ATUALIZACAO

USUARIO.EXCLUIDOS 25/08/2007 21:01:55
#232703
Bom isso pode parecer meio esquesito mas é necessário se possivel.

Tenho um sistema instalado em uma prefeitura a 60KM da minha casa.

toda vez que faço uma atualização tenho que ir até lá, pois se passo email a pessoa que está usando não consegue fazer os procedimentos corretos.

Gostaria de saber se tem como da minha máquina em casa, eu fazer estas atualizações.

Tipo terminei uma atualização, clico em um botão e os arquivos serem gravados lá na máquina da prefeitura, renomear o arquivo exe já existente para nome +1 e e copiar o da minha máquina.

eu instalaria o sistema de recebimento lá na prefeitura e o de envio ficaria na minha máquina.

e pra não ficar um negocio mais estranho, antes de atualizar eu ligaria pra prefeitura e mandava eles fecharem o sistema, e abrir o sistema de recebimento de atualizações.


é possivel ????
com winsock dá pra fazer isso ???
é pelo IP da máquina ???
Como se conectar ??




RODRIGOGBGOMES 25/08/2007 21:10:02
#232704
vc pode fazer isso via ftp... ou seja o programa baixa as atualizações.

ou ainda via acesso remoto... tipo o programa vnc nesse link
USUARIO.EXCLUIDOS 26/08/2007 01:15:54
#232710
VNC OU LOGMEIN , Este ultimo é fantastico.
USUARIO.EXCLUIDOS 28/08/2007 12:24:51
#233065
ARNALDO,

Passei por um problema semelhante ao seu, como nao tinha autorizacao para instalar o VNC, criei um arquivo chamado ATUALIZA.BAT. Primeiro envio o arquivo por e-mail, em seguida oriento o usuario por telefone.

No BAT escrevi uma rotina simples para RENOMEAR o .EXE antigo, e em seguida COPIAR e RENOMEAR o .EXE atual.

Espero ter ajudado.
Valeu!
USUARIO.EXCLUIDOS 28/08/2007 12:38:06
#233070
já tentei usar o logmein, mas ele acaba travando a máquina da prefeitura, sem contar que é pago.

o ideal seria eu criar o próprio sistema de envio e recebimento, já fiz um sistema de lanhouse que envia e recebe arquivo. Porém é em rede agora pela net eu nunca fiz ou vi algo semelhante a não ser o msn e email.

USUARIO.EXCLUIDOS 28/08/2007 12:53:37
#233077
Resposta escolhida
Citação:

com winsock dá pra fazer isso ???


Sim!

Citação:

é pelo IP da máquina ???


Sim!

Citação:

Como se conectar ??


Da mesma forma que vc se conecta em uma rede local, porém utilizando o IP Externo das máquinas.

Pegar o IP Externo via aplicação é complicado, é uma discussão ampla que já ocorreu aqui no fórum e o pessoal não chegou a uma conclusão 100% confiável.

Se a prefeitura tiver um IP Fixo Externo ou se vc puder orientar alguém a lhe passar o IP Externo deles, vc pode fazer via winsock sem problemas. Existem sites que mostram o IP externo, ex.: www.whatismyip.com


Caso contrário, creio que upar o arquivo em um diretório FTP e a fazer um client que renomeie o arquivo e baixe o atual do FTP seja mais viável. todas as operações com FTP podem ser feitas facilmente com o INet, tem vários exemplos aqui no site.


Inet
JESUEL.OLIVEIRA 28/08/2007 17:34:32
#233139
Amigo uma saida é você fazer um sistema que verifique atualização na sua máquina.
Se você não tem IP fixo pode usar No-IP - DDNS que converte seu IP para um endereço fixo.

Ai você faz um aplicativo conversar com seu micro, para pegar atualização.
RODRIGOGBGOMES 28/08/2007 17:49:19
#233141
cara te apontei o vnc pq é uma boa... agora deixe lhe explicar como q faço as minhas atualizações...

através do inet o programa conecta no sevidor e verifica a versão disponivel no site e a atual...
se a versao disponivel for > q a atual ele baixa o arquivo, daí chama outro ".exe" que faz a troca dos executaveis... com um simples filecopy... é so nao esquecer de encerrar o programa antes de executar a troca de executaveis....
daí pra frente é o seguinte... coloco todas alterações de banco dentro do exe novo automaticamente atualizo o executavel e o banco.
USUARIO.EXCLUIDOS 28/08/2007 17:58:28
#233143
se nas duas maquinas forem xp ou 2003 vc pode fazer isso remotamente sem precisar intalar nada mais
WHELLNET 30/08/2007 12:59:47
#233418
Eu recomendo o logmein para um acesso remoto aqui tem uma matéria sobre ele.

Agora se vc quer uma coisa mais profissional e realmente que não tenha o trabalho de conectar ao cliente, mesmo pq, ele pode achar uma invasão de privacidade, você pode usar esse link como guia para criar uma atualização on-line, no entanto terá q ter um site pra hospedar seus arquivos
LCSD 30/08/2007 22:55:48
#233482
BEM eu recomendo vc fazer o troço na unha mesmo.......

Existe um software que faz conexão, envia e recebe arquivos. Baseado neste software estou desenvolvendo o meu.....(por enquanto estou usando a DLL, dele que faz a conexão para meu software.


Acompanhe o raciocionio.....


Na prefeitura vc tem um servidor certo ?
---> neste servidor vc deverá criar uma pasta onde vc achar melhor e nomea-la como Ex. "ATUALIZAÇÕES"
---> é apenas para esse pc q vc deverá enviar as atualizaçãoes, e fazer os outros pcs acessem o server e verifiquem a pasta e façam alguma comparação.

No meu caso eu acesso o bd do cliente, vou a uma tabela chamada tabConfig, e defino o caminho e os arquivos, a versão da atualização etc.etc.etc.....E um campo chamado STATUS.
Onde STATUS pode ser "LIBERADO" ou "BLOQUEADO".

Cada sistema tem em seu startup uma verificação dessa tabConfig e expecificamente esse campo "STATUS".

baseado na condição acima (BLOQUEADO OU LIBERADO), o sistema faz ou não a atualização, buscando os arquivos no caminho q eu defini atraves do bd do cliente.

Utilizo o MySQL, oque facilita muito.....





Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas