CONTROLE DE ESTOQUE - MODELAGEM TAB

MANDRAKE 16/04/2010 12:00:12
#339593
Pessoal e o seguiente preciso fazer umas modificações no meu sistema de controle de estoque,
Pois o mesmo meio básico e o cliente pedido para ele ser bem completo em relação às informações que serão cadastradas.

Vamos lá, vou mostrar a vocês campos que meu sistema atual possui.

TabProdutos

Controle, CodInterno, CodBarra, DescricaoProd, Inativo, Setor, UniVenda, Fornecedor, PreçoCusto, PrecoCustoMedio, PreçoVenda
MargemLucro, DataUltimoReajusteDePreço, QtdFisEst, QtdFisEstMin, Observações, CST, AlíqutotaIPI, ClassificaçãoFiscal, AlíqutotaICMS, BaseDeCalculo

Estes são os campos do meu atual sistema a ser modificado, lembrando que o cliente não sabe o que quer, por este motivo peço ajuda, dicas & sugestões de vocês.

Obs. O clinte faz prestação de serviço também, como Xerox & Impressão De Documentos, Fax & Locação Filmes em DVD & BlueRay.

Dúvidas estas prestações de serviços podem ser registrar numa PDV com impressora Fiscal, quais procedimentos devo adotar?

Obrigado a todos
SNNIFFER 16/04/2010 14:05:56
#339603
Bom, se voce está querendo deixar o cadastro de produtos robusto, nao precisa, pois, os seus campos já estão bem completos, não vejo nenhum campo a mais para ser inserido.
Coloca o cadastro de imagem do produto, se ele trabalhar com grande quantidade de produtos, é bom ter isso.


MANDRAKE 19/04/2010 21:59:02
#339749
Preciso mais de opniões pessoal.


Obrigado amigo SNNIFFER!
MOREIRA 19/04/2010 22:05:38
#339750
uma boa dica, baixe alguns demos em um superdownload da vida. e faça uma comparação com q vc precisa........
ERIVELTONVGA 19/04/2010 22:16:44
#339751
mandrake boa noite.

por experiencia propria a parte controle de estoque é bem chato de mexer, nao de desenvolver, o por que isso, assim como voce falou que ele nao sabe o que quer, com certeza ele sabe mas nao quer falar, acontece isto na empresa que trabalho, e outra coisa, cada empresa, cada ramo o controle de estoque é diferente, entao so uma dica deixe sempre seu sistema com o controle de estoque desenvolvido em padrao, a altere de acordo com a necessidade de seus clientes. outra coisa é a consulta de acordo com este seu cliente veja com ele se a consulta dos produtos esta de acordo com a necessidade dele, e mais uma coisa e ultima, Seu SIstema gera LOGs, pois quando se controla estoque é bom por senha e gerar LOG com nome, hora, dia, micro, registro(o que foi feito), inclemente com a necessidade, pois quando o estoque nao bater voce vai ter uma ferramente para mostrar que o erro nao partiu do sistema e sim de um vendedor que baixou uma mercadoria errada que ja estava sem item, ou baixou um 1 kg de feijao ao inves de 1 kg de arroz. Va sempre ao seu cliente pelo menos 2 vezes por semana, passa la ve se tem algum erro, se o ESTOQUE esta baixando certo. pelo menos uma visitinha de 10 minutos. pois o sistema da loja é terceirizado e o tecnico responsavel nem la vai tudo é via telefone. e a distancia entre a loja e a sede da empresa que presta servico fica a 15 minutos de distancia.

eu sei que nao respondi sua pergunta mais é so uma experiencia que estou passando... entao até.
LROSSI 20/04/2010 09:03:53
#339763
vc pode botar unidadeCompra, Fator (para converter em unidades de saida) pois, facilita muito quando o cliente compra, por exemplo, em caixas e vende em unidades. outra coisa, vc tbm pode colocar Tipo, para informar se é produto ou serviço, pois tbm com a nfe vc pode mandar serviços(desde que autorizado) e caso seu sistema vá permitir isso. Se vc for fazer pedidos de compra, pode tbm incrementar fabricante, código do fabricante... enfim, vc pode incrementar beeem mais que isso. mas se sua idéia é somente para pdv, assim como está atende bem.
SAMUKA 27/09/2010 12:41:39
#353925
Vou aproveitar o tópico para tirar uma duvida sobre controle de estoque.

Na empresa que trabalho, é vendido um produto, que é comprado de dois fabricantes diferentes. Como o produto não tem identificação e nem embalagem, eles se misturam durante o manuseio e venda. (Isso acontece por não haver diferença de qualidade ou visual, entre os produtos. A empresa muda de fabricante, de acordo com o preço do momento).
Com isso, na hora de realizar a venda não dá pra saber de qual fabricante é o produto que está sendo vendido. Como se controla isso no estoque?? Já que cada produto vem com código e descrição diferente, pois cada fabricante coloca sua descrição e seu código.
LUIS.HERRERA 27/09/2010 15:05:00
#353933
Noix acho que sua estrutura deveria ser modificada com tabelas auxiliares. Jogar tudo numa única tabela, além de dificultar certas pesquisas, sobrecarrega tudo. veja:

Produtos
Preços (ID, Data, PreçoCusto, PreçoCustoMedio, PreçoVenda, MargemLucro) assim terá um histórico do produto, podendo criar preços ou promoções temporárias, incluindo um novo item, onde o último seria o atual.

Outra tabela auxiliar, poderia ser ProdutoFornecedor, no caso citado pelo SAMUKA, onde há mais de um fornecedor para o mesmo item. Caso seu cliente não tenha código de barras e a descrição seja a mesma, isso facilitaria muito, no caso de roupas, produtos comprados em lote e vendidos a vulto (pregos, parafusos, etc...).

Uma coisa interessante a fazer é incluir o local de exposição do produto. Ex um supermercado possui várias gôndolas, prateleiras, etc... o mesmo com livrarias, etc... Então ums outra tabela auxiliar para identificar o local de exposição é ótimo ex:

tabExposicao
- ID
- IDProduto
- IDEstabelecimento
- Rua
- Gôndola
- Prateleira
- Coluna

Se quer algo completo, isso não pode faltar.

Agora que a solicitação de seu cliente é ABSURDA, sem comentários. Eu nunca desenvolveria algo para um cliente que quer algo e não sabe o que quer, você irá trabalhar e nunca estará bom. O pior é fazer e depois mudar tudo.

Samuka se o cliente não separa fica impossivel CLARO. é obrigatória a identificação no ponto de venda, inclusive porque se houver devolução como você irá reclamar do fornecedor se não sabe o que é de quem, além disso como fazer uma rastreabilidade, sem saber o lote do produto, fica impossível saber quando foi sua aquisição, este ano, a 10 anos,....etc...Para início de conversa, uma empresa comprar um produto que vem sem identificação do fornecedor já é um erro. Agora se vem embalado por kg ou quantidades, exemplo pregos,parafusos, a identificação deve ficar na prateleira da venda e na NF. Assim uma devolução é fácil de rastrear.
SAMUKA 27/09/2010 15:13:11
#353934
LUIS HERRERA, vamos supor que o produto seja Areia (materia de contrução).
A empresa pode comprar areia fina de mais de um Areieiro (fornecedor). E com certeza essa areia será misturada!
Como ficaria isso? Vale lembrar que são [Ô]fabricantes[Ô] diferentes.
LLAIA 27/09/2010 15:38:04
#353936
Citação:

:
LUIS HERRERA, vamos supor que o produto seja Areia (materia de contrução).
A empresa pode comprar areia fina de mais de um Areieiro (fornecedor). E com certeza essa areia será misturada!
Como ficaria isso? Vale lembrar que são [Ô]fabricantes[Ô] diferentes.



Embora a pergunta não tenha sido direcionada a mim, é evidente que, se há problemas de reclamação por parte de clientes sobre a qualidade do produto, como no caso da areia (eu já reclamei e mandei voltar pois era só cascalho), e ele manda retornar; o problema é quem misturou a areia no estoque, não do sistema.

Tive um problema similar com memórias RAM no levantamento de requisitos de um sistema que quase comecei. O cliente era tão perdido, que ele não conseguia entender o porque dele ter que etiquetar na placa de memória um código que identificasse o fornecedor se ele tinha um sistema pra isso, embora ele fosse ciente que memória RAM é o que costuma dá mais problema em lojas de computadores e ele tinha vários fornecedores pro mesmo tipo de memória. Foi até sugerido a ele, a relacionar vários fornecedores ao produto, e na hora de vender, o usuário escolheria o fornecedor, mas ele achou trabalhoso ... esse cara era complicado
SAMUKA 27/09/2010 16:35:58
#353938
LLAIA, não adianta a gente dizer que o problema é do método de trabalho do cliente, pq o objetivo de software é resolver problemas.

No caso dos pentes de memória, concordo com vc q é uma solução pratica e simples. No caso da areia não.
Alias, como citei, a areia é da mesma qualidade. Vamos supor que ele venda 2 metros de areia, vc vai dar saída de 1 metro de areia descrição X e 1 metro de areia da descrição Y (Supondo que ele só tenha mais 1 metro de cada no estoque). O Cliente não aceita de jeito nenhum !!

é uma coisa que a principio parece sem fundamento, mas qdo vc analisa a fundo, percebe que o problema é bem maior.

Sei que a solução mais simples seria, vc cadastrar um unico produto de saída e relacionar com mais de um produto de entrada. Minha duvida é a RECEITA ou FISCALIZAÇÃO aceita essa solução??
Página 1 de 2 [16 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas