BALOES DE INFORMACAO DO WINDOWS

FGONCALVES 16/04/2010 14:01:47
#339601

pessoal, consegui uma vez colocar o ícone de uma aplicação perto do relogio com o balaozinho do windows e td. só que agr quero q apareça um balao como o do windows perto de algum campo por ex: nome, endereço e tal...

por ex: tem algum campo q não pode ficar em branco na hora de gravar os dados no bd, então aparece o balao com a informacao e indicando o campo.

alguém sabe como fazer???

obrigado a tdos!
ADHEL 16/04/2010 16:31:16
#339612
Resposta escolhida
Pelo que entendi vc pode fazer de 2 maneiras

a primeira sem balões

Vc faz a query no botão gravar

if txtnome.text =[Ô][Ô] then
msgbox([Ô]O Campo Nome não pode ficar vazio[Ô])
txtnome.select
exit sub

elseif txtEndereco.text = [Ô][Ô] then
msgbox([Ô]O campo Endereço não pode ficar vazio[Ô])
txtEndereco.select
exit sub

else


sqlInsert=[Ô] Insert into SuaTabela(Nome,Endereco,Cep,Bairro)Values([ô][Ô] & txtnome.text & [Ô][ô],[ô][Ô] & txtendereco.text & [Ô][ô],[ô][Ô] & txtCep.text & [Ô][ô],[ô][Ô] & txtbairro.text & [Ô][ô][Ô]

end if


Resumindo você coloca dentro da clausula if os campos que não podem ficar em branco.Quando clicar no botão gravar ela verifica os campos que estão em branco e leva o cursor para o campo.


Agora com os balões

Não é exatamente o que vc deseja mas vamos lá

Ao lado do campo voce pode adicionar um label e colocar no text um asteristico.(A maioria sabe que quando existe um asteristicos o campo é obrigatório)

ex * Nome

Insira um objeto ToolTip no form
e no evento do Label1_MouseMove

Private Sub Label1_MouseMove(ByVal sender As Object, ByVal e As System.Windows.Forms.MouseEventArgs) Handles Label1.MouseMove
ToolTip1.SetToolTip(Label1, [Ô]O Campo Nome não pode Ficar vazio[Ô])
End Sub


Qdo o mouse passar em cima do label ,aparece essa mensagem.

Pode fazer no textbox tb

no evento gotfocus
ToolTip1.SetToolTip(textbox1.text, [Ô]O Campo Nome não pode Ficar vazio[Ô])
São apenas exemplos

estou sem o vb.net agora para testar.






FGONCALVES 16/04/2010 19:27:03
#339643

esse ToolTipText sei qual eh, mas acho q bom baloes ficaria bem mais charmoso o programa!!!

obrigado pela idéia!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas