COMO SEGUIR BOAS PR?TICAS NESSA SITUA?ÃO?

JORGEPTEC 30/11/2016 16:11:53
#469335
Boa tarde pessoal,

Sou novo em programação e estou diante de uma situação onde só consegui pensar em [Ô]gambiarra[Ô].

Conforme imagem que deixei anexa esse é o espaço que tenho/quero trabalhar e aquele groupbox [Ô]prof. substituto[Ô], nem sempre vai estar visível, apenas se a pessoa se enquadrar e como esse groupbox há outros que não foram criados ainda e portanto não aparecem ai.

As soluções que havia pensado são:

1) A solução 1 é meio gambiarra como dito acima, seria deixar todos visible=false e então tornar visible=true quando for usar e mudando o position deles...

OU

2) Manter um único groupbox e renomear todas as labels, tornar invisiveis algumas textbox conforme necessidade...

OU

3) a sugestão que vocês me passarem aqui, hehe

Desde já, obrigado.
KERPLUNK 30/11/2016 22:19:21
#469340
As boas práticas se aplicam muito mais à core do que necessariamente telas. As telas são a parte mais secundária do processo todo. Internamente como está seu sistema? Se ele estiver organizado com padrões OOP, o que você chama de gambiarra é o mais indicado à ser feito. A entidade que será representada no form, deve estar estruturada de maneira que você possa verificar simplesmente uma propriedade para ocultar ou não o que não diz respeito à ela. Se não tem isso, qualquer coisa que faça, será uma gambiarra.
JORGEPTEC 30/11/2016 22:28:58
#469341
Citação:

:
As boas práticas se aplicam muito mais à core do que necessariamente telas. As telas são a parte mais secundária do processo todo. Internamente como está seu sistema? Se ele estiver organizado com padrões OOP, o que você chama de gambiarra é o mais indicado à ser feito. A entidade que será representada no form, deve estar estruturada de maneira que você possa verificar simplesmente uma propriedade para ocultar ou não o que não diz respeito à ela. Se não tem isso, qualquer coisa que faça, será uma gambiarra.



Muito obrigado, pensei ser o que tinha por gambiarra um método secundário, hehe - coisa de novato.

Obrigado mias uma vez!
JABA 30/11/2016 23:36:19
#469342
Resposta escolhida
Na minha opinião, se você quer sair da gambiarra, vai ter que usar herança visual.
Encontrei algum material antigo, mas acho que servirá de grande ajuda.

www.macoratti.net/07/09/vbn5_rci.htm

www.macoratti.net/vbn5_fbf.htm
JORGEPTEC 14/12/2016 10:01:17
#469721
Citação:

:
Na minha opinião, se você quer sair da gambiarra, vai ter que usar herança visual.
Encontrei algum material antigo, mas acho que servirá de grande ajuda.

www.macoratti.net/07/09/vbn5_rci.htm

www.macoratti.net/vbn5_fbf.htm



Muito obrigado!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas