CRYSTAL REPORTS EM FORMULARIO MDI, AJUDA!
Pessoal Bom dia,
Meu problema é o seguinte:
Tenho uma aplicação desenvolvida em VB 6, usando Firebird e Crystal Reports 8.5 (migrado da versão 4.6).
Esta aplicação quando necessário exibe os relatórios feitos em Crystal dentro do seu formulário MDI principal (só tenho apenas 1 form MDI no sistema), modo preview.
Os relatórios não estão vinculados ao projeto VBP, eu os referencio a cada chamada de preview ou print (os arquivos .rpt ficam em uma pasta separada do projeto).
Quando a geração e exibição do relatório até agora está tudo perfeito.
Agora o problema é quando no momento em que é gerado o relatório em tela (preview) ele abre dentro do formulário MDI corretamente, mais se nesse momento.. em que o preview toma toda a área do formulário MDI (maximizado) o usuário clica em algum outro lugar (menu, toolbar, botões na tela) que seja necessário a abertura de outro Form, o formulário MDI fica perdido, deixando todas as janelas filhas do MDI com o tipo Cascade (Cascata) e estraga a estética do sistema, gerando até um certo desconforto para o usuário menos experiênte deixando ele sem saber o que fazer.
Espero uma dica, ajuda, ou qq coisa!
Obrigado
Meu problema é o seguinte:
Tenho uma aplicação desenvolvida em VB 6, usando Firebird e Crystal Reports 8.5 (migrado da versão 4.6).
Esta aplicação quando necessário exibe os relatórios feitos em Crystal dentro do seu formulário MDI principal (só tenho apenas 1 form MDI no sistema), modo preview.
Os relatórios não estão vinculados ao projeto VBP, eu os referencio a cada chamada de preview ou print (os arquivos .rpt ficam em uma pasta separada do projeto).
Quando a geração e exibição do relatório até agora está tudo perfeito.
Agora o problema é quando no momento em que é gerado o relatório em tela (preview) ele abre dentro do formulário MDI corretamente, mais se nesse momento.. em que o preview toma toda a área do formulário MDI (maximizado) o usuário clica em algum outro lugar (menu, toolbar, botões na tela) que seja necessário a abertura de outro Form, o formulário MDI fica perdido, deixando todas as janelas filhas do MDI com o tipo Cascade (Cascata) e estraga a estética do sistema, gerando até um certo desconforto para o usuário menos experiênte deixando ele sem saber o que fazer.
Espero uma dica, ajuda, ou qq coisa!
Obrigado
Lucker,
Eu uso VB com MDI e quando dou um PREVIEW no meu RPT (tambem um arquivo externo), eu uso a tele cheia para mostrar o RPT ou seja, fica soh o rel na tela dai o cara pode olhar, imprimir ou fechar.
Tem também o LINK abaixo da Crystal que tem exemplos de RPTs com MDI.
--------------------------------------------------------------------
Para usuários de Crystal Reports 8, 8.5 9
Exemplos de Projetos em VB6 do site da Crystal Reports
http://support.businessobjects.com/communityCS/TechnicalPapers/apps_rdc.pdf.asp
Clicar no link acima e abrir o PDF com diversos links internos para
exemplos em VB6 de acordo com suas necessidades.
At,
Eu uso VB com MDI e quando dou um PREVIEW no meu RPT (tambem um arquivo externo), eu uso a tele cheia para mostrar o RPT ou seja, fica soh o rel na tela dai o cara pode olhar, imprimir ou fechar.
Tem também o LINK abaixo da Crystal que tem exemplos de RPTs com MDI.
--------------------------------------------------------------------
Para usuários de Crystal Reports 8, 8.5 9
Exemplos de Projetos em VB6 do site da Crystal Reports
http://support.businessobjects.com/communityCS/TechnicalPapers/apps_rdc.pdf.asp
Clicar no link acima e abrir o PDF com diversos links internos para
exemplos em VB6 de acordo com suas necessidades.
At,
Valeu Roberto... mais ainda não achei o que preciso!
Obrigado
Obrigado
se vc colocar ao abrir o relatório o mid enabled=false e ao fechar o relatório enabled=True.
deve funcionar pois o seu relatório está emcima de um outro formulário preview.
deve funcionar pois o seu relatório está emcima de um outro formulário preview.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas