CRIAR USU?RIO COM PERMISSÕES - IDEIAS?

WMR2018 05/11/2017 14:20:50
#477601
Pessoal,

No tenho uma tabela chamada USUÁRIO, onde possui os campos COD, LOGIN, SENHA... até ai tudo bem

Alguém poderia me dar uma ideia de como fazer para cada usuário ter permissões distintas

ou seja, quando acessar o usuario JOAO, ele nao ter acesso a certos forms

Queria uma forma que quando abrisse cada form, ele consultasse o nivel do usurio.. porem nao sei ao certo, como fazer uma tabela de permissões e vincular ela ao usuario
MRSILVA 05/11/2017 15:23:51
#477602
Olá.
Sugestão:

Crie mais duas tabelas uma para cadastrar os Formulários onde cada formulário terá um código único (Id) que será a chave primária e mais uma tabela que terá chaves primarias compostas do código do usuário e o código do formulário.

Talvez a primeira tabela não seja necessário.

Toda vez que usuário solicitar a abertura de um formulário você verifica na segunda tabela criada se existe um registro com código do usuário e o código do formulário, se existir você abre o formulário, da para implementar varias permissões através da segunda tabela criando mais campos para isso.

Os formulários existe uma propriedade que se chama Tag que você pode utilizar para criar um código único para cada formulário, onde você pode colocar o mesmo código que você vai colocar na tabela de cadastro de formulário, não é necessário fazer dessa forma mais é uma sugestão para ficar mais organizado ou fazer algumas verificações via código.

WMR2018 05/11/2017 15:50:36
#477603
No caso que eu queira dar permissões ao usuario para fazer algumas coisas apenas no formulario... tipo, pode Incluir, mais nao pode excluir
MRSILVA 05/11/2017 20:13:19
#477604
Olá.

Citação:

da para implementar varias permissões através da segunda tabela



Você pode nessa tabela criar campos (colunas) boleanos exemplo:

podeExclur, podeAdicionar, podeAlterar ... etc.

Ou seja, terá todas as informações que o usuário pode fazer no formulário.

Exemplo: Antes de abrir o formulário você verifica via código as permissões do usuário, se ele não puder incluir pode desabilitar o botão gravar, se ele não puder excluir você desabilita o botão excluir assim por diante, isso foi só um exemplo da para fazer sem precisar desabilitar os botões.


SIRIOUS 05/11/2017 21:01:11
#477605
Por que vc simplesmente não cria senhas de acesso? Tipo: tenho um sistema onde o usuário pode abrir qualquer form de consultas. Todavia, para abrir forms de exclusão/alteração/novo registro, ao tentar abrir um desses forms, uma senha de acesso será solicitada. Acho que simplifica o project...
MILTONSILVA94 14/11/2017 21:34:20
#477857
Citação:

:
Olá.
Sugestão:

Crie mais duas tabelas uma para cadastrar os Formulários onde cada formulário terá um código único (Id) que será a chave primária e mais uma tabela que terá chaves primarias compostas do código do usuário e o código do formulário.

Talvez a primeira tabela não seja necessário.

Toda vez que usuário solicitar a abertura de um formulário você verifica na segunda tabela criada se existe um registro com código do usuário e o código do formulário, se existir você abre o formulário, da para implementar varias permissões através da segunda tabela criando mais campos para isso.

Os formulários existe uma propriedade que se chama Tag que você pode utilizar para criar um código único para cada formulário, onde você pode colocar o mesmo código que você vai colocar na tabela de cadastro de formulário, não é necessário fazer dessa forma mais é uma sugestão para ficar mais organizado ou fazer algumas verificações via código.



Tópico interessante.
JCM0867 18/11/2017 12:04:44
#477964
Fiz assim, funciona 100%
Uma tabela de usuários com as permissões de todos os forms do sistema.
A cada duplo clique ele muda a cor (azul acesso completo, Vermelho acesso somente leitura, cinza sem acesso).
No banco ele substitui a cor por 1, 2 ou 3 respectivamente.
Na entrada pelo login ele verifica os acessos e habilita ou desabilita menus, Forms e ações.
O botão branco da uma das 3 cores para todo o grupo
FOXMAN 18/11/2017 16:49:09
#477965
WMR2018 29/11/2017 21:30:19
#478152
Citação:

:
Veja se te ajuda.....

http://vbmania.com.br/index.php?modulo=detalhe&id=8890



Layout interessante, pena que é no VB 2010... estou usando VB6 [Ô]ainda[Ô]
ALVAROVB2009 30/11/2017 00:01:10
#478158
Resposta escolhida
Na realidade são 3 tabelas

1ª Cadastro do usuário
2ª Cadastro de funções de todos os formulários e menus
3ª A junção do código do usuário e código da função, é nessa tabela que vc fara a pesquisa, se encontrar tem acesso, caso não tire o acesso
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas