CONEXÃO COM BANCO DE DADOS

ACCIOLLY 13/11/2015 09:33:52
eu não entendi pq vc quer começar com splash screen, mas vamos lá

repare nessa imagem em anexo

Assim como no vb6 o vb.net também tem a janela de propriedades onde vc pode mudar as imagens e tals.

O rótulo dos controles q no vb 6 era caption agora é text.

Mais uma coisa, o vb.net trabalha muito com arquivos xml, portanto vc realmente deve especificar o nome dessa imagem nas propriedades do controle. De preferencia coloque imagens no formato PNG que são mais leves.

Só mais uma pergunta. O SplashScreen vc usa para dar um tchan na inicialização do seu projeto? eu particularmente não uso. prefiro me preoculpar com as funcionalidades excenciais da aplicação. Mas visualmente fica interessante
SOARESMINEIRO 16/11/2015 14:56:13
Citação:

:
eu não entendi pq vc quer começar com splash screen, mas vamos lá

repare nessa imagem em anexo

Assim como no vb6 o vb.net também tem a janela de propriedades onde vc pode mudar as imagens e tals.

O rótulo dos controles q no vb 6 era caption agora é text.

Mais uma coisa, o vb.net trabalha muito com arquivos xml, portanto vc realmente deve especificar o nome dessa imagem nas propriedades do controle. De preferencia coloque imagens no formato PNG que são mais leves.

Só mais uma pergunta. O SplashScreen vc usa para dar um tchan na inicialização do seu projeto? eu particularmente não uso. prefiro me preoculpar com as funcionalidades excenciais da aplicação. Mas visualmente fica interessante

Valeu meu caro. Irei seguir seu conselho. é porque quero aprender a desenvolver em VB rápido. Acho a linguagem muito interessante.
SOARESMINEIRO 19/11/2015 13:17:22
Pessoal,
Perguntei isso, porque como ja disse sou novo em VB. Baixei o VB 2010 Express e estou começando a trabalhar nele. Ele e muito bom! Uma evolução significativa para a ferramenta.
Fiz algumas pesquisas e quero seguir a a linha VB + MySQL. Quero entender agora como funciona a integraçao banco + ferramenta para começar a estudar mais a fundo.
Alguém pode me ajudar? Alguém ja tem o passo a passo do mesmo?
ACCIOLLY 21/11/2015 16:21:47
Simples
1º instale o MySql: http://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQLInstaller/mysql-installer-community-5.7.9.1.msi
ou outra solução que tenha ele acoplado como o wamp server: http://www.wampserver.com/en/#download-wrapper

2º se vc instalou o community não precisa, mas se instalou o wamp ou o xamp, baixe e instale o Connector/net: http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-Net/mysql-connector-net-6.9.8.msi

3º em solution explorer clique com o botão direito em references e depois clique em add reference. Em extension selecione a primeira opção de MySql.Data

4º clique com o botão direito em cima de seu projeto, depois vá em add depois em class. de um nome pra essa nova classe (Conexao.vb por exemplo) e de ok

5º eu criei essa classe de conexao conforme minha necessidade. Deixo ela a sua disposição para possíveis alterações. copie e cole essa codificação dentro dessa nova classe

Imports System
Imports System.Data
Imports MySql.Data.MySqlClient
Imports System.Windows.Forms

Public Class conexao

[ô]nessa linha coloca-se o nome do banco assim como o usuário e a senha
Private caminhoBanco As String = [Ô]SERVER=localhost;DATABASE=seu_banco;UID=seu_usuario;PASSWORD=sua_senha;[Ô]

[ô]esse é o método de pesquisa. ele retorna um data table pra recuperar os dados usa-se apenas o SQL de SELECT
[ô]quando instanciar essa classe e chamar esse método, é necessário passar um sql de SELECT entre parenteses
Public Function Pesquisar(ByVal SQL As String) As DataTable
Dim dados As New DataTable
Try
dados.Rows.Clear()
Dim conectar As New MySqlConnection(caminhoBanco)
conectar.Open()
Dim comando As New MySqlCommand(SQL, conectar)
Dim adapter As New MySqlDataAdapter(comando)
adapter.Fill(dados)

Catch ex As Exception
MessageBox.Show([Ô]Erro de Comando SQL: [Ô] & ex.Message)
End Try

Return dados
End Function

[ô]esse é um método CRUD usado para inserir atualizar e deletar no banco
[ô]quando instanciar essa classe e chamar esse método, é necessário passar um sql de INSERT, UPDATE ou SELECT.
Public Sub CRUD(ByVal SQL As String)
Try
conectar.Open()
comando.ExecuteNonQuery()
conectar.Close()
Catch ex As Exception
End Try
End Sub
End Class

Não se esqueça de colocar o nome do banco, o usuário desse banco e a senha desse banco na linha caminhoBanco. E se por ventura vc tentar executar sua aplicação em uma máquina cliente, coloque o endereço ip dela e a porta do MySql que por padrão é 3306, tipo assim SERVER=192.168.0.27:3306

6º é necessário que você entenda o conceito de classes, em como elas são instanciadas, ou herdadas, e talecoisa e coisaetale! rsrsrsrs. toda vez que vc cria um novo form, cria junto com ele uma classe também. vamos supor que vc queira criar um formulário de cadastro. nesse form vc coloca um textbox pra nome de pessoa e outro pra telefone desta pessoa. e um botão pra gravar. Quando vc clica duas vezes nesse botão aparece a classe desse form certo? especificamente dentro do evento click deste botão. Daí vc pode fazer a instancia da classe de conexao.

Dim conn As New Conexao()

ou seja conn é uma nova instancia da classe Conexao.vb

se a ação desse botão é pra insert, update ou delete a codificação é essa:
conn.CRUD([Ô]INSERT INTO sua_tabela(seus_campos) VALUES(seus_valores)[Ô])

conn.CRUD([Ô]UPDATE sua_tabela SET seu_campo = [ô]seu_valor[ô] WHERE sua_condição[Ô])

conn.CRUD([Ô]DELETE FROM sua_tabela WHERE sua_condição[Ô])

se a ação desse botão é pra select a codificação é essa:
conn.Pesquisar([Ô]SELECT seus_campos FROM sua_tabela WHERE sua_condição[Ô])

no exemplo do form acima a codificação do botão gravar seria essa

conn.CRUD([Ô]INSERT INTO clientes(nome,telefone) VALUES([ô] [Ô] & txt_nome.Text & [Ô] [ô],[ô] [Ô] & txt_telefone & [Ô] [ô])[Ô])

uma ultima dica não menos importante é: atualize a IDE ! rsrsrsrs Já estamos na versão 2015. e tem a versão Community que é gratuita e dá suporte pra desenvolver pra android e IOS na linguagem C#. Sem falar que se eu quizer te mandar um exemplo vc não vai conseguir abrir nessa versão mais antiga.

acesse o site e baixe o Comunity2015
https://www.visualstudio.com/

qualquer coisa estamos aí
SOARESMINEIRO 23/11/2015 17:17:36
Citação:

:
Simples
1º instale o MySql: http://dev.mysql.com/get/Downloads/MySQLInstaller/mysql-installer-community-5.7.9.1.msi
ou outra solução que tenha ele acoplado como o wamp server: http://www.wampserver.com/en/#download-wrapper

2º se vc instalou o community não precisa, mas se instalou o wamp ou o xamp, baixe e instale o Connector/net: http://dev.mysql.com/get/Downloads/Connector-Net/mysql-connector-net-6.9.8.msi

3º em solution explorer clique com o botão direito em references e depois clique em add reference. Em extension selecione a primeira opção de MySql.Data

4º clique com o botão direito em cima de seu projeto, depois vá em add depois em class. de um nome pra essa nova classe (Conexao.vb por exemplo) e de ok

5º eu criei essa classe de conexao conforme minha necessidade. Deixo ela a sua disposição para possíveis alterações. copie e cole essa codificação dentro dessa nova classe

Imports System
Imports System.Data
Imports MySql.Data.MySqlClient
Imports System.Windows.Forms

Public Class conexao

[ô]nessa linha coloca-se o nome do banco assim como o usuário e a senha
Private caminhoBanco As String = [Ô]SERVER=localhost;DATABASE=seu_banco;UID=seu_usuario;PASSWORD=sua_senha;[Ô]

[ô]esse é o método de pesquisa. ele retorna um data table pra recuperar os dados usa-se apenas o SQL de SELECT
[ô]quando instanciar essa classe e chamar esse método, é necessário passar um sql de SELECT entre parenteses
Public Function Pesquisar(ByVal SQL As String) As DataTable
Dim dados As New DataTable
Try
dados.Rows.Clear()
conectar.Open()
Dim adapter As New MySqlDataAdapter(comando)
adapter.Fill(dados)

Catch ex As Exception
End Try

Return dados
End Function

[ô]esse é um método CRUD usado para inserir atualizar e deletar no banco
[ô]quando instanciar essa classe e chamar esse método, é necessário passar um sql de INSERT, UPDATE ou SELECT.
Public Sub CRUD(ByVal SQL As String)
Try
conectar.Open()
comando.ExecuteNonQuery()
conectar.Close()
Catch ex As Exception
End Try
End Sub
End Class

Não se esqueça de colocar o nome do banco, o usuário desse banco e a senha desse banco na linha caminhoBanco. E se por ventura vc tentar executar sua aplicação em uma máquina cliente, coloque o endereço ip dela e a porta do MySql que por padrão é 3306, tipo assim SERVER=192.168.0.27:3306

6º é necessário que você entenda o conceito de classes, em como elas são instanciadas, ou herdadas, e talecoisa e coisaetale! rsrsrsrs. toda vez que vc cria um novo form, cria junto com ele uma classe também. vamos supor que vc queira criar um formulário de cadastro. nesse form vc coloca um textbox pra nome de pessoa e outro pra telefone desta pessoa. e um botão pra gravar. Quando vc clica duas vezes nesse botão aparece a classe desse form certo? especificamente dentro do evento click deste botão. Daí vc pode fazer a instancia da classe de conexao.

ou seja conn é uma nova instancia da classe Conexao.vb

se a ação desse botão é pra insert, update ou delete a codificação é essa:
conn.CRUD([Ô]INSERT INTO sua_tabela(seus_campos) VALUES(seus_valores)[Ô])

conn.CRUD([Ô]UPDATE sua_tabela SET seu_campo = [ô]seu_valor[ô] WHERE sua_condição[Ô])

conn.CRUD([Ô]DELETE FROM sua_tabela WHERE sua_condição[Ô])

se a ação desse botão é pra select a codificação é essa:
conn.Pesquisar([Ô]SELECT seus_campos FROM sua_tabela WHERE sua_condição[Ô])

no exemplo do form acima a codificação do botão gravar seria essa

conn.CRUD([Ô]INSERT INTO clientes(nome,telefone) VALUES([ô] [Ô] & txt_nome.Text & [Ô] [ô],[ô] [Ô] & txt_telefone & [Ô] [ô])[Ô])

uma ultima dica não menos importante é: atualize a IDE ! rsrsrsrs Já estamos na versão 2015. e tem a versão Community que é gratuita e dá suporte pra desenvolver pra android e IOS na linguagem C#. Sem falar que se eu quizer te mandar um exemplo vc não vai conseguir abrir nessa versão mais antiga.

acesse o site e baixe o Comunity2015
https://www.visualstudio.com/

qualquer coisa estamos aí

Cara,
Vou fazer aqui. Valeu.
Obs.: só não faço hoje porque estou com sinusite e gripado. Não estou com racionio hoje para nada.
Rs...
Página 2 de 2 [15 registro(s)]
Faça seu login para responder