, então crie um novo tópico e encerre ess, se não ficará meio confuso, desta vez sugiro criar um tópico tipo Migrar access para Mysql, assim terá mais respostas
Tenho um BD do Access com uns 300 mb, uso para escrita fiscal, compratilho o BD com 3 computadores, conecto com Dao, ja faz uns 6 anos, agora comecou a ficar um pouco lento, acho que devido ao tamanho do BD.
Citação::
NLSOLUCOES na minha opinião você deveria começando trocando os hubs por switchs, switch não fazem broadcast na rede e por isso a resposta é bem mais rápida do que os hubs isso influencia e muito no desempenho da rede, mas vamos lá quando a conversão eu acho que voce consegue fazer o import direto no sql pelo banco direto arquivo .MDB.
na parte TECNICA eu fiz:
-troquei hub para switch
-coloquei placa de rede offboard
-refiz os cabos
-comprei um pc zero com 4gb para ser servidor
-adiciona o ipx nos protocolos de redes.
na parte LOGICA eu fiz:
-revi todo meu codigo 3 vezes... inclussive coloquei a disposição aqui no site e quem viu disse q ele tah normal... sem gargar-los
o banco de dados tem 30mb.... tem tabela com 50.000 registros...
na maquina onde o banco de dados está local é otimo... agora em qualquer terminal ficar uma lentidão.
rede windows xp sp3 (sem AV, com firerall desativado)
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas