CRIAR RESTRICOES A USUARIOS -VB 2008
Boa Tarde a todos,
Preciso de um exemplo para criar restrições a usuários .
Criei uma tabela de login onde cadastro meus usuários com os campos : id,usuário e senha
Preciso que o usuário administrador tenha permissão total em meu software
e usuários [Ô]comuns[Ô] não tenham acesso a algumas ferramentas como por exemplo alguns botões
pesquisei em alguns forums mas não tive sucesso
Agradeço a paciencia
Preciso de um exemplo para criar restrições a usuários .
Criei uma tabela de login onde cadastro meus usuários com os campos : id,usuário e senha
Preciso que o usuário administrador tenha permissão total em meu software
e usuários [Ô]comuns[Ô] não tenham acesso a algumas ferramentas como por exemplo alguns botões
pesquisei em alguns forums mas não tive sucesso
Agradeço a paciencia
Dê uma estudada sobre o membership provider... é exatamente o que vc quer, e tudo prontinho
o membership provider e muito complexo é não sei se é realmente o que eu quero
li um pouco sobre ele no site da microsoft
tentei executa-lo no meu software e num tive sucesso
mas obrigado pela dica afinal todas são bem vindas e sei que são dadas com boa vontade
já a dica do ALEVALE tentei usar esse exemplo
criei na minha tabela um campo = perfil
e tb no form de add user um combobox para quando cadastrar um user definir se vai ter perfil de adm ow user
coloco o seguinte cod no evento log do meu form home mas não funfa
mando a imagem pra verem
e se alguem tiver mais uma dica agradeço a paciencia
li um pouco sobre ele no site da microsoft
tentei executa-lo no meu software e num tive sucesso
mas obrigado pela dica afinal todas são bem vindas e sei que são dadas com boa vontade
já a dica do ALEVALE tentei usar esse exemplo
criei na minha tabela um campo = perfil
e tb no form de add user um combobox para quando cadastrar um user definir se vai ter perfil de adm ow user
coloco o seguinte cod no evento log do meu form home mas não funfa
mando a imagem pra verem
e se alguem tiver mais uma dica agradeço a paciencia
Crie em seu banco, uma coluna chamada, por exemplo, [Ô]permissoes[Ô] do tipo int (MySql) ou número (Access);
Ao cadastrar o usuário, seu programa (ou você) insere q tipo de permissão o usuário terá: 1 para administrador ou 2 para usuário.
Ao logar, o programa buscará qual tipo de permissão o usuário tem em relação o seu login
Por exemplo:
Januário é administrador e seu login é januadmin e sua senha é janu123, então o programa busca qual a permissão do Januário de acordo com seu cadastro.
Depois que o programa retornou q tipo de permissão Januário tem, você pode criar um Sub que ative ou não os campos, de acordo com a permissão
Por exemplo:
No código você colocaria:
Bom... Praticamente é isso aÃ... Cabe a você criar e inserir os campos que devem ou não serem ativados.
Espero ter ajudado.
Ao cadastrar o usuário, seu programa (ou você) insere q tipo de permissão o usuário terá: 1 para administrador ou 2 para usuário.
Ao logar, o programa buscará qual tipo de permissão o usuário tem em relação o seu login
Por exemplo:
Januário é administrador e seu login é januadmin e sua senha é janu123, então o programa busca qual a permissão do Januário de acordo com seu cadastro.
Depois que o programa retornou q tipo de permissão Januário tem, você pode criar um Sub que ative ou não os campos, de acordo com a permissão
Por exemplo:
Private Sub AtivaCampos(Byval QualPermissao As Integer)
[txt-color=#0000f0]Select Case [/txt-color]QualPermissao
[txt-color=#0000f0]Case[/txt-color] 1
btninserir.Enabled = True
btnExcluir. Enabled = True
[txt-color=#0000f0]Case[/txt-color] 2
btninserir.Enabled = True
btnExcluir. Enabled = True
End Select
End Sub
No código você colocaria:
Dim Permissao As Integer
AtivaCampos(Permissao)
Bom... Praticamente é isso aÃ... Cabe a você criar e inserir os campos que devem ou não serem ativados.
Espero ter ajudado.
Ficou ótimo
muito obrigado por esclarecer minhas duvidas
estou gostando muito do forum, tirando varias ideias para meus projetos
e apredendo bastante claro
Bom aqui encerro o topico
Novamente obrigado !
muito obrigado por esclarecer minhas duvidas
estou gostando muito do forum, tirando varias ideias para meus projetos
e apredendo bastante claro
Bom aqui encerro o topico
Novamente obrigado !