CONTAR REGISTROS ACCESS

ALANTB 24/03/2013 17:35:49
#420970
Olá pessoal,

Estou usando o vb6 com um bd Access e a minha dúvida é a seguinte: tenho uma tabela, tbLista, onde cadastro viagens de passageiros para consultas. Cada viagem é em um dia e hora diferentes.Sendo assim até fechar a lotação de um ônibus, por exemplo, a viagem (codViagem) pode aparecer varias vezes nessa tabela associada a um passageiro(codPessoa).
O que preciso é uma query SQL que leia o codigo da viagem em txtCodViagem e conte na tabela quantos registros já tem, para que seja feito o controle de lotação máxima do veiculo e retorne o número até o momento em um label (lblLotação).

Valeu!!!

JULIANOPAN 24/03/2013 19:49:49
#420973
quais os campos que tem na tabela tblista ?
ALANTB 25/03/2013 01:27:10
#420980
os campos:

codLista; codViagem; codPessoa; codMotivo; codDestino; codParada; horaMarcada; codConfirma.
MARCELO.TREZE 25/03/2013 15:31:44
#421018
select count(codviagem) as total from tabela

para exibir

msgbox RS!total

FFCOUTO 25/03/2013 19:08:19
#421032
Só completando a query que o Marcelo passou, pois sem a clásula Where vai contar todos os registros da tabela.

SELECT COUNT(codViagem) AS total FROM tabela WHERE (codViagem = [Ô] & txtCodViagem & [Ô]);[Ô]

ALANTB 27/03/2013 10:41:37
#421111
olá, estou reativando esse tópico pois tive de fazer umas modificações no meu sistema. E tais modificações me fizeram voltar a essa query que estava em dúvida anteriormente. A questão é a seguinte : com a ajuda do colega FFCOUTO a query faz a contagem que precisava, beleza, só que quando vou limpar formulario dá erro e aponta para linha abaixo da query, veja:

ComandoSQL = [Ô]SELECT COUNT(codViagem) AS total FROM tbLista WHERE tblista.codViagem = [Ô] & txtCodViagem.Text & [Ô];[Ô]
rs.Open ComandoSQL, conn, adOpenStatic [ô]o vb seleciona em amarelo aqui dizendo que tem operador faltando em tblista.codviagem=[ô]

E uma segunda pergunta: como inserir mais um critério nessa query, +- assim:
....WHERE tblista.codViagem = [Ô] & txtCodViagem.Text & AND tblista.codconfirma= 1[Ô] [ô]fiz assim e de outras formas e só dá erro.

é isso ai....valeu..
IRENKO 27/03/2013 11:18:05
#421113
Resposta escolhida
Tente isso:

ComandoSQL = [Ô][Ô]
ComandoSQL = [Ô] SELECT Count(codViagem) AS Total [Ô]
ComandoSQL = mSql + [Ô] From tbLista [Ô]
ComandoSQL = mSql + [Ô] where (((codViagem)=[Ô][Ô][Ô] + txtCodViagem.Text + [Ô][Ô][Ô]) AND ((codconfirma)=1 )) GROUP BY codViagem;[Ô]
ALANTB 27/03/2013 14:20:46
#421120
IRENKO, funcionou beleza aqui, mas tive de fazer um pequeno ajuste e ficou assim:

ComandoSQL = [Ô][Ô]
ComandoSQL = [Ô] SELECT Count(codViagem) AS Total [Ô]
ComandoSQL = ComandoSQL + [Ô] From tbLista [Ô] [ô] aqui tirei mSql e repeti ComandoSql
ComandoSQL = ComandoSQL + [Ô] where (((codViagem)=[Ô] + txtCodViagem.Text + [Ô]) AND ((codconfirma)=1 )) GROUP BY codViagem;[Ô]
[ô] aqui tinha 3 aspas de cada lado de txtCodViagem, deixei só 1 e deu certo...
Valeu por enquanto, vou encerrar e pontuar....
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas