O CÓDIGO PODE SER O MESMO PARA WEBFORM E WINFORM?

MARCOS 30/08/2014 13:01:41
#440793
Boa tarde,Pessoal!
Estou com uma dúvida simples sobre ASP.NET.
Eu estou habituado a fazer programas para .NET (VB.NET) em WinForms (Visual Studio .NET 2010 ).
Por necessidade,estou aprendendo ASP.NET.

O caso:

Estou montando um simples cadastro (CRUD) para começar.
Usando alguns livros e tutoriais na internet eu percebi que em todos os
exemplos,o código VB.NET (Inclusive o que faz o CRUD),o código fica
dentro do documento ASP.NET (Dentro da Tag Script).

Nos programas WinForm, para fazer o CRUD,crio uma classe a parte para fazer isto.
Então eu,por [Ô]curiosidade[Ô], não fiz como nos tutoriais .
no meu cadastro ASP.NET, fiz como no WinfForm, criei uma classe de acesso a dados separada.Usei a mesma classe
de acesso a dados dos programas WinForms e até os códigos dos botões fiz exatamente
como nos programas WinForm.A única coisa diferente é que os controles (Label,Caixas de texto,etc...
) estão num WEBForm . Ou seja:

[Ô]Nada de código VB.NET no documento ASP.NET[Ô]. Todos os códigos na área de código Do Visual Studio.


Para minha surpresa,tudo funciona perfeitamente.


A dúvida:


1.) Eu, realmente não preciso deixar nada ,em termos de código VB.NET no documento ASP.NET???

2.) Se asim é, porque em todos os exemplos,vemos os códigos VB.NET, sendo misturados no documento ASP.NET (Dentro da TAG Script)???

3.) Estou testando em modo de Design, e com o provedor WEB do própio Visual Studio .NET. Será que quando for
usar IIS, não terei problemas???



Agradeço qualquer ajuda.

OCELOT 01/09/2014 14:22:15
#440826
Resposta escolhida
Você não só não precisa colocar código nos arquivos [Ô]*.aspx[Ô] como no geral não deve fazer isso, o ideal é mesmo que todo o código fique no codebehind, que vai ser geralmente um arquivo [Ô]*.aspx.cs[Ô] ou [Ô]*.aspx.vb[Ô]

Pode ser que por simplicidade os livros ou exemplos que você achou colocaram o código direto na página, e na verdade não existe muita diferença entre um ou outro já que são basicamente formas diferentes de se fazer a mesma coisa, só que separando fica mais organizado.

Quanto a problemas eu não diria que deve ter em se usar o servidor do VS.Net ou o IIS de verdade, porém pode vir a ter alguns problemas quando for publicar em algum provedor, já que eles podem ter configurações diferentes para o IIS, e não importa qual seja eles nunca vão saber te informar corretamente as limitações, então o quanto antes você puder testar no servidor melhor, sempre que vou usar alguma biblioteca nova eu costumo fazer um teste básico no servidor pois já tive problemas de algumas coisas não funcionarem em produção por descobrir que eles bloquearam alguns recursos por questões de segurança.
FILMAN 01/09/2014 14:38:53
#440827
De fato não existe a Necessidade de utilizar os códigos de programação diretamente no aquivo da página aspx.vb ou aspx.cs.

Pesquise sobre programação em camadas, pois a estrutura do ASP.NET e WindowsForm não muda tanto assim. O que precisa entender é que um é Web e ou não!

Nesse caso pode sim trabalhar normalmente com objetos Criando classes e herdando a mesma ou instanciando.

Espero ter ajudado!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas