COMO ADQUIRIR O VB.NET? QUAL VERSAO?

LIZANDER 22/11/2012 15:33:44
#414606
AMIGOS...

Estou estudando migrar meus projetos VB6 para VB.NET. Até o momento não vejo necessidade extrema dessa migração, apenas estou me antecipando aos possíveis acontecimentos futuros, que poderão vir a [Ô]estrangular[Ô] a utilização de aplicativos gerados por VB6.

Porém estou esbarrando em um problema que extrapola os limites da pesquisa:
- Qual versão seria recomendada para aquisição (2008, 2010, 2012...)?
- Onde adquirir? (tem um tópico aqui recomendando a Brasoft)
- Lá na Brasoft, o mínimo (pelo que pude entender) é de 5 licenças, porém eu preciso apenas de 1 licença. Onde eu consigo comprar apenas 1 licença?
- A Versão Express presta ou é somente para estudo?
- Ultimate, Professional, Premium... qual a melhor versão? Existe diferença gritante, para quem desenvolve, entre a versão mais barata (que deve ser a professional) e a mais cara (que deve ser a ultimate)?

O que os amigos recomendam?

Desde já agradeço as respostas...serão muito bem vindas, pois o google não mostra grande coisa, e as empresas parceiras que vendem o software e são recomendadas pela Microsoft possuem muito pouca informação em seus sites...

KERPLUNK 23/11/2012 09:40:13
#414662
Resposta escolhida
Citação:

- Qual versão seria recomendada para aquisição (2008, 2010, 2012...)?


Se quer realmente comprar, acho que 2008 não vai encontrar, 2010 pra cima, e nem tenho certeza se ainda vende licença para 2010

Citação:

- Onde adquirir? (tem um tópico aqui recomendando a Brasoft)


No próprio site da Microsoft

Citação:

- Lá na Brasoft, o mínimo (pelo que pude entender) é de 5 licenças, porém eu preciso apenas de 1 licença. Onde eu consigo comprar apenas 1 licença?


Vide resposta anterior

Citação:

- A Versão Express presta ou é somente para estudo?


Você pode usar para desenvolver TUDO que uma versão professional do Visual Studio faz. A diferença com versões pagas do Visual Studio, é o suporte e algumas facilidades


Agora vamos esclarecer alguns pontos, que me parece que você está confuso:
Não existe [Ô]VB.NET[Ô], o que existe é Visual Studio, com ele você pode programar VB.NET, C#, J#, F# e uma infinidade de linguagens de terceiros(até mesmo um primo do Cobol)
Antes de comprar, baixe a versão express e APRENDA. Quando digo aprender a sequência é:

1 - ESQUEÇA O QUE VOCÊ SABE SOBRE VB6
2 - Entenda o que é .NET, desprenda-se totalmente do paradigma de linguagem. Entenda como é a plataforma
3 - Comece a entender TOTALMENTE OOP, existem dezenas de programadores que tem a impressão que VB.NET é uma nova versão de VB6 ou algo como um [Ô]VB7[Ô]. Esse é um engano fatal que vai transformar um potencial programador em um copiador que não entende absolutamente nada do que está fazendo, simplesmente copia código daqui e dali e vai juntando pedacinhos de pequenos exemplos pra formar uma maçaroca sem fim de bugs

Com a plataforma .NET TUDO MUDOU, vou frizar novamente [txt-color=#e80000]TUDO MUDOU[/txt-color]
Se você sabe alguma coisa de VB6 mas ainda não domina, então você sabe uma parte da introdução do comecinho do primeiro passo para começar a ser um bom programador .NET
O melhor conselho que posso é isso. Se quer mesmo migrar e começar a usar o .NET, ótimo, estamos todos aqui para ajudar. Mas primeiro você vai ter que esquecer o que sabe, praticamente começar do zero. Isso não é de maneira nenhuma desanimador, ao contrário, é um boost para seu crescimento profissional!
LIZANDER 23/11/2012 10:44:21
#414666
Com relação a aprender tudo do zero KERPLUNK, não há problema nenhum... não tenho medo disso... tampouco pressa... o que tenho em VB6 funciona 100% até o momento e creio que funcionará por um bom tempo... apenas estou pensando em futuro.

Quando disse VB.NET não estou isolando o mesmo não... sei que o mesmo faz parte de um todo chamado Visual Studio, porém, vejo cursos em separado, de VB.NET, C#.NET, ASP.NET... até mesmo aqui no fórum VBMANIA existe essa separação... foi apenas nesse intuito que separei.

O grande problema que tenho encontrado não é onde aprender ou se preciso aprender, mas, simplesmente como e onde e o quê comprar.

