COMUNICACAO VIA WINSOK

DANILOGONC 22/03/2012 20:53:19
#398011
Olá pessoal, minha duvida é o seguinte, estou fazendo uma aplicação onde essa aplicação precisa enviar uma mensagem, só que essa mensagem é para vários computadores esses computadores vão receber essa mensagem e vão todos responder para o mesmo computador que enviou a mensagem.Minha duvida é o seguinte um computador comunicar com outro pelo winsok ele tem que conectar usando o endereço host ou no caso o ip da maquina, ai que complica tenho umas 300 maquinas para enviar a mensagem, eu queria enviar a mensagem pra todos de uma vez sem precisar ficar conectando ip por ip. Muito obrigado pela atenção. Abraço!
KERPLUNK 22/03/2012 22:05:11
#398012
Hmmm.... Bom, o que você quer fazer, complica um pouco:
Com o VB6, não temos uma maneira simples de se fazer multi-tasking. FATO.
Por esse motivo, você vai ter que mandar as mensagens um computador por vez e esperar o retorno. Hoje em dia, muita, mas muita gente mesmo é autenticado por seu provedor com ip dinâmico que mudam de tempo em tempo, que seria suficiente para mudar entre um envio da mensagem e outro. Então, sem poder fazer multi-tasking e sem ter certeza que um cadastro dos ip[ô]s vai ainda estar válido, não há como garantir que todos os computadores vão receber a mensagem e responder.
O que exatamente você precisa fazer? Pode ter outras maneiras...
DANILOGONC 23/03/2012 08:11:41
#398020
KERPLUNK, agradeço pela sua atenção. Bom o que preciso fazer e o seguinte, tenho um software de vendas que funcionam em varias lojas, sempre lançamos novas versões desse sistema
o que realmente preciso e o seguinte, estou começando a desenvolver um sistema que vai funcionar como um painel, que 30 em 20 segundos vai enviar uma mensagem para todos esses sistemas
e cada sistema vai responder para esse painel uma string com todas as informações como versão do sistema e outras varias informações, e o sistema que eu não recebesse resposta esse apareceria no painel como sem comunicação seria esse o proposito.
KERPLUNK 23/03/2012 09:40:50
#398026
Bem, isso não precisa ser necessariamente por winsock. O que você pode fazer é criar um webservice que recebe essas informações que você traria dos seus clients e nos clients, alguma rotina que envie essas informações para o webservice. Assim, você elimina essa necessidade de uso de winsock.
DANILOGONC 23/03/2012 10:24:58
#398043
Verdade isso facilitaria, vou dar uma estudada em Webservice pois não conheço nada sobre Webservice sou ouço falar vou ver o que consigo aprender pra poder usar valeu KERPLUNK!
DANILOGONC 23/03/2012 10:30:22
#398044
Kerplunk por acaso vc não teria um bom material para me indicar, pra que pudesse começar a estudar Webservice com Vb6 ??
KERPLUNK 23/03/2012 10:32:04
#398046
Você não vai conseguir desenvolver o webservice no VB6, apenas usá-lo(o termo correto é [Ô]consumir[Ô]). Para desenvolver você terá de usar o .NET
DANILOGONC 23/03/2012 10:42:56
#398051
Ok Valeu! Quando eu implementar este sistema eu posto aqui a solução que usei. Valeu!
LVFIOROT 23/03/2012 13:30:41
#398087
sim vc pode usar o sock, so que tera que descobrir o endereço de boadcast.

esse e o endereço onde vc pode enviar pacotes para todas as maquinas de uma rede.
se for uma rede muito grande os swicth pode ter programação para esse bloqueio.
mesmo assim e possivel quando trocamos o protocolo de tpcip para udp (dentro do winsock)

em um rede classe C, o broadcast e x.x.x.255,

mas para isso e preciso que todas as maquinas tenha um cliente instalado para responder a solicitação de resposta.
LVFIOROT 23/03/2012 13:32:22
#398088
o endereço de broadcast vc descobre quando fizer alguns calculas com a mascara de rede.
NAUTILUZ 23/03/2012 14:08:23
#398092
Citação:

:
Kerplunk por acaso vc não teria um bom material para me indicar, pra que pudesse começar a estudar Webservice com Vb6 ??



Falando em WebService, me vem a ideia de que voce devera ter um dominio(conta) na Internet, se tens podera usar o banco sql do server ou mesmo arquivos de texto para implementar consultas e alteraçoes tanto do host quanto dos clientes, A maneira e o seguinte faça um pagina que devera ter os dados en Inputs anexados a uma rotina sql de gravar dados desde modo um programa que podendo abrir a pagina com o WebBrowser poça deixar os dados nos input da pagina para serem lidos quando vc quiser no banco do server. cada programa deixa un numero a ser cadastrado asim vc busca o programa pelo ID e asim retorna qualquer informaçao que quiser do banco acesamdo os inputs de leitura(pagina de leitura html)... Em menas palavra use o WebBroser com 2 paginas uma para clientes gravarem e outra para consulta e claro que a uma etapa e segurança em cada pagina para funcionarem tipo codigo se segurança... o que estou falando aqui e usar Injection com PHP para leitura e gravaçao nas paginas HTML...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas