ALGUÉM TRABALHA COM DEVOPS?

MARCOS 06/11/2023 14:53:50
#501846
Bom dia, colegas!
Estou precisando muito de orientação, sobre o tema "DEVOPS".

Eu pesquisei a respeito e mesmo tendo lido várias matérias sobre o tema,
estou um pouco confuso com o uso na prática:

1.) A metodologia do DEVOPS, inclui todas as etapas do desenvolvimento e também do Deploy (Infra). Ou a
parte do desenvolvimento não esta no escopo do devops?
A metodologia começa, a atuar depois que o projeto foi finalizado e compilado?

2.) Quando uma empresa, adota o DEVOPS, o pessoal do desenvolvimento e infra continuam a ter as mesma funções,
ou as funções e atribuições de cada colaboradores tem que ser alteradas?

Agradeço qualquer orientação
WEBMASTER 06/11/2023 15:38:37
#501848
Resposta escolhida
Alterado em 06/11/2023 15:49:33 1.) Inclui todo o ciclo de vida, ou seja, desde a manutenção de código/repositório, passando pelo CI e CD, garantindo a integridade da entrega realizada.
A metodologia começa lá atras...no repositório, onde você define quem ve o que, qual seu papel, sua atuação (gerenciando PRs por exemplo, fazendo code review, etc...)
E claro, sem falar em toda a parte de gestão de projeto (task efetivamente falando), pois todo PR feito pode ser tageado e levar consigo a história daquela atividade para fins de indicadores e metricas de entregas realizadas pela equipe (ou seja, não é só gestão de código)
Não se atenha somente ao objeto compilado, mas pense na gestão efetivamente do todo.

2.) Isso varia de empresa para empresa, de time para time.
Claro que por boa prática, cada qual no seu quadrado, ou se preferir, cachorro de muito dono morre de fome.
No meu caso por exemplo, o povo da infra male male sabe botar a VM no ar (webapp ainda estamos longe).
Logo, sempre sobra para eu ou outro dev senior, ficar vendo piripaques de infra estrutura.
Em geral, o conselho é...não cai nessa armadilha (tipo aquela conversa de "o que você diria para seu eu de 5 anos atras ?")
Deu probelma em prod, deu problema em máquina ?
Então, desculpa, mas eu cuido de X e não de Y


MARCOS 08/11/2023 11:57:17
#501854
Obrigado, pelas respostas pessoal!
MARCOS 08/11/2023 11:58:57
#501856
-
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas