BANCO DE DADOS PARA MENORES.

USUARIO.EXCLUIDOS 10/08/2007 18:07:27
Caros, após verificar alguns tutoriais e apostilas, descobrí o óbvio, banco de dados não é fácil de entender.

Ao criar um pequeno projeto, percebí em meio sua confecção, que seria de grande ajuda um BD. Porém, não o sei faze-lo. " iniciante sofre".

Preciso apenas do BÁSICO do BASICO, do tipo:

criar um BD em acces e usa-lo em vb6 com palavras entendíveis e com um exemplo bem simples. ( coisa que não encontrei nem mesmo aqui )

Pois se eu souber dar inicio, "pelo menos" o restante fica pro tempo de estudo.

Sei que posso contar com vocês.

Obrigado.
USUARIO.EXCLUIDOS 10/08/2007 18:28:20
Resposta escolhida
Bom P3R4E2, banco de dados e necessario na maioria das vezes mesmo.

Mas nao se assuste nao, a conexao com o BD ACCESS e bem facil. Postarei um exemplo bem simples aqui.

Digamos que vc tenha um banco de dados no mesmo diretorio do seu projeto/aplicativo, que se chama meuBD.mdb, que contem a tabela USUARIOS, com os campos USUARIO, e SENHA.

Digamos que vc queira abrir o banco de dados.

Va em PROJECT/RFERENCES e marque a opcao MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY.
Este camarada que acabamos de selecionar, e quem vai acessar o nosso banco de dados.

Feito isso, ele esta pronto para ser programado, entao declaramos a variavel objeto:

DIM Bd as DAO.Database

Apos declararmos, precisamos SETA-LA:

Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBD.mdb",False, False,";Pwd=senha")

Voce usa o metodo OpenDatabase do DAO.Database, para abrir o banco de dados informado, e a senha, se nao existir, basta ficar assim:

Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBd.mdb")

Neste ponto, ja estamos conetados ao nosso banco de dados.

Para manipular os dados da tabela, usaremos o RECORDSET, cuja a declaracao e feita da mesma forma do Database:

Dim Rec as DAO.Recordset

Agora precisamos seta-lo tbm, assim como o Bd:

Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable)

Neste ponto, ja estamos conectados ao nosso banco de dados, e ja estamos coma tabela USUARIOS aberta, dai, podemos adicionar um registro por exemplo:

Rec.AddNew 'adiciona um novo registro
Rec.Fields("Usuario") = "MeuUsuario" 'define o valor do campo usuario
Rec.Fields("Senha") = "MinhaSenha" 'define o valor do campo senha
Rec.Update 'atualiza o recordset(insere de fato na tabela do banco)

Conectamos ao banco, abrimos a tabela, inserimos um registro. Agora, vamos fechar essa galera toda, e liberar a memoria utilizada por eles:

Rec.Close 'fecha o recordset
Bd.Close 'fecha o banco
Set Bd = Nothing 'destroi o objeto

Bom camaradinha...............esse e o basico do basico, espero ter te "dado uma luz", e no que eu puder ajudar, conte comigo.

Um forte abraço, e qqr duvida, etamos ae.
Fui =)

USUARIO.EXCLUIDOS 11/08/2007 15:50:12
Amigo Marcelo, agradeço por sua ajuda, de verdade mesmo, porém, mesmo tendo tentado fazer o que me dissestes acima, ainda fico nas dúvidas, só consegui até agora fazer isso funcionar.

Criei o meuBD.mdb e pus a opção :MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY pra funcionar.

agora esses:
DIM Bd as DAO.Database
Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBd.mdb")
Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable) <esse não fica em lugar algum sem reclamar>

resumindo, todo o resto não entendi . 0_0

por exemplo : preciso criar um botão ou algo parecido pra isso funcionar ? >>"Rec.AddNew 'adiciona um novo registro""
ou apenas coloco isso em algum lugar pre-definido do formulário ?.

Bom , depois dessa acho que você deve estar até rindo.

Sem abusar da sua pasciência ou de qualquer outro amigo do forum, teria(m)
você(s) um exemplo em um formulario pronto e funcionando ?

assim posso estuda-lo diretamente e usa-lo como referência aos meus estudos . ( simplicidade as vezes é bom )

Obrigado a todos.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas