CLIENTE SERVIDOR

USUARIO.EXCLUIDOS 12/01/2005 19:35:24
Olá pessoal...alguém poderia me ajudar...estou desenvonvendo uma aplicação e gostaria de saber se tenho que fazer laguma coisa para instalar o programa em rede...posso intalar o programa nas máquinas e colocar o banco de dados em access no servidor?valew

Wellington
MAICONCARDOSO 12/01/2005 20:47:46
Pode sim...

Para isso você deve criar um conexão ODBC através do painel de controle do Windows, isso em cada máquina que for instalar o sistema. E usar esta conexão para acessar o banco de dados.

Da uma olhadinha no link abaixo:
http://www.macoratti.net/acesso.htm
USUARIO.EXCLUIDOS 12/01/2005 22:17:50
Uma opção é comparyilhar a pasta onde o BD esta.
USUARIO.EXCLUIDOS 12/01/2005 23:41:55
Para criar a conexão ODBC a pasta tem que estar compartilhada. Mas não é necessário ser via ODBC ( tecnologia antiga) pode ser via OLEDB.

Usando ADO, ou DAO não muda. Basta compartilhar a pasta do banco no servidor.As máquinas clientes devem ter permissão de acesso a essa pasta. Teste basico é abrir o Explorer e ver se vc consegue acessar o banco no servidor.

Bem depois basta colocar o caminho do servidor como o nome do banco na string de conexão. E pronto.

Agora vc pode colocar um exe em cada maquina usuario, ou colocar um unico EXE no servidor e puxar atalhos para as maquinas clientes.
Vantagens e Desvantagens:
Com o atalho é muito mais pratica atualizar, pois basta mudar o EXE do servidor e todos já estariam usando o mesmo EXE.Mas usando atalho o banco Access fica mais vulneravel, corre um maior risco de corromper.

Exe em cada máquina aumenta o trabalho na hora de atualizar, mas ganha em segurança.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas