DÊVIDAS PARA INICIAR NO VB.NET

LAMPIAO 26/07/2015 15:40:17
#449244
Se vai começar do zero no .Net, comece usando as ferramentas mais recentes, as melhorias na IDE são grandes, quando realmente se faz o bom uso dela, ou seja, quando realmente se usa grande parte dos recursos disponível na IDE.

O framework também, quanto mais recente melhor, apenas uma resalva, se pretendes que sua aplicação funcione no Windows XP, então nesse caso, você estará restrito a no máximo a versão 4.0 do framework, aplicações feitas com framework acima da versão 4.0 não funciona no XP.

O banco de dados também, sempre use a versão mais recente, pra que se amarrar em algo que já tem mais de cinco anos, a menos é claro que seu alvo seja rodar em computadores antigos, com sistema operacional antigo.

Pra finalizar, não traga nada do seu conhecimento em vb6 pra aplicar no .Net, me refiro ao modo como programava no vb6, se quiser fazer direito no .Net, pesquise muito e leia muito.

Como linguagem eu te sugiro o C#, pois te abrirá outras oportunidades para criar aplicações com muito mais facilidade para outras plataformas,, fica ai a dica.

As dúvidas no seu primeiro post, mostra que você não leu o suficiente, e se leu não entendeu, por isso é importante a pesquisa, muita pesquisa.

Há muito material na internet, é só pesquisar, infelizmente muita coisa boa você vai encontrar em inglês, então mais uma oportunidade de aprimorar o seu inglês.

Como dica, deixo o Visual Studio Community 2015 e voçê pode intalar via nuget o Visual Studio Installer, que serve pra você criar o pacote de instalação de uma aplicação desktop.

Abraços


KERPLUNK 26/07/2015 18:25:28
#449248
WOLFFIRE, o processo é mais ou menos assim:
- Você escreve seu programa em alguma linguagem suportada do .NET Framework(C#, VB.NET, F#...)
- Para cadas linguagem dessas, existe um compilador específico, que transforma o código que você escreveu em IL(intermediate language)
- À partir do objeto compilado em IL, existe um outro compilador que enfim transforma sua aplicação em executável

O caso é, que o compilador (VB.NET -> IL), não estava tão avançado quanto o do C# por um bom tempo. Por isso, muita coisa que se fazia com o C# não era possível de ser feito com o VB.NET. Na verdade, existe uma [Ô]lenda[Ô] de que o VB, não é bem o foco de atenção para o .NET Framework, e que tudo é feito pensando no C# mesmo. Mas reforçando, é lenda. O caso é que a sintaxe basic, não é muito maleável quando se trata de algumas coisas mais complexas, por isso, eles tem que adaptá-la conforme necessário. Em certo ponto, a equipe que desenvolvia o compilador VB->IL, acabou [Ô]acertando o passo[Ô] com o que o C# fazia e por isso dizem que estão compatíveis em recursos.

Eu pessoalmente prefiro o C# para desenvolver. Acho a sintaxe muito mais intuitiva e simples do que o VB, mas gosto é gosto
JCM0867 26/07/2015 20:41:43
#449250
Tem alguma coisa errada,
Se coloco Release ele não cria o arquivo de debug
Se eu coloco Debug ele não cria o arquivo em release mesmo dando buil solution
Ou sempre tem que ficar selecionando ou um ou outro?
MESTRE 27/07/2015 07:28:22
#449253
Tem tanta diferença distribuir pelo bin/debug e pelo release?

Sempre distribui a versão dentro da pasta bin/debug, porque desde sempre do VS 2008 via que o projeto ficava na pasta bin/debug, e meus professores sempre falavam [Ô]o projeto fica na pasta bin/debug[Ô] kkk..

vivendo e aprendendo a cada dia mais, interessante
LEANDROVIP 27/07/2015 12:00:19
#449259
Citação:

:
Tem alguma coisa errada,
Se coloco Release ele não cria o arquivo de debug
Se eu coloco Debug ele não cria o arquivo em release mesmo dando buil solution
Ou sempre tem que ficar selecionando ou um ou outro?



Eu sempre seleciono um ou outro quando vou compilar! Se for Debug gera na pasta bin\Debug, se Release, bin\Release

[]'s
PROVIDER 27/07/2015 12:15:55
#449261
Bom dia, amigos...

Começarei do [Ô]zero[Ô], porém é lógico que alguns vícios de programação interfiram nesta nova etapa...

E pelo que observei, vejo o C# como uma linguagem muito boa...

Decidi que além do VB NET...C# será tb uma nova aquisição de aprendizado.

Agradeço imensamente as postagens de auxílio.

Marcelo Zapia (Provider)
JCM0867 27/07/2015 17:04:54
#449285
LEANDROBTOS

agora deu certo,
na verdade eu tinha removido o icone [Ô]Solution Configuration[Ô] da IDE que facilita selecionar Debug ou Release,
Estava achando que tinha sempre que ir no Menu Build e fazer as configurações, que seria um saco.

Ultima dúvida
O arquivo Debug é levemente maior que o release, é assim mesmo por causa das otimizações do release?

Grato
NICKOSOFT 27/07/2015 17:09:10
#449287
sim por causa das otimizações tanto de espaço, como tempo de execução......
JCM0867 27/07/2015 18:33:17
#449291
Grato a todos, já estou colocando o executável correto (release) nos clientes.
4 anos para descobrir que estava usando o executável errado. Mas é isso aí, sempre tem algo a aprender.

[txt-color=#0000f0]Fiz a execução de dois processos para testar:

Processo 1:
Debug: 3,8 segundos
Release: 3,3 segundos

Processo 2 (gerar um relatório)
Debug: 31,6 segundos
Release: 25,5 segundos

Um aumento de desempenho de 15 a 20% [/txt-color]


NICKOSOFT 28/07/2015 04:28:08
#449296
o detalhe, nada impede de compilar em release durante o desenvolvimento, mas vc fica sem os breakpoints, apanhei pra me tocar disso uma vez q ja estava corrigindo pequenas solicitacoes e o codigo nao parava por nada mais.....
Página 2 de 3 [22 registro(s)]
Faça seu login para responder