Pelo que entendi de sua resposta, a versão Express em nada perde (em termo de condições para programação) da versão ultimate, por exemplo, apenas no quesito suporte e algumas [Ô]facilidades[Ô] que você não especifica, mas que creio não serem tão fundamentais... Logo, o melhor seria a versão Express mesmo...

Minha pergunta seria melhor interpretada se eu dissesse: Qual versão vcs me recomendam usar pelo fato de que vocês, que já utilizam o visual studio, já estarem usando...

é óbvio que se por uma diferença mínima o ideal é comprar sempre a última versão, no caso a 2012, isso também não estava em pauta...

Agora, comprar na microsoft, eu, sinceramente, não achei onde... na Microsoft Store não tem...só tem windows, office e um outro que acho que é de gerenciamento de projetos... Visual Studio não achei como comprar. A Microsoft indica alguns parceiros, mas que, venhamos e convenhamos, são uma merda em termos de dar informação. E pior: Só vendem a partir de 5 licenças.. Eu mesmo entrei em contato com vários deles.

Por isso abri esse tópico. Achando que encontraria uma resposta suscinta, do tipo:

[Ô]Use a versão Professional do Visual Studio 10, pois eu uso e supre todas as necessidades[Ô] ou então, como você mesmo disse: [Ô]Você pode usar para desenvolver (com a versão Express) TUDO que uma versão professional do Visual Studio faz. A diferença com versões pagas do Visual Studio, é o suporte e algumas facilidades[Ô]

é isso... logo, entre baixar uma versão gratuita (express) do Visual Studio 2012 e comprar uma versão ultimate por mais de mil reais, é óbvio que vou para a gratuita... pelo menos para aprender a usar...

Por ora é só... vou deixar o tópico em aberto apenas alguns dias para, se alguém achar necessário alguma outra ponderação, que possa se manifestar em meu auxílio... do contrário, fecho o mesmo e te dou o crédito da resposta...
AJSO 23/11/2012 10:52:30
#414667
Caros Colegas

Só lembrando sobre



Citação:

- A Versão Express presta ou é somente para estudo?

Você pode usar para desenvolver TUDO que uma versão professional do Visual Studio faz. A diferença com versões pagas do Visual Studio, é o suporte e algumas facilidades



Descordando um pouco do colega..............

Há sim grande limitações de recursos para ambiente x64, integraçõa com OFFICE, Recursos de uso de templates entre outros mobjetos e ferramentas que versões paga tem e versões EXPRESS não tem..............


Se utilizar um ambiente x64 (windows 7 ou windows 8) é possivel notar a diferneça entre express professional, premium e utltimate.
Isso são apenas recursos significativos e não ausências de funções...........

A mais significativa diferênça esta quando você cira a NEW PROJECT

ABAS:

Recente Templates
Instaled Templates
Online Templates

Outra significativa é a TOOLS

Ausência significatova de recursos pre instalados..............


Acrescentaria o VC++ que esta integrado ao FRAMEWORK e pode ser utilizado com ambiente x32 ou x64 sem limitações para versões superior ao PROFESSIONAL.....

A propria microsoft tirou as versões EXPRESS dos comparativos no lançamento do VS 2012 pois não mostram a ausencia do recurso ou função........

São recursos visiveis apos uma certificação MVP, MCP ou DBA............................

dê uma olhada no VS2012

Eu adquiri uma licença ACTION PACK para receber todos os recursos como WEB EVELOPER

Pago R$700,00 ANUAL e recebo todos os prosutos de desenvolvimento

Fiz algumas certificações de exigências das competências para adquirir o pacote obter estes descontão...................

Comprei o kit web developer 2010 é formado por 5 licenças de uso para:


Windows Server 2008 x86 e x64
Windows 7 ULTIMATE x86 x64
Sql Server 2008 x86 x64 (5 CLIENT ACCESS) até 2 core limite
Visual Studio PROFESSIONAL
OFFICE 2010
EXPRESSION 4
Estes são os software significativos
Tem outros não tão bons ou não server


E este ano em agosto recebi as licenças de USO das FERRAMENTAS 2012
Apenas as siguinificativas....................
VS2012 PREMIUM
Windows 8 x86 x64
Windows Server 2012 x86 x64
SQL Server 2012 (5 CLIENT ACCESS) até 2 core limite


Isso sem contra o direito ao SUPORTE


A propria MICROSOFT não divulga muito este PACOTE web developer para pequenas empresas
Nesse kit tem 40 ou mais software com 1, 5 e até 10 licenças individual de uso........
Para todos os produtos novos as licenças são acumulativas..........

Dê uma olhada nesse local.............
http://www.microsoft.com/visualstudio/ptb/downloads


Boa sorte
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas