COBRAR PELO SERVICO

DUMMIES 17/11/2011 18:09:12
#389318
Pessoal.
Tenho sempre o mesmo problema no momento de cobrar pelo serviço prestado.
Normalmente eu faço um orçamento passo o valor e aguardo autorização do cliente.
Feito isso e autorizado eu executo as alterações e depois passo a cobrança...pessoalmente, por telefone...email.
Enfim, tem alguns que pagam conforme combinado e outros demoram muito.
Duvidas:
Será que eu posso emitir boleto bancário mesmo sendo pessoa física?
Ou terei que abrir empresa...e já sabem...ter todos os custos de empresa?

Alguém já viveu essa situação e pode me orientar.

Desde já agradeço pela colaboração
CHARLESTON10 17/11/2011 19:47:16
#389324
Faz um contrato autenticado no cartorio[ô], uma boa ideia?

Eu sinceramente também tenho essa duvida, peço AJUDA AOs UNIVERSITARIOS <

MARCELOKROL 17/11/2011 21:18:32
#389333
Resposta escolhida
Respondendo a sua pergunta:
Citação:

:Será que eu posso emitir boleto bancário mesmo sendo pessoa física?


Sim vários bancos permitem a emissão de boletos de pessoa fisica(PF) para juridica(PJ), so que você PF não poderá protestar uma PJ, ou seja, vc emite o boleto, se o cara pargar blz se não pagar blz tambem. Já a PJ pode enviar o boleto para cartorio e cobrar na justiça o valor.

Citação:

:Ou terei que abrir empresa...e já sabem...ter todos os custos de empresa?

Alguém já viveu essa situação e pode me orientar


Bom vou falar um pouco de mim: abri a minha empresa a apenas 3 meses. Abri por que tive que homologar o meu sistema para emissão de copum fiscal. Fiz isso e ate agora não me arrependi, mais trabalhei na informalidade usando a programação como bico por muito tempo.
Agora se for ver assim uma micro empresa não sai muito caro não, em tormo de 300,00 a 500,00 por mes dependendo da região. aqui na minha cidade interior do paraná (mais bem interior quase fim de mundo), eu pago mais ou menos 350,00 por mes, incluindo contador, inss, simples.
A vantagem que a empresa te dá é poder revender produtos de informática (por exemplo), mais acessoria bancária (cliente PJ tem mais voz no banco), entre outros fatores.

Mais so abra a empresa se tiver os pés no chão, quando tiver uma carteirinha de clientes que possa sustentar a empresa, pois como eu sempre digo [Ô]a empresa tem que pagar as suas dividas, e ainda por cima me dar lucro[Ô].

Boa Noite
DUMMIES 20/11/2011 12:53:41
#389517
Obrigado pelo retorno.
Me ajudou bastante.
No momento não acho que compense eu abrir uma empresa, pois esse meu serviço ainda é um [Ô]Bico[Ô] e o retorno não é muito.
Porém no futuro que abrir sim. Como disse o Marcelo, quando você é PJ tem mais podemos vender + que apenas serviços.

Value pessoal.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas