CRIAR PROJETO- PARA APRENDER NA PRATICA

FFECHER 12/09/2017 08:25:55
#476458
Bom dia
Apos ler assistir videos inclusive de membros aqui do forum gostaria de iniciar um projeto pequeno apenas para tentar colocar em pratica e descobrir o que eu ainda não sei como resolver em c#.
Minha aspiração e essa
Gostaria de fazer um sistema com banco o localdb do sqlserver para que no termino eu consiga gerar a instalacao do aplicativo sem ter carregar todo sql server junto isso procede ?
Nao achei muitos exemplos de como gerar a instalacao do aplicativo alguem sabe algum local que fale sobre isso ?
no mais as duvidas surgirão no andamento do processo.
Obrigado
Fernando Fecher
KERPLUNK 12/09/2017 08:36:07
#476459
Deploy(instalação) de aplicativo é a última coisa. Sugiro continuar com seus estudos e se preocupar com o deploy mais tarde.
FFECHER 12/09/2017 08:50:41
#476460
Sim grato mas e real a minha ideia de usar localdb para tornar a aplicacao mais portatil ?
KERPLUNK 12/09/2017 09:04:41
#476461
Pode ser, sem problema
GUIMORAES 12/09/2017 09:05:53
#476462
Citação:

:
Sim grato mas e real a minha ideia de usar localdb para tornar a aplicacao mais portatil ?



Utilizar um banco de dados localmente não fará sua aplicação se tornar portável, aliás, o sql server deve estar instalado para que você consiga utilizar.
Agora, se você quer fazer uma aplicação portável, o correto é utilizar um banco de dados que possa ser embarcado, como por exemplo o Firebird.
SPRITU 12/09/2017 09:25:07
#476463
Citação:

:
:
Sim grato mas e real a minha ideia de usar localdb para tornar a aplicacao mais portatil ?

Utilizar um banco de dados localmente não fará sua aplicação se tornar portável, aliás, o sql server deve estar instalado para que você consiga utilizar.
Agora, se você quer fazer uma aplicação portável, o correto é utilizar um banco de dados que possa ser embarcado, como por exemplo o Firebird.


Eu discordo, existem versões do SQL Server que são portateis, .Net SqlServer CE é um deles, antigamente existia o MSDE.
De qualquer forma, apenas com o driver (client nativo) do SQL Server você consegue acessar os arquivos MDF (base de dados).
Mas falando de portabilidade, realmente eu sugiro o SQLite (coisinha fofa meodeus!!)
NICKOSOFT 12/09/2017 10:14:20
#476465
vou falar do meu caso, não uso sqlserver uso o mysql
na inicialização do programa é verificado o banco de dados q esta configurado no programa, seja registro, ini, appseting, se o banco é localizado ok, carrega o programa, se o servidor configurado não é localizado, abre janela pra configurar o servidor, se o servidor esta ok, mas sem o BD, o programa cria o bd
OCELOT 12/09/2017 10:23:41
#476468
Citação:

Eu discordo, existem versões do SQL Server que são portateis, .Net SqlServer CE é um deles, antigamente existia o MSDE.
De qualquer forma, apenas com o driver (client nativo) do SQL Server você consegue acessar os arquivos MDF (base de dados).
Mas falando de portabilidade, realmente eu sugiro o SQLite (coisinha fofa meodeus!!)


Realmente com o SQL Server CE você pode acessar bancos de dados localmente sem precisar do SQL Server inteiro, mas precisa do runtime do SQL Server CE

Agora o driver não permite de forma alguma acessar um arquivo MDF sem ter o SQL Server instalado, alias nem com o SQL Server instalado você acessa direto o arquivo, só o SQL Server acessa o arquivo, o Native Client nada mais é que um termo usado para se referir tanto ao driver ODBC quando ao OLEDB do SQL Server, e estes drivers apenas se conectar ao servidor do SQL Server, é o servidor que faz todo o trabalho de ler o arquivo MDF, inclusive como no citado de usar o LocalDB, ele é um recurso exclusivo do SQL Express, e mesmo ele você não acessa direto o arquivo MDF, ele inicia um novo processo do SQL Server só para acessar o arquivo que você quer, e o seu programa ainda vai se comunicar com ele .

Agora se tratando de portabilidade eu realmente concordo que SQLite é uma das formas mais fáceis de se fazer isso, no geral é só copiar a DLL junto do programa, mas deve-se levar em conta que é um banco muito limitado, dependendo do caso um banco de dados MDB pode ser uma opção melhor, já que você não precisa instalar nada do Windows 7 em diante para poder acessar ele por OLEDB e uma das coisas que não me agrada no SQLite é todas as colunas serem de tipo dinâmico, nada te impede de inserir uma string em uma coluna numérica, então um pequeno erro na ordem dos valores e você acaba inserindo dados na coluna errada.
FFECHER 12/09/2017 11:02:34
#476470
Obrigado pelas dicas ate agora vou fazer no sql tradicional mesmo
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas