TUDO PELA NET: TROCAR DADOS ENTRE PCS E ACESSAR BD

ALNUN 25/08/2007 23:55:26
#232706
Resumindo (já pensei em todos os detalhes, aqui é só o macro):
Quero fazer um jogo de truco em que duas pessoas jogem pela internet e, quando uma delas ganhar, que seja atualizada um BD na internet.

Tenho duas duvidas:
1 - Qual é a malhor maneira de que dois PCs conversem pela internet direto por IP? WinSock ou existe outra maneira melhor? Ou mais segura?

2 - Outra duvida sobre segurança: as informacoes que irei enviar para o bd (no meu caso, um MySql) podem ser hackeadas? Por exemplo, o cara que estiver jogando contra mim consegue monitorar minhas instrucoes SQL que serão enviadas pela net se ele conhecer um pouco de tecnicas hacker?

Por enquanto é só, hehehe
USUARIO.EXCLUIDOS 26/08/2007 10:47:09
#232715
Amigo vamos por parte , primeiro antes de qualquer pergunta ,vc tm que ter o projeto em mente, saber como vai funcionar.

Um simples jogo de truco poderia sim ser usado com winsock , agora a comunicação com um servidor , seja windows ou linux , poderia ser feito com o INET
Utilizando ASP ou mesmo PHP ou JSP é obvio isso no lado do servidor, ai fica a seu cargo.Questao de Segurança , se vc utilizar um servidor Mysql , creio que o mesmo tenha um sistema de segurança proprio.em questao de os dados serem interceptados ,se vc se preocupa com a transferencia dos dados micro a micro ou mesmo micro a servidor , use criptografia.

No seu caso o truco é um jogo simples , em relação aos jogos 3ds complexos , porem se vc é um cara ousado e quer complicação pra vc, e seu jogo vai utilizar recursos gráficos pesados e tudo mais , estude DirectX.

temos bons materiais em Inglês (infelizmente pra vb é fraco)

bons Estudos e boa programação.

Recomendo que migre pra vb.net , é um novo conceito em programação , eu particularmente Amei.

ALNUN 27/08/2007 13:51:17
#232858
Olá CARDOSO2911, obrigado por responder.

"vc tm que ter o projeto em mente"
Foi o que escrevi na primeira frase do topico...

Cliente e servidor serão os proprios jogadores, coisa simples mesmo. Só queria saber mesmo se quando for fazer transferencia de dados entre um pc e outro o melhor componente a se utilizar é o winsock mesmo.

Quanto a questao de jogos 3D complexos, eu já faço isso, veja meu site: http://alnun.phpnet.us, mas este truco quero em 2D mesmo. Quanto ao VB.NET, estou aprendendo C# para mexer com XNA.

Alguem mais sabe se winsock é o melhor mesmo no quesito simplicidade e qualidade?
USUARIO.EXCLUIDOS 27/08/2007 14:13:55
#232866
Citação:

Alguem mais sabe se winsock é o melhor mesmo no quesito simplicidade e qualidade?



Creio que winsock poderá lhe trazer alguns problemas.
Para a utilização do winsock vc terá que utilizar uma determinada porta certo? O Firewall do windows provavelmente bloquearia o acesso por esta porta quando vc tentar o acesso, causando o não funcionamento do seu jogo.
Mais é claro que isto pode ser resolvido adicionando seu software as excessões do firewall (Já vi exemplos de como fazer isto via código).

Fora este empecilho, visando simplicidade creio que winsock seja uma boa solução.
ALNUN 27/08/2007 18:46:43
#232977
Blz MARCELOHF?

Já fiz um Chat simplezinho onde já conversei com duas pessoas via winsock.

Tanto meu firewall (ZoneAlarm), quanto o firewall das pessoas com quem testei (Norton) percebe que o meu progreama quer acessar a internet e pergunta se o usuario deseja liberar o acesso. Clicando em sim, nunca mais o firewall te enche o saco. é como qq outro programa que tenta acessar a internet.

Vou deixar este tipico aberto por mais um dia para ver se outras pessoas opinam, mas acho que o winsock deve servir para isso mesmo.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas