BANCO DE DADOS PARA REGISTRAR IMAGEM
Boa noite amigos, estou montando um sistema para gerenciar imagens.
Meu cliente tem um total de 150.000.00 mil imagens que precisam ser inseridas na base de dados e o acesso será no máximo 10 pessoas simultaneamente. Minhas dúvidas são:
- Qual Banco de dados utilizar?
- é melhor registrar as imagens dentro do próprio banco de dados (Ex. Campo BLOG no Oracle) ou registrar dentro de pastas e salvar apenas o caminho no banco de dados?
- O que mais é importante levar em conta?
Obrigado.
Meu cliente tem um total de 150.000.00 mil imagens que precisam ser inseridas na base de dados e o acesso será no máximo 10 pessoas simultaneamente. Minhas dúvidas são:
- Qual Banco de dados utilizar?
- é melhor registrar as imagens dentro do próprio banco de dados (Ex. Campo BLOG no Oracle) ou registrar dentro de pastas e salvar apenas o caminho no banco de dados?
- O que mais é importante levar em conta?
Obrigado.
O problema de salvar apenas o caminho no BD é a possibilidade de inconsistencia, caso um usuário [ô]desavisado[ô] apague uma imagem e o caminho fique [ô]quebrado[ô].
O problema de salvar a imagem no banco de dados, é a performance (menor em relação ao método anterior).
Em todo caso, você deve avaliar essas informações em relação ao seu problema. Cada caso é um caso.
O problema de salvar a imagem no banco de dados, é a performance (menor em relação ao método anterior).
Em todo caso, você deve avaliar essas informações em relação ao seu problema. Cada caso é um caso.
Samuka, também acho melhor armazenar apenas o caminhoo pois o volume é muito grande.. e realmente tb me preocupo com a questão de segurança dos arquivos salvos.
Vamos ver se teremos mais comentarios sobre o assunto.
Vamos ver se teremos mais comentarios sobre o assunto.
150.000.00 é muita coisa muitos giga para se armazena em tabela mesmo que você utilize um bom banco dados ainda pode ter muita dor de cabeça o ideal mesmo neste caso é você armazena apenas o caminho mesmo, em relação ao caminho quebrado basta fazer uma verificação antes de carregar a imagem em um picturebox.
O fato de você poder fazer uma verificação, não elimina a questão de quebra de consistencia.
Bom, pelos comentários o mais ideal para este caso seria trabalhar com links, quanto a segurança deles vou ter que pensar em alguma coisa agora uma nova dúvida, o melhor seria por uma imagem apenas por pasta ?
Se possivel, classifique essas imagens de acordo com algum critério e divida em diversas pastas. Qual o tamanho médio (kb) dessas imagens?
isso num é nenhum problema até porque muita gente trabalhar com access e ele fica na pasta do sistema se fosse por isso todos usuários que tive um sistema com access delataria sua proporia base de dados. e também existe outros modos de protege essas imagens como atribuir a diretório das imagens do tipo hide ou invisÃvel assim a pasta ficarias invisÃvel o criar um Policy Directory que faz com que tudo que esteja na aquela pasta não seja delatado isso é mas complicado mas é possÃvel a maiorias dos antivirus utiliza desse método.
As imagens temmm entre 800 kb e 1 MB !!!
Então com certeza você deve colocar em pastas!
a pesar dessa estratégia ser ótimo tem seus problemas por exemplo ser for em um sistema ERP com múltiplas unidades utilizando o mesmo banco de dados. como unidade remota vai carregar imagem em picturebox ? a não ser que tenha aplicação que realize tal tarefa?????
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas