AGRADECIMENTO

ROGERIOAZEVEDO 05/04/2014 20:31:12
#436943
Boa noite!

Queridos colegas, hoje quero agradecer a comunidade por toda ajuda que recebi. Desde que conheci o VBMania minha vida se tornou mais fácil. Há muitas pessoas dispostas a ajudar e compartilhar o conhecimento e sempre tive ajuda incondicional aqui e por isso agradeço, de coração!

Para não perder o costume, venho pedir uma dica dos meus nobres colegas. Tenho uma aplicação de B.I construída com o VS2010 usando Windows Forms e a linguagem C#. Andei refletindo e penso em migrar minha aplicação para WEB, pesquisei um pouco e estou cheio de dúvidas.

Li um pouco sobre Silverlight e gostei, mas alguns amigos disseram que não é a melhor opção. O que vocês acham? O que me indicam, continuar no C# vai facilitar a minha vida. Um forte abraço a todos.

Att.
Rogério Azevedo
ROGERIOAZEVEDO 05/04/2014 21:08:19
#436944
Li aqui o tal do .Web API mas ainda não entendi do que se trata exatamente
KERPLUNK 07/04/2014 09:59:10
#436970
Hoje em dia, aplicações web fazem tudo e mais um pouco do que se faz com windows forms. Usando frameworks como JQuery, aliado ao framework de interface JQueryUI e DataTables, e ainda sabendo fazer uso do OOP e de Ajax, se faz milagres. Existem ainda outros frameworks de interface como o PrimeUI e MetroUI que são alternativas ao JQueryUI com visuais diferentes, mas partindo dos mesmos princípios. Tudo sempre como base o JQuery que é um framework poderoso.
Silverlight foi descontinuado então é péssima alternativa. Assim como o Flash. WCF tem suas vantagens mas eu acho ele muito pesado e não é lá muito compatível com os padrões W3C. Já com uso de frameworks independentes, você pode fazer uso de recursos poderosos como o HTML5 que aliado com as ferramentas que postei acima, fazem da sua aplicação Web algo fora do comum.
ROGERIOAZEVEDO 16/04/2014 22:55:08
#437385
Andei fazendo umas pesquisas e me sugeriram o MVC5 que faz uso de Jquery e HTML5 com C# no backend o que acha?
KERPLUNK 17/04/2014 08:27:53
#437393
Qualquer aplicação web pode fazer uso de JQuery e HTML5, isso não é exclusividade de quem usa MVC. A grande tendência hoje em dia, são aplicações voltadas à serviço(WebSerbice), geralmente fazendo uso do modo REST nos serviços. Desta maneira, você tem as funcionalidades disponíveis não só para sua aplicação, mas também para qualquer outra aplicação, incluindo para integração de terceiros e para outras plataformas como iOS e Android. Além disso, com uso de WCF, você pode expor sua aplicação tanto como REST como para uso com SOAP, tornando-a uma plataforma multi-valente. Uma mesma aplicação que pode ser acessada de várias maneiras, essa é a tendência.
MOUSER 17/04/2014 15:28:42
#437403
Em questão de Linguagem, Asp.net e PHP estão fortes no mercado, mas entre as duas a mais indicada é a PHP, Hoje em dia muitos sistemas, já tem versões Web. Eu provavelmente transforme meus projetos também em projetos web. Vejo que não sou o único. Apesar que a linguagem que eu uso seja Vb.net, mas C#.net com windows forms mais a ajuda da Web, unindo os dois pode ter certeza que vai ser útil, de alguma forma. Existem muitas ferramentas que nos auxilia também com a comunicação com o banco de dados, e migrando nos dois sistemas. Se você conseguir e puder postar o resultado do projeto. Gosto de me inspirar com pessoas criativas e aqui no VBMANIA, esta cheio de pessoas assim.
ROGERIOAZEVEDO 17/04/2014 21:27:58
#437410
Meus queridos KERPLUNK e MOUSER,

Confesso a vocês que ainda estou me acovardando com essa mudança. A realidade é que não sei se posso me intitular programador.... Eu na verdade sou um Administrador apaixonado por tecnologia. Para facilitar a minha gestão, criei indicadores em Excel, que depois migrei para VB.NET e agora C#, sempre com Winforms. Sei que tenho que sair da zona de conforto, mas tenho medo de um curva de aprendizado muito grande nesse universo que é a WEB.

Minha aplicação é um Form principal, que abre outros forms dentro dele criando um mosaico de informações (MDI Container). O usuário tem a liberdade de fazer o que quer com os mini forms, pode colocar onde quiser e do tamanho que quiser. Pelo que pesquisei, não poderei fazer isso com WEB. Me sugeriram fazer Tiles como o Win8 até gostei da ideia, comecei a estudar MVC, pra fazer uma aplicação responsiva, que rode em dispositivos variados.

Desde que conheci a comunidade, estou sempre por aqui, o pessoal aqui é muito solicito e solidario, tudo que consegui desenvolver devo aos colegas do vbmania. Quero poder continuar contando com o apoio dos nobres colegas. Em anexo uma foto da minha aplicação, ela é simples, busca informações no banco e me mostra de uma forma mais amigavel. O que acham, devo mesmo migrar para web?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas