BANCO DE DADOS ACCESS VIA SQL
Boas venho por este meio pedir-vos ajuda..... Eu ja procurei pela Internet fora, não vi nenhum livro nas bibliotecas ou posto de venda livros sobre este assunto que vos vou falar....
O que pretendo é que alguém me indique, por favor, como se liga e trabalha numa ligação a uma base dados access via sql, ou seja, via código.
E possÃvel também isto [Ô]base dados virtual através de sql[Ô] (não sei o termo técnico disto, apenas me indicaram que era possÃvel fazer).
Na Internet só acho a ligação e não diz como se trabalha o resto...
O protejo é para uso pessoal, e vai rodar com varias base dados....
E sim estou desesperado....
O que pretendo é que alguém me indique, por favor, como se liga e trabalha numa ligação a uma base dados access via sql, ou seja, via código.
E possÃvel também isto [Ô]base dados virtual através de sql[Ô] (não sei o termo técnico disto, apenas me indicaram que era possÃvel fazer).
Na Internet só acho a ligação e não diz como se trabalha o resto...
O protejo é para uso pessoal, e vai rodar com varias base dados....
E sim estou desesperado....
????
Caro USAMA_SUKOCKEN
Para acesso ao CRUD (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE) no SQL através do Access a programação é VBA ou VB Script
Conexão ADODB vinculando o access ao SQL
O termo de uso do SQL dentro do Access é VBA access..............
Microsoft Access Query Tips and Techniques (SQL and VBA)
Neste link tem uma literatura bastante interessante sobre o assunto....
http://www.fmsinc.com/tpapers/queries/
Baixe o exemplo da pagina (DATATIPS) é um bom material para começar.........
Boa Sorte
Para acesso ao CRUD (SELECT, INSERT, UPDATE, DELETE) no SQL através do Access a programação é VBA ou VB Script
Conexão ADODB vinculando o access ao SQL
O termo de uso do SQL dentro do Access é VBA access..............
Microsoft Access Query Tips and Techniques (SQL and VBA)
Neste link tem uma literatura bastante interessante sobre o assunto....
http://www.fmsinc.com/tpapers/queries/
Baixe o exemplo da pagina (DATATIPS) é um bom material para começar.........
Boa Sorte
Muito obrigado!
só mais uma duvida? é compatÃvel com vb.net?
Acho que sua dúvida é a mesma que eu tive quando comecei há milhões de anos atrás.
Vamos lá:
Para acessar banco de dados você pode usar vários recursos: ADODB, OLEDB, SQLDATASOURCE, etc...
AÃ vai um exemplo de OLEDB
Explicando:
1 - Primeiro criamos uma variável que fará a conexão com banco de dados [txt-color=#0000f0][Ô]Conec[Ô][/txt-color] e indicamos seu provedor [Ô]ACE.OLEDB.12.0[Ô] ([txt-color=#0000f0]se o Access for 2003, ou seja, .mdb, então tem que usar JET.OLEDB.4.0[/txt-color]);
2 - Depois criamos a variável que levará o comando SQL [txt-color=#0000f0][Ô]Comando[Ô][/txt-color];
3 - Usaremos uma variável do tipo DataReader: [txt-color=#0000f0][Ô]Reader[Ô][/txt-color] ([txt-color=#0000f0]pode-se usar DataSet, DataTable... depende da sua aplicação[/txt-color]);
4 - Abrimos a conexão: [txt-color=#0000f0]Conec.Open[/txt-color];
5 - AtribuÃmos o valor SQL à variável [Ô][txt-color=#0000f0]Comando[/txt-color][Ô] e qual conexão ela usará;
6 - Populamos o Reader com a execução do Comando, retornando um objeto DataReader: [Ô][txt-color=#0000f0]Reader = Comando.ExcuteReader()[/txt-color][Ô] com todos os registros da coluna [Ô][txt-color=#0000f0]Nome[/txt-color][Ô] dentro da tabela [Ô][txt-color=#0000f0]tblFuncionários[/txt-color][Ô] ([txt-color=#0000f0]Se você utilizar DataSet ao invés de DataReader, será preciso utilizar o DataAdapter.Fill[/txt-color]);
7 - Fazemos um loop no objeto [Ô][txt-color=#0000f0]Reader[/txt-color][Ô] para ler as linha retornadas do BD: [Ô][txt-color=#0000f0]While Reader.Read..[/txt-color].[Ô] e jogamos os nomes dentro de um [txt-color=#0000f0]ListBox[/txt-color];
8 - Fechamos todas as conexões abertas e objetos utilizados.[Ô][txt-color=#0000f0]Reader.Close...[/txt-color][Ô].
Acho que é isso.
Vamos lá:
Para acessar banco de dados você pode usar vários recursos: ADODB, OLEDB, SQLDATASOURCE, etc...
AÃ vai um exemplo de OLEDB
Dim Conec As New OleDb.OleDbConnection([txt-color=#e80000][Ô]Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source=C:\Pasta 1\banco.accdb[/txt-color][Ô])
Dim Comando As OleDb.OleDbCommand
Dim Reader as OleDb.OleDbDataReader
Conec.Open
Comando = New OleDb.OleDbCommand([txt-color=#e80000][Ô]SELECT Nome FROM tblFuncionarios[Ô][/txt-color], Conec)
Reader = Comando.ExcuteReader()
While Reader.Read()
ListBox1.Items.Add(Reader([txt-color=#e80000][Ô]Nome[Ô][/txt-color]))
End While
Reader.Close()
Comando.Dispose()
Conec.Close()
Explicando:
1 - Primeiro criamos uma variável que fará a conexão com banco de dados [txt-color=#0000f0][Ô]Conec[Ô][/txt-color] e indicamos seu provedor [Ô]ACE.OLEDB.12.0[Ô] ([txt-color=#0000f0]se o Access for 2003, ou seja, .mdb, então tem que usar JET.OLEDB.4.0[/txt-color]);
2 - Depois criamos a variável que levará o comando SQL [txt-color=#0000f0][Ô]Comando[Ô][/txt-color];
3 - Usaremos uma variável do tipo DataReader: [txt-color=#0000f0][Ô]Reader[Ô][/txt-color] ([txt-color=#0000f0]pode-se usar DataSet, DataTable... depende da sua aplicação[/txt-color]);
4 - Abrimos a conexão: [txt-color=#0000f0]Conec.Open[/txt-color];
5 - AtribuÃmos o valor SQL à variável [Ô][txt-color=#0000f0]Comando[/txt-color][Ô] e qual conexão ela usará;
6 - Populamos o Reader com a execução do Comando, retornando um objeto DataReader: [Ô][txt-color=#0000f0]Reader = Comando.ExcuteReader()[/txt-color][Ô] com todos os registros da coluna [Ô][txt-color=#0000f0]Nome[/txt-color][Ô] dentro da tabela [Ô][txt-color=#0000f0]tblFuncionários[/txt-color][Ô] ([txt-color=#0000f0]Se você utilizar DataSet ao invés de DataReader, será preciso utilizar o DataAdapter.Fill[/txt-color]);
7 - Fazemos um loop no objeto [Ô][txt-color=#0000f0]Reader[/txt-color][Ô] para ler as linha retornadas do BD: [Ô][txt-color=#0000f0]While Reader.Read..[/txt-color].[Ô] e jogamos os nomes dentro de um [txt-color=#0000f0]ListBox[/txt-color];
8 - Fechamos todas as conexões abertas e objetos utilizados.[Ô][txt-color=#0000f0]Reader.Close...[/txt-color][Ô].
Acho que é isso.
Caro USAMA_SUKOCKEN
Mesmo utilizando o ACCESS 2010 ou ACCESS 2013 VBA não é VB.Net, é muito similar com VB 6.0 e não tem suporte dentro do VB.Net..............
Será utilizado o [Ô]Visual Basic for Application 7.0[Ô]
Boa Sorte
Citação:Muito obrigado!
Mesmo utilizando o ACCESS 2010 ou ACCESS 2013 VBA não é VB.Net, é muito similar com VB 6.0 e não tem suporte dentro do VB.Net..............
Será utilizado o [Ô]Visual Basic for Application 7.0[Ô]
Boa Sorte
PEGUDO na parte onde pego dados banco de dados, uso comandos mysql? essa parte nunca percebi...
Cara, os comandos SQL serão sempre os mesmos para qualquer banco de dados:
SELECT, UPDATE, INSERT, DELETE, CREATE TABLE, INNER JOIN, etc
Acontece que para cada banco de dados existem pequenas diferenças nos caracteres coringas, tipo [Ô]%[Ô], [Ô]_[Ô], etc.
Eu aconselho pesquisar na internet sobre o assunto. Leia e leia mais, entre em fóruns.
Se for do seu interesse, abaixo tem o link de um curso gratuito de SQL completo.
é só fazer o cadastro no site e assistir as vÃdeos aulas online gratuitamente.
CURSO DE SQL COMPLETO
SELECT, UPDATE, INSERT, DELETE, CREATE TABLE, INNER JOIN, etc
Acontece que para cada banco de dados existem pequenas diferenças nos caracteres coringas, tipo [Ô]%[Ô], [Ô]_[Ô], etc.
Eu aconselho pesquisar na internet sobre o assunto. Leia e leia mais, entre em fóruns.
Se for do seu interesse, abaixo tem o link de um curso gratuito de SQL completo.
é só fazer o cadastro no site e assistir as vÃdeos aulas online gratuitamente.
CURSO DE SQL COMPLETO
Obrigado a todos vou dar tópico como encerrado... E tentar agora programar.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas