DESIGNER RELATÓRIO EM TEMPO DE EXECU?ÃO
Alguém teria alguma solução para a seguinte questão?
O Meu cliente precisa de uma fabrica de relatórios, ou seja um componente onde ele mesmo pode criar, excluir e modificar em tempo de execução, esse componente seria integrado na minha aplicação!
O Meu cliente precisa de uma fabrica de relatórios, ou seja um componente onde ele mesmo pode criar, excluir e modificar em tempo de execução, esse componente seria integrado na minha aplicação!
Acredito que só com componentes pagos, se não me engano a maioria das grandes empresas que fazem componentes pro .Net possuem um sistema de relatório que inclui suporte a um designer feito para ser usado pelo usuário final.
Eu daria uma pesquisada nos componentes da DevExpress, Telerik, ComponentOne
Porém já fique claro isso, são todos componentes pagos e não são o que se pode chamar de [Ô]barato[Ô].
Eu daria uma pesquisada nos componentes da DevExpress, Telerik, ComponentOne
Porém já fique claro isso, são todos componentes pagos e não são o que se pode chamar de [Ô]barato[Ô].
Dificilmente o cliente se adapta a essas ferramentas, por isso o pouco interesse, a maioria não consegue nem editar um produto, imagina bolar relatórios, é claro tudo é possivel, desde que o cliente realmente se empenhe a fazer e pagar por isso.
Resolvi algumas questões dessas com clientes personalizados meus.
Tipo, geralmente os relatorios são recuperados de uma unica base, e normalmente de uma unica gama de tabelas. O que muda nem é teanto os campos na busca
mas sim os que devem aparecer, então crio varis relatórios com os seus tipos de buscas e com os campos que deven ser visualizados.
Exemplo:Relatório de clientes.
Tipo Sql=1 e Modelo de Visualização(Campos)=A
Modela A, Possue os campos(Nome,End,Tel)
Modela B, Possue os campos(Nome,End,Tel,CPF,CNPJ)
Então o Usuario seleiona o Tipo Sql e o Modelo.
Cada caso é um caso, Mas é só uma dica.
Resolvi algumas questões dessas com clientes personalizados meus.
Tipo, geralmente os relatorios são recuperados de uma unica base, e normalmente de uma unica gama de tabelas. O que muda nem é teanto os campos na busca
mas sim os que devem aparecer, então crio varis relatórios com os seus tipos de buscas e com os campos que deven ser visualizados.
Exemplo:Relatório de clientes.
Tipo Sql=1 e Modelo de Visualização(Campos)=A
Modela A, Possue os campos(Nome,End,Tel)
Modela B, Possue os campos(Nome,End,Tel,CPF,CNPJ)
Então o Usuario seleiona o Tipo Sql e o Modelo.
Cada caso é um caso, Mas é só uma dica.
Numa outra empresa que eu trabalhava criamos um gerador de relatório que facilita muito, massssss..........o cliente tem que conhecer o banco de dados, saber seus relacionamentos, conhecer todas as tabelas.
Resultado disso, o cliente não sabe se quer tirar um relatório com Código e Nome do Funcionário e quando precisava de algum relatório pessoal do suporte criava e exportava o Layout para o cliente.
Resultado disso, o cliente não sabe se quer tirar um relatório com Código e Nome do Funcionário e quando precisava de algum relatório pessoal do suporte criava e exportava o Layout para o cliente.
Relatóriossss, relatóriosssssss muitos relatórios, ter ou não ter, eis questão.....
Trabalho da seguinte maneira.
Passo para meus clientes no momento da venda do sistema , quais relatórios Default o sistema possui.
Solicito a ele Relatórios que por ventura não esteja na relação Default.
Existe análise para determinar se o relatório solicitado será utilizado por mais clientes no sistema. Caso positivo é implementado o novo relatório no sistema gratuitamente . Caso seja algo muito especÃfico e de pouco uso pelos demais clientes, o mesmo será cobrado.
Nunca iremos atender 100% a todos os clientes quando o quesito for Relatórios.
Trabalho da seguinte maneira.
Passo para meus clientes no momento da venda do sistema , quais relatórios Default o sistema possui.
Solicito a ele Relatórios que por ventura não esteja na relação Default.
Existe análise para determinar se o relatório solicitado será utilizado por mais clientes no sistema. Caso positivo é implementado o novo relatório no sistema gratuitamente . Caso seja algo muito especÃfico e de pouco uso pelos demais clientes, o mesmo será cobrado.
Nunca iremos atender 100% a todos os clientes quando o quesito for Relatórios.
Fox,
Trabalho pelo mesmo caminho, esses que personalizei são clientes realmente diferenciados.
Trabalho pelo mesmo caminho, esses que personalizei são clientes realmente diferenciados.
Muito obrigado pessoal!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas