CRIAR LOG DE ERROS

USUARIO.EXCLUIDOS 01/06/2007 02:26:32
#219259
Citação:

Mas vou continuar procurando sim, pq com CERTEZA, exite uma forma mais direta de interceptar os erros sem muitas alterações no projeto todo........



Boa sorte, hehehe ...
Quando encontrar não esqueça de disponibilizar, eu procuro ha mais de 10 anos e não encontrei algo melhor do que eu postei ... e olha que procurei bastante.


Edit 1:

Editei o post por que acho que da para ajudar mais, apenas afirmei algo como se fosse o dono da verdade e não expliquei nada; farei isto agora.

A linguagem VB não tem função para erros, ela tem um OBJETO chamado Err.

Este objeto é acionado toda vez que ocorre um erro na linguagem ou quando geramos erro atraves de Err.Raise

Acontece que este objeto é limpo no exato momento que a linha de comando sai da função ou sub onde o erro ocorreu e se perde definitivamente.

Portanto só se pode tratar o erro dentro da função onde ele ocorre e não no form ou módulo ou seja lá o escopo que for, SÓ DENTRO DA FUNÇÃO OU DA SUB senão ja era

A afirmação acima implica no fato de que se o código sair de onde o erro foi gerado ele será apagado então se quiser gravar um log vai ter mesmo que mudar a aplicação como um todo mas ao meu ver isto quer dizer apenas acrescentar uma linha de código a mais la embaixo no label "trataErro" de todas as funções, lamento.

Algo do tipo

TrataErro:
msgbox err.number & " - " & err.description
Call GraveLogErro(Err.Number, Err.Description, User, Date)

Se vc for um cara que está afim de economizar alguns anos de procura leia e entenda estes paragrafos, faça teste sim e caso eu esteja errado (Estudei anos, mas posso me equivocar neh ?) posta ae uma forma de burlar este funcionamento.

Edit 2:

Repensando no assunto depois de anos, imagino que se vc conseguisse de alguma forma modificar o código do objeto Err ele poderia fazer o que vc precisa, a cada erro gravar um log ... mas como fazer isto eu não acredito que esteja disponível código aberto deste componente ou ainda se vale mais a pena reescrever um que escrever uma linha a mais de código por tratamento de erro.
Mas será que vc vai querer mesmo gravar TODOS os erros que houverem no vb ?
Imagine lá um "type mismatch" ou qualquer outro erro besta gerando log, isto ocupa espaço e as vezes começa a derrubar esempenho da aplicação ... principalmente se for gravado em BD.

Coisa para se pensar.
USUARIO.EXCLUIDOS 06/06/2007 08:46:24
#219949
1 semana e nada, vamos subir denovo o tópico para verificar se alguem tem alguma novidade.
Página 2 de 2 [13 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas