BANCO DE DADOS PARA MENORES.
Caros, após verificar alguns tutoriais e apostilas, descobrào óbvio, banco de dados não é fácil de entender.
Ao criar um pequeno projeto, percebàem meio sua confecção, que seria de grande ajuda um BD. Porém, não o sei faze-lo. " iniciante sofre".
Preciso apenas do BÃÂÂSICO do BASICO, do tipo:
criar um BD em acces e usa-lo em vb6 com palavras entendÃÂÂveis e com um exemplo bem simples. ( coisa que não encontrei nem mesmo aqui )
Pois se eu souber dar inicio, "pelo menos" o restante fica pro tempo de estudo.
Sei que posso contar com vocês.
Obrigado.
Ao criar um pequeno projeto, percebàem meio sua confecção, que seria de grande ajuda um BD. Porém, não o sei faze-lo. " iniciante sofre".
Preciso apenas do BÃÂÂSICO do BASICO, do tipo:
criar um BD em acces e usa-lo em vb6 com palavras entendÃÂÂveis e com um exemplo bem simples. ( coisa que não encontrei nem mesmo aqui )
Pois se eu souber dar inicio, "pelo menos" o restante fica pro tempo de estudo.
Sei que posso contar com vocês.
Obrigado.
Bom P3R4E2, banco de dados e necessario na maioria das vezes mesmo.
Mas nao se assuste nao, a conexao com o BD ACCESS e bem facil. Postarei um exemplo bem simples aqui.
Digamos que vc tenha um banco de dados no mesmo diretorio do seu projeto/aplicativo, que se chama meuBD.mdb, que contem a tabela USUARIOS, com os campos USUARIO, e SENHA.
Digamos que vc queira abrir o banco de dados.
Va em PROJECT/RFERENCES e marque a opcao MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY.
Este camarada que acabamos de selecionar, e quem vai acessar o nosso banco de dados.
Feito isso, ele esta pronto para ser programado, entao declaramos a variavel objeto:
DIM Bd as DAO.Database
Apos declararmos, precisamos SETA-LA:
Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBD.mdb",False, False,";Pwd=senha")
Voce usa o metodo OpenDatabase do DAO.Database, para abrir o banco de dados informado, e a senha, se nao existir, basta ficar assim:
Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBd.mdb")
Neste ponto, ja estamos conetados ao nosso banco de dados.
Para manipular os dados da tabela, usaremos o RECORDSET, cuja a declaracao e feita da mesma forma do Database:
Dim Rec as DAO.Recordset
Agora precisamos seta-lo tbm, assim como o Bd:
Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable)
Neste ponto, ja estamos conectados ao nosso banco de dados, e ja estamos coma tabela USUARIOS aberta, dai, podemos adicionar um registro por exemplo:
Rec.AddNew 'adiciona um novo registro
Rec.Fields("Usuario") = "MeuUsuario" 'define o valor do campo usuario
Rec.Fields("Senha") = "MinhaSenha" 'define o valor do campo senha
Rec.Update 'atualiza o recordset(insere de fato na tabela do banco)
Conectamos ao banco, abrimos a tabela, inserimos um registro. Agora, vamos fechar essa galera toda, e liberar a memoria utilizada por eles:
Rec.Close 'fecha o recordset
Bd.Close 'fecha o banco
Set Bd = Nothing 'destroi o objeto
Bom camaradinha...............esse e o basico do basico, espero ter te "dado uma luz", e no que eu puder ajudar, conte comigo.
Um forte abraço, e qqr duvida, etamos ae.
Fui =)
Mas nao se assuste nao, a conexao com o BD ACCESS e bem facil. Postarei um exemplo bem simples aqui.
Digamos que vc tenha um banco de dados no mesmo diretorio do seu projeto/aplicativo, que se chama meuBD.mdb, que contem a tabela USUARIOS, com os campos USUARIO, e SENHA.
Digamos que vc queira abrir o banco de dados.
Va em PROJECT/RFERENCES e marque a opcao MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY.
Este camarada que acabamos de selecionar, e quem vai acessar o nosso banco de dados.
Feito isso, ele esta pronto para ser programado, entao declaramos a variavel objeto:
DIM Bd as DAO.Database
Apos declararmos, precisamos SETA-LA:
Set Bd = OpenDatabase(App.Path + "\meuBD.mdb",False, False,";Pwd=senha")
Voce usa o metodo OpenDatabase do DAO.Database, para abrir o banco de dados informado, e a senha, se nao existir, basta ficar assim:
Neste ponto, ja estamos conetados ao nosso banco de dados.
Para manipular os dados da tabela, usaremos o RECORDSET, cuja a declaracao e feita da mesma forma do Database:
Dim Rec as DAO.Recordset
Agora precisamos seta-lo tbm, assim como o Bd:
Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable)
Neste ponto, ja estamos conectados ao nosso banco de dados, e ja estamos coma tabela USUARIOS aberta, dai, podemos adicionar um registro por exemplo:
Rec.AddNew 'adiciona um novo registro
Rec.Fields("Usuario") = "MeuUsuario" 'define o valor do campo usuario
Rec.Fields("Senha") = "MinhaSenha" 'define o valor do campo senha
Rec.Update 'atualiza o recordset(insere de fato na tabela do banco)
Conectamos ao banco, abrimos a tabela, inserimos um registro. Agora, vamos fechar essa galera toda, e liberar a memoria utilizada por eles:
Rec.Close 'fecha o recordset
Bd.Close 'fecha o banco
Set Bd = Nothing 'destroi o objeto
Bom camaradinha...............esse e o basico do basico, espero ter te "dado uma luz", e no que eu puder ajudar, conte comigo.
Um forte abraço, e qqr duvida, etamos ae.
Fui =)
Amigo Marcelo, agradeço por sua ajuda, de verdade mesmo, porém, mesmo tendo tentado fazer o que me dissestes acima, ainda fico nas dúvidas, só consegui até agora fazer isso funcionar.
Criei o meuBD.mdb e pus a opção :MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY pra funcionar.
agora esses:
DIM Bd as DAO.Database
Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable) <esse não fica em lugar algum sem reclamar>
resumindo, todo o resto não entendi . 0_0
por exemplo : preciso criar um botão ou algo parecido pra isso funcionar ? >>"Rec.AddNew 'adiciona um novo registro""
ou apenas coloco isso em algum lugar pre-definido do formulário ?.
Bom , depois dessa acho que você deve estar até rindo.
Sem abusar da sua pasciência ou de qualquer outro amigo do forum, teria(m)
você(s) um exemplo em um formulario pronto e funcionando ?
assim posso estuda-lo diretamente e usa-lo como referência aos meus estudos . ( simplicidade as vezes é bom )
Obrigado a todos.
Criei o meuBD.mdb e pus a opção :MICROSOFT DAO 3.X OBJECT LIBRARY pra funcionar.
agora esses:
DIM Bd as DAO.Database
Set Rec = Bd.OpenRecodset("Usuarios",dbOpenTable) <esse não fica em lugar algum sem reclamar>
resumindo, todo o resto não entendi . 0_0
por exemplo : preciso criar um botão ou algo parecido pra isso funcionar ? >>"Rec.AddNew 'adiciona um novo registro""
ou apenas coloco isso em algum lugar pre-definido do formulário ?.
Bom , depois dessa acho que você deve estar até rindo.
Sem abusar da sua pasciência ou de qualquer outro amigo do forum, teria(m)
você(s) um exemplo em um formulario pronto e funcionando ?
assim posso estuda-lo diretamente e usa-lo como referência aos meus estudos . ( simplicidade as vezes é bom )
Obrigado a todos.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas