DUVIDA GESTAO FINANCEIRA

FBGSYSTEMS 03/02/2017 16:19:02
#471332
Galera, tenho uma dúvida que vocês já devem ter passado nisso. Não é relativo a programação nem banco de dados etc.

Vamos ao assunto.
Qual a maneira correta de uma empresa gerenciar adiantamento de boletos/cheques etc?

Exemplo:
Tenho um boleto de R$ 100,00 para receber do meu cliente em 15/03/17
Porém hoje eu troco ele com o banco e ele me adianta R$ 80,00 deste boleto e cobra R$ 20,00 de taxa.

Até ai o correto é cadastrar uma despesa de R$ 20,00 como taxa ou algo assim e R$ 80,00 de emprestimo realizado como receita.

Ai quando chegar o dia 15/03/17 eu tenho que monitorar o pagamento deste boleto para que o banco não me cobre este valor caso o cliente não pague. Quando ele pagar, eu cadastro uma despesa de R$ 100,00 para que o 100,00 que entraria [Ô]saia[Ô].

Ate ai acho que estou pensando certo. Mas estamos falando de um boleto.

Alguem sabe como isso é feito ? Preciso desenvolver algo no meu sistema que melhore isto.
LLAIA 03/02/2017 17:39:29
#471344
Esse título não passou a valer 80,00 não ?
FBGSYSTEMS 03/02/2017 18:11:00
#471351
Na verdade o título ainda vale 100,00. Que é o valor que o cliente deve pra mim.
Os 80,00 foi o banco que me emprestou. Afinal se o cliente nao pagar, o banco desconta de mim novamente.

Não sei se estou raciocinando errado ou complicando demais as coisas. Sei que nao posso baixar meu financeiro pois ai posso esquecer de cobrar meu cliente e monitorar o pagto do titulo.
W8.LISBOA 03/02/2017 18:12:15
#471352
Caro FBGSYSTEMS,

Adaptando os princípios contábeis para o seu caso, levando em consideração que o titulo seja no valor de R$ 100,00 você deve realizar o lançamento da seguinte forma:

R$ 100,00 como receita (+)
R$ 20,00 como despesa (-)
Ficando com saldo final de R$ 80,00.

Não vejo a necessidade de você [Ô]monitorar[Ô] o recebimento pelo banco, visto que você já passou essa responsabilidade para o mesmo.
FBGSYSTEMS 03/02/2017 18:21:37
#471353
W8-LISBOa, mas se o cliente nao pagar o boleto o banco não me cobra isso? Vejo que isso pode ser um problema em caso de empresas que infelizmente só trabalham desta forma(trocando boletos).
SINCLAIR 04/02/2017 08:46:23
#471368
Colega FBGSYSTEMS,

Eu, particularmente, trabalho com eventos para as contas.

Juros é um evento que vai aumentar o valor.
Descontos são outro evento.
Renegociação de valor é outro evento.
Negociar o boleto com o banco (famoso [Ô]desconto de títulos[Ô]) é outro evento.
Podem existir [Ô]n[Ô] eventos.

E precisa ter o portador, ou seja, com quem o boleto se encontra no momento.

Tanto os eventos quanto o portador podem mudar durante a vida da conta, por isto eu coloco estes eventos em um Grid.

Tudo de bom.
KERPLUNK 04/02/2017 22:01:49
#471385
Não sabia que tinha bancos que fazem isso. é praticamente uma [Ô]hipoteca para títulos[Ô]. Teria que consultar algum advogado, acho que essa prática é ilegal, mas posso estar engando.
W8.LISBOA 05/02/2017 11:29:18
#471391
Citação:

:
Não sabia que tinha bancos que fazem isso. é praticamente uma [Ô]hipoteca para títulos[Ô]. Teria que consultar algum advogado, acho que essa prática é ilegal, mas posso estar engando.



KERPLUNK é legal sim, principalmente por factoring, a minha duvida era quanto a responsabilidade do titulo, visto que você já [Ô]passou[Ô] ao banco ou factoring, não teria mais em que se preocupar, no entanto, lendo sobre o assunto a responsabilidade continua sendo do beneficiário, caso o cliente não pague, o valor tem que ser pago pelo credor.
FBGSYSTEMS 06/02/2017 09:50:54
#471399
Entao galera ainda nao cheguei a uma conclusão de como gerenciar isso.

SINCLAIR, nao sei se entendi bem como vc faz isso.
MOUSER 06/02/2017 11:00:29
#471403
Citação:

Galera, tenho uma dúvida que vocês já devem ter passado nisso. Não é relativo a programação nem banco de dados etc.

Vamos ao assunto.
Qual a maneira correta de uma empresa gerenciar adiantamento de boletos/cheques etc?

Exemplo:
Tenho um boleto de R$ 100,00 para receber do meu cliente em 15/03/17
Porém hoje eu troco ele com o banco e ele me adianta R$ 80,00 deste boleto e cobra R$ 20,00 de taxa.

Até ai o correto é cadastrar uma despesa de R$ 20,00 como taxa ou algo assim e R$ 80,00 de emprestimo realizado como receita.

Ai quando chegar o dia 15/03/17 eu tenho que monitorar o pagamento deste boleto para que o banco não me cobre este valor caso o cliente não pague. Quando ele pagar, eu cadastro uma despesa de R$ 100,00 para que o 100,00 que entraria [Ô]saia[Ô].

Ate ai acho que estou pensando certo. Mas estamos falando de um boleto.

Alguem sabe como isso é feito ? Preciso desenvolver algo no meu sistema que melhore isto.



Estou estudando Administração e estou nas aulas de gestão financeira, em relação ao adiantamento que é cobrado R$ 20,00, no sistema, é registrado a porcentagem (%) que representa. No caso do exemplo, é feito o registro da saida cheque (R$ 100,00), a entrada do dinheiro (R$ 80,00) e a taxa (20%) junto com a observação, (Ref Troca de cheque). Esse valor deve ser calculado com Montante. M = (M - 100) + 80.
SINCLAIR 06/02/2017 11:10:55
#471405
Colega FBGSYSTEMS,

Uso o mesmo conceito de eventos da NFe (utilizando este exemplo para facilitar o entendimento).

Nas NFe existem eventos para uma mesma nota. Por exemplo, a NFe número 90 recebeu o evento de [Ô]autorização de uso[Ô], depois o evento de [Ô]conhecimento da operação[Ô], depois o evento de [Ô]cancelamento da NFe[Ô].

Para cada conta na tabela de contas (por exemplo, tb_contas) eu mantenho os eventos em outra tabela (por exemplo, tb_contas_eventos).

Na tabela tb_contas_eventos, óbvio, há chave estrangeira que aponta para a conta em tb_contas. E também tem a data em que o evento foi realizado, a hora do evento, o usuário e o código do evento.

Continuando por exemplificações, haveria a conta:

TB_CONTAS

Id: UNX1012 (um campo ID para identificar a conta)

Cod_Cli_For: 1245 (código do cliente ou fornecedor)

Tp_Conta: R (de Receber, poderia ser P de Pagar)

Valor: 1.234,56


TB_CONTAS_EVENTOS

id: UNX4545 (id do evento)

Id_Conta: UNX1012 (é o Id da conta acima)

Dt_evento: 06/02/2017

Hr_Evento: 11:03:00

Id_Usuario: UNX147852 (é o Id do usuário que fez login, fica na tabela tb_usuarios)

Id_Evento: UNX84665 (é o Id na tabela tb_Eventos, onde o Id UNX84665 está cadastrado como Visualização) -> Ou seja: sei que o usuário Id UNX147852 visualizou a conta, inclusive em qual data e horário. Ele poderia ter feito o evento de Exclusão, ou de Alteração, por exemplo.


Assim, bastaria você permitir a criação de eventos como Transferência de Titularidade ou ainda Título Vendido ao Banco, ou qualquer evento que quisesse (bastaria permitir cadastrar na tabela tb_eventos). Também seria interessante ter um campo para especificar um percentual ou valor que será cobrado pelo banco, assim, para saber o valor líquido a receber seria apenas diminuir o valor do título do valor que o banco cobrou.

Não sei como é a estrutura de suas tabelas, por isto fui exemplificando conforme fui digitando. Mas o caminho de eventos, por outra, a idéia de eventos é esta que exemplifiquei acima.

Tudo de bom.
Página 1 de 2 [14 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas