CODIGO DE BARRAS DOS PRODUTOS

PERCIFILHO 04/12/2013 10:58:12
#431741
Bom dia pessoal, tudo beleza?
Tenho um sistema em que, agora, o cliente quer implantar um leitor de código de barras para quando for digitar um pedido, não precisar ficar digitando os códigos dos produtos, e sim, passaria o leitor no produto para registrar no pedido.
Minha dúvida: devem existir vários modelos de leitores, mas qual posso indicar ao cliente para ele adquirir e, depois, como fazer com que ele crie os códigos de barra dos produtos que ele revende, cadastre no sistema esses códigos e como interpretar no sistema o que o leitor vai ler?
São várias dúvidas pois ainda não sei como se trabalhar com código de barras.
Se não fui muito claro, posso explicar melhor, mas se já deu para entender e puderem me ajudar em mais essa tarefa, agradeço muito.

Até mais.
KERPLUNK 04/12/2013 11:29:09
#431744
O leitor de código de barras, nada mais é que uma extensão do teclado, é como um robozinho que digita o número equivalente ao código, sem mistério.
LEANDRO.LUIZ 04/12/2013 11:37:49
#431745
Bom Dia,
Existem dois tipos de leitores os [Ô]móveis[Ô] daqueles de mão e os fixos...
O de mão, acho que o Bematech é uma boa pedida...já os fixos..o Honneywell.

Quanto a geração do código, existe duas formas:
1 - Cadastrar seguindo todas as regras http://www.gs1br.org/, e assim ter um código devidamente registrado.
2 - Gerar códigos genéricos. Esses códigos podem ser o próprio código do produto no cadastro de produtos.
Daí depende o que vale mais a pena para o cliente.

Sobre a leitura, é bem simples, afinal o leitor apenas faz a função do teclado, ou seja, quando um produto for lido, o código de barras do produto já é inserido no campo que está com o foco, não sendo nenhuma codificação específica. No máximo o que pode-se fazer é configurar no próprio leitor [ vai um manual com todos os códigos para configuração ] para que após a leitura seja enviando um comando de ENTER por exemplo, para que assim ele pule para o próximo campo automaticamente.

espero ter ajudado.
PERCIFILHO 04/12/2013 12:26:10
#431746
Obrigado pelas respostas.
Então, se eu entendi bem: os produtos do cliente já tem os códigos que ele usa hoje, por exemplo: 01.01.0001
Então, eu geraria um código de barras desse código do cadastro e rodaria uma etiqueta com esse código de barras que eu gerei.
Daí, então, quando passar o leitor sobre o código da etiqueta, ele ele vai [Ô]digitar[Ô] numa TextBox esse código: 01010001.
Então, nessa TextBox eu uso uma rotina para pesquisar na tabela de produtos e preencho os outros campos do formulário, é mais ou menos isso?

NILSONTRES 04/12/2013 13:16:37
#431748
Citação:

Então, nessa TextBox eu uso uma rotina para pesquisar na tabela de produtos e preencho os outros campos do formulário, é mais ou menos isso?


Sim, só que essa rotina tem que ser chamada no evento keydow, que é o evento que o leitor executa após ler o código.
Quanto ao Leitor, o unico que não tive problemas até hoje é o da cyferlab, o restantante não le algumas embalagens, é uns 20% mais caro que os demais, mas vale a pena, agora uma dica é, deixar o cliente pesquisar, pois se vc indica, qualquer defeitinho ou falha na leitura, sobra pra você, ou deixe bem claro que que vc não garante nada, experiencia de 10 anos nessa questão, quando vc indica, o cliente quer que vc leve até para fazer manutenção na assistencia tecnica.
PERCIFILHO 04/12/2013 13:25:07
#431750
Mais uma pergunta:
Considerando-se que vou deixar para o cliente escolher ou pesquisar leitores, corre-se o risco de ele querer comprar um mais [Ô]baratinho[Ô] e de repente não ser compatível, sei lá, que eu ou ele possamos ter problemas no momento de fazer a leitura? Pode ser que o leitor não consiga ler?
Porque depois o cliente pode falar que eu é que tenho culpa, ou que o sistema é uma porcaria, essas coisas.....
A pior parte sempre sobra para nós, não é verdade?
PERCIFILHO 04/12/2013 13:28:02
#431751
Ah, me esqueci de perguntar mais uma coisa: Como é a conexão do leitor com o micro: USB, PS2.....?
Pode ser usado em qualquer OS, inclusive XP, Windows 7 ou 8?

Até mais.
NILSONTRES 04/12/2013 13:47:19
#431753
USB E OU PS2
Quanto a não ler, simplesmente ele não joga o código, não le, então nada a ver com o sistema, a não ser que ele não esteja configurado para ler o tipo de codigo de barras que vc gerou, nesse caso não vai ler código nemhum, o que acontece é que vezes le uma etiqueta, vezes outra, não le.
Vou colocar melhor a questão de indicar então. é que mesmo vc indicando um aparelho de boa qualidade, ele pode apresentar defeitos, nesse caso, como foi vc que indicou, o cliente já te liga para vc levar ele na garantia.
PERCIFILHO 04/12/2013 13:55:43
#431754
Citação:

USB E OU PS2



Menos mal..........

Citação:

Quanto a não ler, simplesmente ele não joga o código, não le, então nada a ver com o sistema, a não ser que ele não esteja configurado para ler o tipo de codigo de barras que vc gerou, nesse caso não vai ler código nemhum, o que acontece é que vezes le uma etiqueta, vezes outra, não le.



Agora aqui, não entendi. Como sei se ele está configurado para ler o código de barras que eu gerar? E se não estiver, como faço para gerar um código que ele consiga ler?

Desculpa muitas perguntas, mas nesse assunto sou leigo, mesmo.
KERPLUNK 04/12/2013 18:40:19
#431766
Você deve ter alguma tela onde você digita o código de algo e ele traz os dados, certo? Pois é, o leitor faz exatamente esse trabalho de digitação. Todos os leitores são configuráveis para ler ou não determinados tipos de códigos, geralmente eles vem configurados para ler praticamente tudo.
FOXMAN 04/12/2013 19:33:11
#431768
Resposta escolhida
Amigo, vamos lá....

Existem diversos modelos de Leitores...
Existem os modelos que PS2, os USB e os Ligados a porta de comunicação COM1/COMxxxxxxx.

Este último não considerado uma Extensão do teclado pois depende de configurações/leituras diferenciadas dos demais.
Recomendo fortemente, se não quiser mudar seu sistema que opte por modelos com comunicação via USB.

Se plugar um leitor em seu sistema apenas deverá verificar a configuração(que normalmente já vem correta) que veio no equipamento.

No manual do equipamento normalmente vem um guia para configurar o comportamento do Scanner (se vai enviar um ENTER, BACKSPACE, ETC..ETC...)

Se tudo estiver correto, basta plugar o equipamento e fazer a leitura do código de barras.(desde que seu sistema tbem faça busca ao produto qdo pressionado alguma tecla)....

Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas