CONTROLE DE LOTE/VALIDADE

FOXMAN 05/08/2010 19:38:30
#349577
Gente, já pesquisei, revirei o pai GOOGLE e outros, mas não encontrei algo satisfatório.

Minha questão é :

Baixar Estoque por Lote/Validade.

Não estou encontrando uma forma mais dinâmica possível para realizar esta baixa.

Temos o seguinte exemplo:

Produto ALCOOL GEL 500ML.

LOTE VALIDADE QTDE
1 01/10/2010 5
23 01/03/2011 3
45 01/07/2011 12


No meu formulário de Pedido, ao sair do campo CODIGO DO PRODUTO, eu exibo um listview com os lotes/validades/quantidades disponível para que o usuário
selecione o lote que irá dar baixa.
Eu penso em fazer algo automático QUANDO O PRODUTO APRESENTAR APENAS UM LOTE COM SALDO, OU O A QUANTIDADE DO LOTE COM A VALIDADE MAIS PRÓXIMA DA DATA ATUAL ATENDER À QUANTIDADE SOLICITADA, exibir o listview mas apenas permitir a confirmação ou voces acham que não precisa exibir tal informação e fazer todo o processo automáticamente, apresentando no pedido impresso os lotes a serem separados(no caso de pedidos). E no caso da Frente de Caixa(AÍ QUE TEM QUE SER MAIS AUTOMÁTICO AINDA) mas não sei qual procedimento tomar.

Vejamos a seguinte situação:

O Repositor/Promotor vai até a gondola e vê que determinado produto está em falta.

Opção 1 :
Faz uma solicitação de reposição, para liberar o produto para a área de vendas.

Opção 2:
O sistema dispara uma solicitação de reposição automaticamente, porém neste caso existe um AGRAVANTE. Imaginemos que um cliente pegou 3 CAIXA DE LEITE(36 unidade) no inicio de suas compras e fica rodando para lá e para cá e restam apenas 2 CAIXAS DE LEITE(24) na gondola.
Para o sistema ainda existe 60 unidades de leite, mas para os clientes apenas 24. O sistema deverá considerar uma quantidade minima para reposição.

Opção 3: Vai nas coxas mesmo, e deixa o controle por conta dos repositores/promotores e eles que se virem com a escolha do lote mais velho, deixando a cargo do sistema apenas ir baixando sempre do lote mais velho e ficar torcendo para que os funcionários utilizem o critério PEPS(PRIMEIRO A ENTRAR, PRIMEIRO SAIR).

Tudo isso até que entrem as etiquetas eletrônicas pois com elas tudo irá ficar mais fácil.

Alguém que desenvolve para Supermercados talvez tenha essa luz......


FFCOUTO 06/08/2010 08:39:06
#349593
FOXMAN,

Eu desenvolvo para uma indústria e apesar do ramo de atividade ser diferente de supermercado eu tive o mesmo problema aqui.

Aqui eu tenho somente uma situação. O pessoal da expedição separa os produtos.

Como eu fiz para resolver:

1. Criei uma tabela para os lotes e validades dos produtos.
2. Quando há um pedido eu não baixo o estoque na hora. Isso só é feito na hora do faturamento, exatamente para evitar a sua situação 2. Vende, mas não tem para entregar.
3. O cálculo é automático. Então eu sempre pego os lotes mais antigos e vou baixando até chegar na quantidade vendida. Cada lote é impresso no pedido de forma destacada para o pessoal da expedição.
Obs.: Aqui eu ainda tenho um agravante, os produtos tem embalagens definidas, tipo 50Kg e o cliente as vezes pede 75 Kg. é lógico que há outros tamanhos daí eu tenho que baixar também pela embalagem.
4. Após a expedição separar os produtos eles devolvem um OK para o faturamento, daí a baixa é efetuada sem pendências de vendas.

Obs.: é claro que deve haver sempre uma conferência pois erros de operação na separação sempre ocorrem o que pode fazer com que os saldos em estoque de cada lote do produto tenha divergências.

Para o seu módulo Frente de Caixas é desenecessário qualquer rotina, uma vez que o cliente já está com o produto, indicando que ele está no estoque e pode ser baixado tranquilamente.

Qualquer dúvida é só falar.
FOXMAN 06/08/2010 09:14:57
#349596
Fabiano, obrigado por sua resposta,
Bem na Frente de Caixa a questão de estoque , já é bem resolvida, eu me refiro a baixa do LOTE/VALIDADE. Mas pelo que vejo vou ter de ir baixando o LOTE mais antigo mesmo.

Havia até cogitado a possibilidade de Etiquetar produtos com um [Ô]NOVO[Ô] código de barras, composto com o codigo + lote, mas acho melhor não.

Fabiano, só me diz uma coisa.

Você colocou no sistema alguma interação com o usuário ??? algum screen informando o lote a baixar ou algo parecido ?????

Ou deixo esse processo silencioso mesmo e mostrando apenas na impressão do pedido ????


Até mais.



FFCOUTO 06/08/2010 10:06:08
#349598
Resposta escolhida
FOX,

Citação:

:Fabiano, só me diz uma coisa.

Você colocou no sistema alguma interação com o usuário ??? algum screen informando o lote a baixar ou algo parecido ?????

Ou deixo esse processo silencioso mesmo e mostrando apenas na impressão do pedido ????



Aqui no meu caso, não há interação com o usuário. Até porque se eu fizer isso eles vão escolher o errado mesmo. Então após uma análise mais profunda optei por determinar o lote que deverá ser retirado no pedido.

Citação:

:Havia até cogitado a possibilidade de Etiquetar produtos com um [Ô]NOVO[Ô] código de barras, composto com o codigo + lote, mas acho melhor não.



é melhor você evitar uma nova etiqueta, tive problemas parecido aqui e foi a pior solução. Chegou-se a ter 4 etiquetas na embalagem dos produtos. Daí depois de muita análise tenho apenas 2 etiquetas. Uma para o produto com o código, lote, e peso da embalagem e 2ª que é uma etiqueta apenas para expedição com o número da nota, pedido, transportador e volume.

Na frente de caixa eu te aconselho e pegar o mais antigo e ir baixando até por que a verificação de lotes nas prateleiras não é sua responsabilidade.

Até mais.
FOXMAN 06/08/2010 12:33:47
#349616
Flw garoto...vou repassar mesmo essa responsabilidade.....

Na baixa do estoque vou pegar o lote mais velho e pronto.

é isso ae....


Thanks.

Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas