BANCO DE DADOS ACCESS EM REDE

MICHAELL 13/05/2010 15:39:09
#341691
Olá pessoal..

tenho dezenas de clientes que utilizam meu sistema, inclusive diversos que utilizam em rede e funciona perfeitamente em 2 , 3 ate 6 computadores normalmente.

Porem, em um certo cliente o BD corrompe de vez em quando ai só reparando para funcionar.
Esse cliente tem apenas 3 computadores.. e acontece só com ele

Alguem sabe o que pode estar acontecendo?
Acredito que seja a rede dele, pode ser não?
Pode ser problema de windows diferentes (win 7 e xp) ?
Tem como testar a rede?


por favor me deem uma luz...
obrigado


TECLA 13/05/2010 15:48:03
#341692
Não existe uma fórmula com a resolução desse problema, creio que a questão central esteja na estrutura do arquivo MDB, que não foi desenvolvido pra GERENCIAR múltiplos acessos em um ambiente de rede.

Eu, no seu lugar, pensaria seriamente em uma FUTURA / PRÓXIMA migração para um SGBD.
ERIVELTONVGA 13/05/2010 17:03:15
#341702
maicon boa tarde

alem de usar o ACCESS tambem, eu concordo com o tecla. só que levei um tempo para descobrir o porque que estava corrompendo o banco, o que acontecia, o usuario tirava o relatorio e se o relatorio demorava para sair travava o PC mas se esperasse um pouco mais o relatorio saia, entao descobri que quando o funcionario apertava o CTRL+ALT+DEL. é aí que aqui na loja corrompia o banco, e fiz uma alteracao interna, passei os computadores para terminal service do windows server 2003 e passei ordem para nao utilizar o CTRL+ALT+DEL, depois disso acabou como se diz meu colega... Acabou a CORRUPCAO. rs

averigue melhor o que anda acontencendo na empresa para saber o que é. qualquer coisa poste aí.
MICHAELL 13/05/2010 18:53:06
#341722
Citação:

:
maicon boa tarde

alem de usar o ACCESS tambem, eu concordo com o tecla. só que levei um tempo para descobrir o porque que estava corrompendo o banco, o que acontecia, o usuario tirava o relatorio e se o relatorio demorava para sair travava o PC mas se esperasse um pouco mais o relatorio saia, entao descobri que quando o funcionario apertava o CTRL+ALT+DEL. é aí que aqui na loja corrompia o banco, e fiz uma alteracao interna, passei os computadores para terminal service do windows server 2003 e passei ordem para nao utilizar o CTRL+ALT+DEL, depois disso acabou como se diz meu colega... Acabou a CORRUPCAO. rs

averigue melhor o que anda acontencendo na empresa para saber o que é. qualquer coisa poste aí.



sim amigo, realmente deve ter algo estranho... pois acontece apenas com esse cliente.
tenho mais ou menos 50 clientes que utilizam em rede e funciona normal...

pode ser configuração baixa dos computadores?
rede wirelless tambem diminuiu muito a velocidade e instabilidade da rede certo?

LANCECOM 14/05/2010 12:15:29
#341766
Uma regra basica pra resolver em muito este poblema é a seguinte
Se ABRIU então FECHE, ou seja [ô]rs.open[ô] e no final [ô]set rs = nothing[ô] dentro da mesma rotina
Tenho vários clientes em supermercados com acessos simultaneos e não tenho poblemas ao contrario uso tambem o MySql e posso te garantir que o Mysql corrompeu mais que os Access, tenho até rotina [Ô]repair[Ô] dentro do fonte pra arrumar os Mysql de tanto que me deu poblema (nao generalizando)
MICHAELL 14/05/2010 15:10:46
#341783
mas o estranho que é apenas com uma cliente que acontece isso.. é muito estranho..

gostaria de saber o seguinte.
Devo ter cada maquina com seu .executavel puxando o banco de dados? ou posso apenas fazer um atalho do programa ?
pois uma das diferenças é isso (ate mudei hoje)


os terminais dela estavam com o atalho do .exe do servidor..
EDINALDOLA 23/05/2010 21:21:52
#342584
Resposta escolhida
Amigo também tenho um sistema desenvolvido no Access 2000 que funciona muito bem já há quatro anos, com vários acessos simultâneos. Não estou tendo este tipo de problema. Contudo tive o cuidados com certos pontos, tais como: Dividi o banco de dados (utilizei o divisor do banco de dados do próprio Access), coloquei as tabelas no servidor e a outra parte nas máquinas. Não convém criar atalhos. Outro cuidado importante é na na hora dos acesso. Crie uma rotina para o acesso (set) e outra para encerrar o acesso (nothing). Com isto você evita estar sempre conectato ao banco.
Outra rotina importante é o back-up do banco de dados (das tabelas), crie uma rotina para que seja feito um back-up automático toda vez que o sistema for encerrado. Para isto você precisará criar os parâmetros de origem e destino, criar validadoções, etc...
MICHAELL 24/05/2010 09:10:54
#342598
bem pessoal.. pelo que notei, consegui resolver o caso.

estava fazendo um atalho do executavel do servidor para todas as maquinas... entao ao executar o programa o sistema pegava o banco de dados que estava no diretorio do servidor
entao o que fiz foi cada maquina ter seu proprio executavel com o arquivo CONFIG.INI contendo o endereço do banco

ja faz mais de semana e nao ocorreu nenhum problema

agradeço a atenção de todos e vou qualificar o edinaldola que realmente o que ele fala tem sentido e deve ser observado
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas