CAMPO TEXTO PEQUENO E CAMPO MEMORANDO MUITO GRANDE

ALEXANDRE.SANTO 22/04/2007 02:15:55
#213204
Boa noite galera,

Estou usando access como banco de dados. Tenho um campo na tabela que eu gostaria de setar o tamanho dele como 2048 caracteres. No entando o access permite apenas 255 para o campo texto e 65535 para memorando. Teria um outro jeito ou outro campo que pudesse suprir minha necessidade?

abraço

USUARIO.EXCLUIDOS 22/04/2007 10:34:23
#213212
Resposta escolhida
em access só se for uma gambiarra: 2 campos de 255 por exemplo. o primeiro guardaria as primeiras 255 posiçoes do texto e o segundo as demais posições. Se for mais de 510 aumenta o numero de campos...

USUARIO.EXCLUIDOS 22/04/2007 17:30:59
#213238
Porque o campo MEMO não serve? Se vc precisa de 2048 caracteres e o memo tem bem + que isto? O Campo memo foi feito para qtds, acima de 255 caracteres...
USUARIO.EXCLUIDOS 23/04/2007 08:00:20
#213273
Alexandre, tambem nao entendi pq o campo memo nao server ??
ALEXANDRE.SANTO 23/04/2007 21:01:26
#213454
Boa João acho que irei fazer isso mesmo, gambiarrinha básica haha.


FRAU / ACG1574 porque vocês acham que existe o campo texto e o campo memorando no banco de dados (no caso access)??? poderia existir apenas o campo memorando vocês não acham??
A diferença é que quando armazenamos dados em um banco de dados, cujo o campo é tipo texto, ele irá armazenar os 255 caracteres mesmo que você tenha inserido apenas um nome: "Alexandre" por exemplo.

Agora imagine você armazenando varios nomes, cada nome é um registro, cada nome irá ocupar no banco 65535 caracteres...

Conseguiu entender o porque de usar um campo menor?


USUARIO.EXCLUIDOS 24/04/2007 09:03:30
#213500
Sua afirmação:

Citação:

A diferença é que quando armazenamos dados em um banco de dados, cujo o campo é tipo texto, ele irá armazenar os 255 caracteres mesmo que você tenha inserido apenas um nome: "Alexandre" por exemplo.



SEGUE COPIA DO HELP DO BANCO ACCESS PARA O TIPO DE
CAMPO (TEXTO):

Até 255 caracteres ou o comprimento definido pela propriedade FieldSize, o que for menor. O Microsoft Access não reserva espaço para partes não utilizadas de um campo texto.

Sem comentários...


SILVERDRAGON 24/04/2007 09:30:19
#213504
Frau, o q ele ta tentando dizer é q o Memorando ñ possui um lugar para definir o tamanho do campo..pelo menos isso q sei + c tivesse e vc colocasse um tamanho no FieldSize vc estaria com toda razão...
USUARIO.EXCLUIDOS 24/04/2007 09:45:27
#213508
Eu uso o Access 97, porque é muito leve e até agora não precisei usar outro. No Help encontrei isso:

........ sobre tamanho de campo.....
Você pode definir essa propriedade somente na folha de propriedades da tabela.
Para definir o tamanho de um campo a partir do Visual Basic, utilize a propriedade Size DAO para ler e definir o tamanho máximo de campos Texto (para tipos de dados diferentes de Texto, a definição da propriedade DAO Type determina automaticamente a definição da propriedade Size).

Observação Você pode especificar os tamanhos de campo padrão para campos Texto e Número, alterando os valores sob Tamanho de Campo Padrão, na guia Tabelas/Consultas, disponível quando você clica em Opções, no menu Ferramentas.

Comentários

Você deve utilizar a menor definição possível na propriedade Tamanho do Campo porque tamanhos de dados menores podem ser processados mais rapidamente e requerem menos memória.

SUGESTÃO:

1) criar um BD novo, com apenas uma tabela (clientes por exemplo) e 3 campos( codigo=int longo; nome=texto-50 e obs=texto-255)
2) povoar esse banco com + ou - 1000 registros de tamanho fixo
3) compactar o banco
4) ver o tamanho que ficou

DEPOIS:
1) altera a estrutura(muda o campo obs para MEMO, povoa novamente
2) ver o tamnho que ficou e COMPARA...

Aí sim, voce tem certeza se vale ou não apena fazer a gambiarra!

ALEXANDRE.SANTO 24/04/2007 23:20:30
#213608
Bom eu optei pela gambiarra e acredito que quando se tem um numero grande de registros no banco, um campo memorando poderá comprometer o desempenho da sua aplicação.
No entanto é bom agente discutir, no final de tudo aprendemos coisas novas, ex: "Gambiarra" hehehe

abraço
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 07:38:35
#213614
é verdade, o memorando ocupa mais espaço, a nao ser que vc defina isso no jet DAO/ADO
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 11:32:15
#213668
Valeu, Alexandre!

Veja mais sobre gambiarra:

Gambiarra é o nome dado informalmente ao procedimento necessário para a configuração de um artefato improvisado. O termo também costuma ser usado para definir o artefato em si.

A prática da gambiarra envolve sempre uma intervenção alternativa, o que também poderíamos definir como uma “técnica” de re-apropriação material: uma maneira de usar ou constituir artefatos, através de uma atitude de diferenciação, improvisação, adaptação, ajuste....

Se quiser ler mais sobre o assunto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gambiarra
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas