COMO LIDAR COM AS REFERENCIAS VB 2008?

MARSOLIM 02/01/2014 10:50:41
#432586
pessoal tenho algumas dúvidas em relação a algumas referencias, exemplos:

1 - eu faço um programa que exporta texto para o word e imprime. para isso referenciei as bibliotecas do word. se um determinado computador não tiver o word instalado a única forma do programa funcionar seria instalando o word? ou so preciso copiar a biblioteca que referenciei para esse computador? quando compilo o programa ele gera um instalador. esse instalador pega todas as bibliotecas em uso ou eu preciso fazer algo para que elas seja inclusa nele? e se eu colocar só o exe nesse outro pc?

2 - eu crio um programa que grava os dados no access e referencio as bibliotecas do access e o dao ou ado. o computador aonde o programa vai ser executado não precisa ter o access instalado para que eu possa gravar e consultar os dados, certo? e esse é um dos motivos da minha dúvda pois se não precisa ter o access teria que ter então as bibliotecas do word? e as do dao ou ado teria que ter?

agradeço grandemente.
NILSONTRES 02/01/2014 19:38:45
#432601
Se vc precisar abrir o arquivo em algum momento, claro que sim.
Mas se só escrever nele via vb, não.
OCELOT 03/01/2014 10:09:15
#432611
Resposta escolhida
Se você referenciar o Word, Excel, Access ou qualquer outro programa do Office você precisa dele instalado para funcionar, pode até ser que o seu programa abra sem ele instalado, mas vai dar erro quando tentar executar a rotina que usa o programa.

Já o acesso a banco de dados é outra coisa, você não precisa referenciar o Access para usar o banco de dados, só precisa do DAO ou do ADO instalado, dependendo do qual usar, ou melhor ainda, não use nenhum deles, use o ADO.Net (namespace System.Data.OleDb no caso do Access) que é nativo do .Net Framework e não instale nada, só o framework já é o suficiente, no máximo precisa instalar o driver OleDb dependendo da versão do banco de dados que resolver usar e da versão do Windows.
MARSOLIM 03/01/2014 15:40:16
#432627
agradeço as respostas. so uma duvida se eu usar o Build > Publish <nome do projeto> o instalador vai ser gerado com todas as bibliotecas inclusas e vai copiar elas para o pc na hora de instalar ou pra isso é melhor usado algo como ino?
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas