PORTA SERIAL

EXPRESSO340 02/01/2014 07:52:10
#432583
Caros amigos bom dia!!! Tenho uma aplicação onde através da porta serial eu fecho um Transistor, que fecha um circuito de 12VCC com relé, e à partir disso eu uso o relé para acionar lâmpadas. Essa carga ( lâmpadas ) também podem ser acionadas pelo interruptor numa parede, ou seja, acionamento manual sem participação da porta serial. Estou procurando duas ajudas : 1) Eu gostaría que o computador reconhecesse esse acionamento manual. Consigo usar algum pino da serial para isso ? 2) Esse circuito fica 24 horas ligado ao computador, porém quando inicio o computador, ele automaticamente faz a checagem de hardware em todas as portas, e deixa minha lâmpada maluca. Consigo desativar isso via código ou de alguma outra forma ? Vai o exemplo de um trecho de minha codificação : serialport1.rtsenable=true

Abraços e aguardo ajuda se possível;
AJSO 02/01/2014 15:20:28
#432595
Resposta escolhida
Caro EXPRESSO340

Primeiro para esse tipo de aplicação o correto seria aplicar uma lógica de programação utilizando um hardware específico
CLP ou PLC como preferir com entradas lógicas e saídas.

tipos:
1 entrada e 1 saída
2 entradas e 2 saídas
4 entradas e 4 saídas
8 entradas e 8 saídas
etc......
Conforme o numero portas necessárias

Identificar uma tomada, botão ou qualquer outro tipo de CI ou circuito exige a identificação por meio de hardware........

Todo o sinal de entrada e saída é interpretado por meio de lógica booleana ou hexa.......

Um interruptor de parede comum é um fechamento de malha aberta e fechada. Para identificar o seu acionamento somente através de um CI Transistor MOC, TIP ou LM que é a mesma função de Base Emissor e Coletor PNP ou NPN.......

Convertendo a tensão de 127 V ou 220V para um pulso 5 V por 300 mA TTL ou em uma tensão e corrente compatível com seu hardware e gerando um sinal para a entrada lógica de seu CLP ou PLC.

Isso seria uma das soluções mas teria que fazer a analise em seu hardware para ver a viabilidade de identificar possibilidades de incluir essa mudança ou não.


Boa sorte
EXPRESSO340 02/01/2014 15:27:33
#432596
Alessandro obrigado.
Pelo que você tá mencionando, eu não conseguiria jogar a alimentação 110 do interruptor para uma fonte 5vcc e utilizar esta tensão 5vcc no pino de entrada ( CLS ) ?
AJSO 02/01/2014 19:57:30
#432602
CaroEXPRESSO340

Isso mesmo...........
Citação:

Pelo que você tá mencionando, eu não conseguiria jogar a alimentação 110 do interruptor para uma fonte 5vcc e utilizar esta tensão 5vcc no pino de entrada ( CLS ) ?



Tem um agravante nesse seu processo quando você fala de um interruptor é um chave on/off detensão 127 220V com corrente de 10 a 15 A.

CLS não seria possível 5Vcc........... pois há necessidade antes de ter um hardware para fazer a retificação da corrente

Teria que reduzir a malha 127V ou 220V para uma TTL 5V com até 300 mA........ isso teria que passar por um CLP ou PLC antes de ir para serial ou paralela.................

Uma central CLP PLC faz exatamente isso aciona dispositivos 127 e 220V com 3, 5, 12 24 V e corrente de até 500 mA e entradas de 3, 5, 12 e 24 V com até 500 mA................

Existem tomadas chamadas [ô]botoeiras[ô] que faz esse serviço...... é um interruptor 127 220V 10 a 15A com um sinal lógico de 3, 5, 12 e 24 V com corrente de até 500mA........ essas botoeiras são integradas a centrais CLP[ô]s e PLC[ô]s para essa finalidade....
gerar um sinal lógico on/off.......... o problema e o custo......................

Ai seu sistema pode utiilizar o MSCOMM ou SerialPort Visual Basc 6.0, VB.Net, C# ou C++ para receber e enviar dados pela serial ou paralela


Boa Sorte
EXPRESSO340 03/01/2014 08:42:52
#432607
Ok garoto obrigado. Só para tirar a dúvida. A situação sem retificação é menir que 300 ? Ou é muito maior ? Eu só quero comparar a situação natural com a situação retificada que você sugeriu
Abraços;
AJSO 03/01/2014 15:46:36
#432628
Caro EXPRESSO340

Para que fique melhor entendido........
Citação:

Só para tirar a dúvida. A situação sem retificação é menor que 300 ? Ou é muito maior ?




Sem retificação [ô]quando ocorre uma variação maior[ô] o melhor é fazer um circuito abaixo de 300 mA................. quanto menor melhor.................vai depender da taxa de oscilação de seu sistema...... tipo entre 100 ~300mA

Com retificação [ô]quando ocorre uma variação menor[ô] abaixo de 500mA...........a oscilação é quase zero então pode ser de 08~500 mA. dependendo do CI que utilizar pode ser de até 5V por 10 mA ou 08 mA........


Boa sorte
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas