DE VB6 PARA VB.NET - CONEXAO, MSFLEXGRID RECORDSET

DARTAGNAN 20/08/2014 17:29:02
#440623
Boa tarde Vbmaniacos,

Estou tentando aprender vb.net depois de tanto tempo, e esta dificil desapegar do vb6 rsrs

Conexao:
no vb6 usava ADODB para fazer conexoes acess por exemplo, em vb.net qual seria a melhor opção?

nao gosto de usar controle onde vincula a conexao(ex: data) , minhas conexao era tudo feita por codigos ex:



Public conexaoAduana As New ADODB.Connection
---
Public Sub AbrirConexaoAduana()

If conexaoAduana.State = 0 Then

conexaoAduana.ConnectionString = [Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;[Ô] & _
[Ô]Data Source=[Ô] & CAMINHO


conexaoAduana.Open

Else


End If

[Ô]a variavel CAMINHO é preenchido por um codigo onde ler um arquivo.ini[Ô]
End Sub


e para puxar dados de uma tabela, usava tambem o ADODB

dim rsPuxarDados as new adodb.recordset

strSQL=[Ô]select * from tabela[Ô]

set rspuxarDados = conexaoAduana.execute(strSQL)

if rsPuxarDados.eof then
else
end if

set rsPuxarDados = nothing



Como que é o novo pensamento/maneira em relacao as conexoes e puxar dados no vb.net?


MsFlexgrid,
O msflexgrid do vb6 dava para se fazer milagres com ele, ate juntar um textbox e fazer ele ser editavel era possivel, ou seja
eu n precisava manter nenhum source nele vinculado, ou só preencher usando tabelas de banco de dados...

no vb.net, pelo pouco que vi, ta sempre um source vinculado, ou para preencher, ele pega todos campos do tabela e faz copia da tabela no grid

Qual melhor grid para se usar no vb.net, e que da a liberdade que o msflexgrid dava?

onde eu possa exemplo: Grid.Additem =[Ô]bla bla[Ô]
Grid.textmatrix(linha,coluna)=[Ô]blabla 2[Ô]
juntar varias consultas SQL em uma só e depois jogar no grid....



Desculpe o topico grande, ou se nao expressei direito, estou penando nesse inicio de vb.net, é dificil esquecer o vb6..


Obrigado

OMAR2011 20/08/2014 18:28:58
#440625
Esquece tudo isso e comece somente com o net.
Aqui no site tem muito material para começar.
Site do macoratti.
Site de busca, como google.
Se alguém escrever que pode fazer isto do vb6 com o vbnet sai fora.
é muito diferente e vai dar uma verdadeira dor de cabeça.
FILMAN 20/08/2014 19:32:55
#440628
Cara de fato é realmente difícil mudar de um conceito para outro mesmo que a sintaxe da linguagem seja basicamente igual.

Nesse caso esquece vb6 em termos de conexão ao banco e consultas nas respectivas tabelas de seu sistema, portanto pesquise no Google, pois encontrará tudo o que precisa!

http://www.macoratti.net/12/11/vbn_acc2.htm
http://www.youtube.com/watch?v=pMfQxNszBHs
http://www.aprendaefaca.com/site/2011/12/rotina-de-conexao-com-vb-net-e-banco-de-dados-access-com-diversas-strings-de-conexao/
http://www.aprendaefaca.com/site/2010/10/conexo-simples-com-banco-de-dados-access-em-vb-net-usando-ado-com-componente-oledb/

vai encontrar de várias maneiras a sua comunicação com o banco e o .NET, após entendido como funciona você conseguirá fazer com mais facilidade.

Espero ter ajudado
NILSONTRES 20/08/2014 20:15:59
#440631
Resposta escolhida
Compartilho com vc a ideia de não vincular controles para carregar dados, principalmente com o datagridview, que é o que
vc quer substituir em relação ao msflexgrid. Já fiz inumeros testes carregando controles vinculados, e a perda de desempenho é ridicula em comparação com
os recursos que vc perdi.
Muitos vão ser contra, mas eu nunca me convenci disso.
Procure sobre ado.net
FOXMAN 20/08/2014 21:29:43
#440632
Citação:

:
Boa tarde Vbmaniacos,

Estou tentando aprender vb.net depois de tanto tempo, e esta dificil desapegar do vb6 rsrs

Conexao:
no vb6 usava ADODB para fazer conexoes acess por exemplo, em vb.net qual seria a melhor opção?

nao gosto de usar controle onde vincula a conexao(ex: data) , minhas conexao era tudo feita por codigos ex:



Public conexaoAduana As New ADODB.Connection
---
Public Sub AbrirConexaoAduana()

If conexaoAduana.State = 0 Then

conexaoAduana.ConnectionString = [Ô]Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;[Ô] & _
[Ô]Data Source=[Ô] & CAMINHO


conexaoAduana.Open

Else


End If

[Ô]a variavel CAMINHO é preenchido por um codigo onde ler um arquivo.ini[Ô]
End Sub


e para puxar dados de uma tabela, usava tambem o ADODB

dim rsPuxarDados as new adodb.recordset

strSQL=[Ô]select * from tabela[Ô]

set rspuxarDados = conexaoAduana.execute(strSQL)

if rsPuxarDados.eof then
else
end if

set rsPuxarDados = nothing



Como que é o novo pensamento/maneira em relacao as conexoes e puxar dados no vb.net?


MsFlexgrid,
O msflexgrid do vb6 dava para se fazer milagres com ele, ate juntar um textbox e fazer ele ser editavel era possivel, ou seja
eu n precisava manter nenhum source nele vinculado, ou só preencher usando tabelas de banco de dados...

no vb.net, pelo pouco que vi, ta sempre um source vinculado, ou para preencher, ele pega todos campos do tabela e faz copia da tabela no grid

Qual melhor grid para se usar no vb.net, e que da a liberdade que o msflexgrid dava?

onde eu possa exemplo: Grid.Additem =[Ô]bla bla[Ô]
Grid.textmatrix(linha,coluna)=[Ô]blabla 2[Ô]
juntar varias consultas SQL em uma só e depois jogar no grid....



Desculpe o topico grande, ou se nao expressei direito, estou penando nesse inicio de vb.net, é dificil esquecer o vb6..


Obrigado




Amigo, como muitos já disseram ESQUEÇA O VB6(esqueça tudo)

Não entendi muito com relação a sua duvida com msflexgrid(sobre os contreles com source? ). Mas se vc fazia milagre com ele no vb6, pode ter certeza que com os componentes do .net vc vai ser BEATIFICADO.

Mas o primeiro passo é esquecer realmente o vb6.


NILSONTRES 22/08/2014 08:30:55
#440647
Citação:

Mas se vc fazia milagre com ele no vb6, pode ter certeza que com os componentes do .net vc vai ser BEATIFICADO.


Grande Fox !, como sempre resumindo muito bem, disse tudo.
DARTAGNAN 22/08/2014 16:47:34
#440654
Obrigado pessoal pelas respostas, estou lendo sobre o ado.net
espero em breve comecar a fazer milagres no datagridview assim como faco com o msflexgrid..
mas mudou muito rsrsrs

preciso fazer que nem voces postaram, esquecer o vb6

vlw a todos
Fechando o topico
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas