ERRO CAMPO MEMORANDO ACESS NO VB.NET

RENATOTEOTONIO 24/03/2013 19:13:38
#420971
Caros amigos,
estou com problemas para ler um campo memorando (formatado em RTF) do Access 2010 e mostra-lo no VB 2008 via Richtextbox.
Criei um resgistro no banco com negrito e sublinhado, mas ao le-lo pelo vb e carrega-lo no Richtextbox este mostra os caracteres de controle.
Ja estou lendo via propriedade RTF.

Segue arquivo fonte e o banco esta na pasta debug, e para acessa-lo basta mudar a string de conexao que se encontra no modulo mdbanco.

Este problema tem a ver com um projeto no meu trabalho e que esta me travando a uma semana.

Por gentileza, quem puder me ajudar desde ja agradeço muito.

Abraços,
Renato Teotonio
PEGUDO 25/03/2013 08:03:19
#420983
Resposta escolhida
Cara,
Estive olhando seu projeto e reparei de cara que você pega o resultado do formulário que você criou dentro do Access, estou certo?

Se for isso mesmo, o programa está retornando as tags que compõem o formulário do Access também (<div>, <u>, <p>, etc)
Faça um teste:
Mude sua consulta para pegar os dados da tabela [Ô][txt-color=#0000f0]tx_texto_base[/txt-color][Ô] ao invés do [txt-color=#0000f0]TP_ETIQUETA[/txt-color].

Veja se vai retornar as tags ainda e poste o resultado aí.
RENATOTEOTONIO 26/03/2013 10:12:53
#421050
Amigo,
resolvi o problema da seguinte forma:

Um amigo identificou que o campo memorando formatado (rich text) na realidade guarda o texto com formato HTML.
Quando eu criava, pelo ACCESS, um registro com o campo memorando formatado, este era gravado no formato HTML. Ao le-lo pelo VB, este e carregado na forma de string com as tags HTML.
O richtextbox recebe o texto formatado pela propriedade .rtf que espera uma string com tags RTF.
Por isso que o VB dava uma mensagem de [Ô]FORMATO INVALIDO[Ô], pois eu tentava atribuir um texto HTML.
Resolvi este problema adaptando um programinha em VB que achei na internet e que converte HTML em RTF, e ai carrego o richtextbox.

Voce tambem pode utilizar o campo memorando sem formatacao, basta manipula-lo so pelo VB (richtextbox) e grava-lo como texto RTF. Porem ao abrir a tabela pelo Access voce vera o texto e as tags tambem.

Valeu.



Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas