VISUAL STUDIO 2017 E A TECNOLOGIA CLICKONCE

ABREU 12/09/2017 10:18:40
#476467
O Visual Studio 2017 não permite publicar aplicações Windows Forms no endereço http://localhost/. Diz que “Não é possível publicar em um ponto de extremidade HTTP a partir do Visual Studio”.

O Assistente de publicação recomenda que se use um ponto de extremidade FPT, ou que se publique o projeto em uma pasta local.

Acontece que se a publicação é feita numa pasta local, é criado um arquivo.exe e não uma página.htm com o link para a instalação e para futuras atualizações do app.

Por outro lado, se a publicação é feita por FTP (ftp://ftp.meusite.com/meuapp), o Assistente informa que “Os componentes para estabelecer comunicação com servidores de FTP não estão instalados”.

Então, como publicar, agora, aplicativos auto atualizáveis com o ClickOnce usando o Assistente de publicação do VS 2017?
KERPLUNK 12/09/2017 14:30:17
#476475
Resposta escolhida
Vamos novamente ao âmago da questão:
O que você entende por [Ô]publicar aplicação[Ô]?
ABREU 13/09/2017 10:37:15
#476498
Caro KERPLUNK,

A definição e abrangência de “Publicar” já foram devidamente consignadas no post anterior pelo nobre colega, de forma clara e objetiva:

“Amigo, ‘publicar’ não quer dizer ‘colocar online para alguém baixar’. Publicação é o ato de instalar uma aplicação Web em um servidor IIS.”

Na minha limitada esfera de conhecimento, nada tenho a acrescentar ou a discordar nesse sentido.

A toda evidência, os conceitos de “Publicar”, “Instalar”, “Implantar”, “Distribuir”, etc., etc., são de natureza eminentemente teórica.

Aliás, ao suscitar a minha dúvida e, humildemente, pedir a orientação da comunidade, eu procurei utilizar a terminologia do próprio Visual Studio ao tratar de um projeto Windows Forms: “Publicar”, “Local da Pasta de Publicação”, etc..

Contudo e com todo respeito devido a todos os membros da VBMania que sempre me ajudaram, ainda não entendi o porque de tamanha insistência nesse assunto que é colocado como sendo o “âmago da questão”.

Não consigo atinar até onde uma discussão acadêmica pode ter o condão de resolver um problema nitidamente prático, qual seja: como eu posso publicar, ou melhor dizendo, como eu posso instalar uma aplicação Windows Forms em um servidor IIS, usando o Visual Studio 2017. Este é o âmago da questão!
KERPLUNK 13/09/2017 11:02:18
#476500
A resposta simples é: Você não pode instalar uma aplicação Windows Forms em um servidor IIS. Para publicar uma aplicação no IIS, ela necessariamente precisa ser uma aplicação Web. é exatamente esse o papel do IIS, ele interpreta aplicações Web. Uma aplicação windows forms, gera um executável que é interpretado diretamente pelo sistema operacional(windows).
ABREU 13/09/2017 13:52:22
#476504
Isso é bem verdade! Eu não posso mais instalar uma aplicação Windows Forms em um servidor IIS e nem no meu website.

O Visual Studio 2017 não permite publicar aplicações Windows Forms no endereço http://localhost/. Diz que “Não é possível publicar em um ponto de extremidade HTTP a partir do Visual Studio”.

Em síntese, estamos assistindo ao funeral dos mais formidáveis recursos da tecnologia ClickOnce, os quais, desde a versão 2.0 da plataforma .NET, me permitiam distribuir as minhas aplicações Windows via Internet, de forma que qualquer cliente que comprasse o meu produto poderia instalá-lo em sua máquina local e atualizá-lo periodicamente a partir de uma página Web.

Por favor, corrija-me se eu estiver errado!
KERPLUNK 13/09/2017 14:42:08
#476509
Tutorial aqui.
ABREU 13/09/2017 18:21:36
#476521
Grato por sua atenção.

Logo que instalei o VS 2017, eu acessei o tutorial indicado, uma vez que como discutido no post anterior, eu estava tendo problemas com o Assistente de publicação do VS 2012.

Ocorre que quando tento publicar um projeto via ClickOnce, insiro um endereço válido de servidor FTP usando o formato indicado na respectiva página. Mas quando mando publicar, recebo o erro [Ô]Os componentes para comunicação com servidores FTP não estão instalados[Ô].

Esse não é um problema particularmente meu. Já consultei diversos fóruns, inclusive da Microsoft, e encontrei muita gente boa fazendo a mesma queixa, mas nenhum dos posts que acessei apresentou uma solução eficaz e definitiva.

Sinceramente, já não sei se é melhor esquecer a possibilidade de atualizações online e voltar para o meu velho e amigo InnoSetup. Mas isso seria assinar um atestado de incapacidade para mim mesmo por não ter conseguido superar um obstáculo.
ABREU 14/09/2017 20:39:21
#476568
[Ô]To be, or not to be, that is the question[Ô].
ABREU 15/09/2017 14:06:59
#476590
A quem interessar possa:

1. Iniciar o Visual Studio Installer 2017;
2. Instalar a Carga de trabalho [Ô]Desenvolvimento de multiplataforma do .NET Core[Ô]; e
3. Inicializar o Visual Studio 2017

São criados os seguintes arquivos na Pasta de Publicação:

1. Application Files (Pasta)
2.installer.htm
3. setup.exe
4.Application Manifest

é simples assim!...
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas