ASP, VB, JQUERY, BOOTSTRAP E WEBMETHOD

PROFESSOR 30/08/2014 20:42:44
#440795
Olá á todos! Alguém sabe?

Onde existe algum exemplo (que funcione de fato) utilizando VB.Net, WebForms com MasterPage, Asp.Net Identity, Entity Framework (code first), Bootstrap, WebMethod e jQuery, para carregar e filtrar dados em dropdown desde o banco de dados sem a necessidade de postback?

Se souberem e for possivel, poderiam me enviar por este (jluis@iosystems.com.br) e-mail ?

Eu sei por experiência própria que se eu não referenciar o Asp.Net Identity nem o System.Web.Optimization, os WebMethod funcionam direito em VB, mas eu preciso adotar o Identity para este projeto da empresa, sem no entanto adotar o MVC ou mesmo o Razor.

Antes que alguém comente, já vi diversos (muitos) exemplos em C#, alguns funcionando inclusive, mas quando converto, simplesmente não funcionam mais, acusam os mais variados erros, desde versão á ausência de referências específicas (como Newtonsoft.JSON, WebBase etc). Chegou ao ponto de eu pensar que não sei converter, mas mesmo copiando os códigos integralmente (sem adaptar/editar) e usando ferramentas de terceiros para converter, os [Ô]monstros[Ô] atacam e nada funciona.

Pode ser o mais minusculo exemplo possível, mas em VB, não em C#, nem em PHP ou outra liguagem qualquer. Qualquer coisa minima que funcione me abriria as portas totalmente.

Procurar algo assim em algum dos portais da Microsoft, incluindo o MSDN, é mais complicado do que fazer chover no Sahara ou achar um elefante azul de bolinhas amarelas em Saturno. Dessa forma, recorro ao forum.

Aparentemente, a Microsoft pensa no VB como aquele parente chato e gaga do qual a gente tenta se esquivar mas sempre acaba tendo de fazer sala. O problema é que o VB foi a linguagem mais utilizada no Brasil por mais de duas décadas, e ficar [Ô]forçando[Ô] o CSharp goela abaixo dos desenvolvedores não me parece lá muito de boa política.

Bem, desculpem o desabafo, e agradeço muito desde já por qualquer dica ou ajuda.
MESTRE 02/09/2014 13:53:15
#440862
Resposta escolhida
Cara por pior que seja o VB está morrendo.. migre para o C# e seja feliz.. estou nesse árduo processo tbm em deixar o VB e partir pro C# pelo motivo de todo o conteúdo ter muito mais para C# do que VB.. Complicado.
FILMAN 02/09/2014 18:09:44
#440879
Mestre, descordo de você o VB não esta morrendo! caso isso estivesse acontecendo a Microsoft descontinuaria o mesmo em versões novas do Framework.

No caso você encontrando conteúdos em C# pode sim converte-lo para VB basta conhecer a sintaxe da linguagem!

Me desculpe não quero ser arrogante, não me levem a mal!
LAMPIAO 02/09/2014 22:06:34
#440894
é verdade, morrendo não está, mas não vejo futuro na linguagem, basta ver os sites CodeProject, StackOverFlow, etc e sim, qualquer apresentação da própria Microsoft, tudo em C#.

Então minha recomendação é a do Mestre, aprenda C# e seus problemas se resolvem, foi assim comigo.
Outro detalhe não menos importante, a arquitetura WebForms, eles podem ter melhorado alguma coisa, mas o foco é MVC, Web API, não adianta ficar tentando transformar um fusca numa ferrari, não vai da certo.

Você pode sim converter C# pra Vb.Net, mas não é só isso, terá que saber usar javascript + ajax + json para que sua applicação Web não faça postbacks quando for salvar algum registro, ou qualquer ação que precise manipular o DOM. O conhecimento em html também é importante demais.

Vejo pessoas aqui escrevendo códigos como se estivessem no ano 2000, o pessoal não se atualiza, aprenda C# e um mundo de oportunidades se abre pra você, quer programar pra Android ou IOS, seu conhecimento em C# vai ajudar muito.

Os puristas e saudositas que me desculpem, mas é uma realidade gente.

Abraços


PROFESSOR 03/09/2014 15:39:35
#440922
Obrigado á todos.

Encontrei o problema e a solução.

O problema não estava na linguagem que eu adotei, nem na conversão de códigos entre linguagens, mas sim na falta de atenção com lógica que estou usando no lado cliente (jQuery).

Como eu lido pouco com desenvolvimento Web, não me dei conta que ao utilizar MasterPage, a referência ao ID do objeto seria alterado em tempo de execução. Nas páginas individuais, onde fiz testes sem referenciar o Identity e o Optimization, funcionou de forma adequada, mas não porque eu removi as referências, e sim porque o ID do objeto estava correto. O que eu fiz então foi somente substituir o meu [Ô]$([ô]#uf[ô]).get(0)[Ô] por [Ô]$([ô]select[id$=uf][ô]).get(0)[Ô] e tudo funcionou exatamente como eu queria.

Em outras palavras, o projeto em VB está funcionando bem, e rápido. Em uma aplicação SPA, abro diversos diálogos modais para cadastros, para mostrar artigos, para navegar por páginas de outros domínios, usando sempre que necessário WebMethod para a carga de dados, como UFs, municípios da UF selecionada, validação de CEP, Código Brasileiro de Ocupações, publicações, artigos, notícias, avisos e outros.

Sobre a adoção da CSharp, a adoção do VB é por gosto pessoal e também por viabilizar um código didático, ou seja, não é uma questão de aprender ou não, pois o CSharp é basicamente a mesma coisa que qualquer outra linguagem da plataforma .Net. é uma questão de criar o aplicativo onde o código apresente uma conformação didática, e o CSharp infelizmente tem uma sintaxe muito [Ô]mambembe[Ô] para essa finalidade. O VB permite indentificar fluxos lógicos de forma muito mais eficiente e rápida do que o CSharp, ou mesmo o Java. Não houvesse o VB, minha outra opção seria o PHP antes de precisar chegar ao CSharp.

Sobre estar sempre me atualizando em relação á linguagens, componentes e metodologias, vocês podem estar certos de que eu concordo totalmente, sem a menor sombra de dúvidas. JScript, javascript, jQuery, CSharp, Bootstrap, PHP, EF6, Fluent API Lua e outras são parte do meu cardápio de cabeceira.

Sobre o VB estar no fim, olha pessoal, não sei. Não dá para afirmar, pois ainda vem com o Visual Studio. Ao mesmo tempo, é difícil não reparar que o volume de artigos e tutorias vem diminuindo paulatinamente.

O TIOBE divulgou o ranking de Agosto, onde o VB aparece crescendo e em 11ª posição, logo acima do VB.Net, também crescendo, e logo abaixo do JavaScript, que vem caindo. Mas o que é que o TIOBE sabe, não é mesmo?
MESTRE 04/09/2014 07:15:52
#440928
Não me interpretem mal eu sempre usei o VB.. e foi onde aprendi tudo que eu sei.. más por ex na area de TI é muito difícil você encontrar..

Desenvolvedor VB.net.. o mercado pede mais Desenvolvedor C# MVC.. infelizmente é a triste realidade! o VB.NET não está morrendo
de a Microsoft descontinuá-lo más está morrendo no mercado de trabalho em relação a novos projetos e etc.. sempre gostei de VB.net
más acho que o C# é melhor e o código fica mais bem organizado e de melhor aparência..
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas