BIBLIOTECA FREESQL

FFCOUTO 10/03/2016 22:44:33
#458959
Amigos, boa noite

Estou disponibilizando essa pequena biblioteca que tem o objetivo de eliminar a utilização de comandos SQL em aplicativos. Ela gera o código e faz todo o trabalho do CRUD. Este trabalho foi baseado num artigo que postei a algum tempo atrás, aqui mesmo no VBMania.

O código fonte para download está em https://github.com/ffcouto/FreeSQL. Junto ao código segue um pequeno exemplo de uso da biblioteca.

Obviamente, existe ainda muita coisa a ser feita, mas creio que o mínimo necessário já está pronto. No momento apenas os provedores SQLServer e OleDb (Access) estão implementados. Todavia, é possível implementar para qualquer outro provedor.

Desde já agradeço a todos que puderam utilizar e testar, bem como ajudar nas melhorias que podem ainda ser feitas na biblioteca.

Abraços,
KERPLUNK 10/03/2016 23:07:01
#458960
Também gosto de usar atributos customizados! Aliás, logo vamos usar na classe [Ô]Backwork[Ô] dos meus vídeos.
KERPLUNK 10/03/2016 23:07:27
#458961
E parabéns pela iniciativa!
FFCOUTO 11/03/2016 10:19:35
#458990
KERPLUNK, agradeço pelos seus comentários.

Aos colegas que estão assistindo seus vídeos, creio ser interessante baixar e estudar a biblioteca pois abrange muitos dos conceitos que você trata nas video-aulas.

Quando tiver um tempo, se possível, dê uma olhada no código e faça uma avaliação. Críticas e sugestões serão bem vindas para aprimorar as funcionalidades.

A todos: qualquer dúvida sobre a utilização da biblioteca, deixe as perguntas aqui que conforme puder vou respondendo e esclarecendo.
KERPLUNK 11/03/2016 10:33:11
#458992
Bom, o código está excelente, simplificado e muito funcional, nesse quesito, tiro meu chapéu pra você. O que vou dizer é questão de gosto então não leve à mal: Nos vídeos do canal, ainda não tenho por considerar algo de complexidade elevada e ficaria absurdamente complicado para um iniciante, mas futuramente será implementado, que é implementar um IQueryProvider. Com ele, podemos fazer algo como:

List<Cliente> clientes = meuBanco.Clientes.Where(c => c.Descricao.Contains([Ô]%pedrinho%[Ô]).OrderBy(o => o.Nome);

Com essa expressão lambda, o QueryProvider [Ô]cria[Ô] a query correspondente, a executa e retorna o resultado, bem parecido com o que o Entity Framework faz.
FFCOUTO 11/03/2016 21:05:17
#459039
Agradeço pelos elogios.

Ao codificar tento sempre ter um código enxuto, legível e de máximo entendimento. Algumas dessas funções cheguei a ter 3, 4 versões de código e após isso avaliar a melhor opção.

Espero de coração que mais pessoas se interessem pela biblioteca e, possam, como disse no post anterior, ajudar nas melhorias das funcionalidades. Uso em meus sistemas e o ganho de tempo é enorme em comparação na escrita dos comandos.

E assim que possível vou acrescentar também o provedor para o MySql.

MARIOANDRADE 11/03/2016 21:31:30
#459041
Parabéns pela iniciativa Fabiano.
FFCOUTO 14/03/2016 11:48:58
#459146
Mário, obrigado.

Como houver poucos comentários, vou aguardar até o fim da semana e caso não haja mais comentários encerrarei o tópico.
DS2T 14/03/2016 19:14:09
#459169
Código bem organizado.
Ótima pedida para a galera que está começando e precisando aprender sobre boas práticas.

Parabéns!

Eu fiz algo bem parecido a um tempo atrás, só que foi em VB.NET e apenas para SQL Server e Access. Inclusive, tinha um módulo onde tentei orientar a objetos expressões SQL, mas não ficou legal não hahahaha

Abraços!
KERPLUNK 14/03/2016 19:22:02
#459170
Citação:

:
Código bem organizado.
Ótima pedida para a galera que está começando e precisando aprender sobre boas práticas.

Parabéns!

Eu fiz algo bem parecido a um tempo atrás, só que foi em VB.NET e apenas para SQL Server e Access. Inclusive, tinha um módulo onde tentei orientar a objetos expressões SQL, mas não ficou legal não hahahaha

Abraços!


é exatamente o que faz um QueryProvider. Não nego que é bem difícil de se fazer, mas uma vez pronto, você tem um Entity Framework todinho feito por você.
MARIOANDRADE 17/03/2016 21:05:38
#459404
Um material tão precioso e tão pouco comentário, acho que a maioria não entendeu
e não quis perguntar.....
Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Faça seu login para responder