DESIGNER RELATÓRIO EM TEMPO DE EXECU?ÃO

TALISOF 06/02/2015 09:58:16
#444346
Alguém teria alguma solução para a seguinte questão?

O Meu cliente precisa de uma fabrica de relatórios, ou seja um componente onde ele mesmo pode criar, excluir e modificar em tempo de execução, esse componente seria integrado na minha aplicação!

OCELOT 06/02/2015 14:46:44
#444351
Resposta escolhida
Acredito que só com componentes pagos, se não me engano a maioria das grandes empresas que fazem componentes pro .Net possuem um sistema de relatório que inclui suporte a um designer feito para ser usado pelo usuário final.

Eu daria uma pesquisada nos componentes da DevExpress, Telerik, ComponentOne

Porém já fique claro isso, são todos componentes pagos e não são o que se pode chamar de [Ô]barato[Ô].
NILSONTRES 06/02/2015 15:04:06
#444352
Dificilmente o cliente se adapta a essas ferramentas, por isso o pouco interesse, a maioria não consegue nem editar um produto, imagina bolar relatórios, é claro tudo é possivel, desde que o cliente realmente se empenhe a fazer e pagar por isso.
Resolvi algumas questões dessas com clientes personalizados meus.
Tipo, geralmente os relatorios são recuperados de uma unica base, e normalmente de uma unica gama de tabelas. O que muda nem é teanto os campos na busca
mas sim os que devem aparecer, então crio varis relatórios com os seus tipos de buscas e com os campos que deven ser visualizados.
Exemplo:Relatório de clientes.
Tipo Sql=1 e Modelo de Visualização(Campos)=A
Modela A, Possue os campos(Nome,End,Tel)
Modela B, Possue os campos(Nome,End,Tel,CPF,CNPJ)
Então o Usuario seleiona o Tipo Sql e o Modelo.

Cada caso é um caso, Mas é só uma dica.
F001E 06/02/2015 15:38:32
#444353
Numa outra empresa que eu trabalhava criamos um gerador de relatório que facilita muito, massssss..........o cliente tem que conhecer o banco de dados, saber seus relacionamentos, conhecer todas as tabelas.
Resultado disso, o cliente não sabe se quer tirar um relatório com Código e Nome do Funcionário e quando precisava de algum relatório pessoal do suporte criava e exportava o Layout para o cliente.
FOXMAN 06/02/2015 17:00:04
#444354
Relatóriossss, relatóriosssssss muitos relatórios, ter ou não ter, eis questão.....
Trabalho da seguinte maneira.

Passo para meus clientes no momento da venda do sistema , quais relatórios Default o sistema possui.
Solicito a ele Relatórios que por ventura não esteja na relação Default.
Existe análise para determinar se o relatório solicitado será utilizado por mais clientes no sistema. Caso positivo é implementado o novo relatório no sistema gratuitamente . Caso seja algo muito específico e de pouco uso pelos demais clientes, o mesmo será cobrado.

Nunca iremos atender 100% a todos os clientes quando o quesito for Relatórios.
NILSONTRES 06/02/2015 18:44:58
#444355
Fox,
Trabalho pelo mesmo caminho, esses que personalizei são clientes realmente diferenciados.
TALISOF 12/02/2015 21:51:17
#444487
Muito obrigado pessoal!
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas