DUVIDA - MSFLEXGRID
Cara.
Eu sempre trabalho com flexgrid.
O que acontece é que, as flexgrid também são só para exibição, não dando suporte para manutenção dos bancos em geral.
O que eu sempre faço é mudar a célula quando preciso com a propriedade textmatrix e ao mesmo tempo procurando
no banco a informação a ser alterada e mudando a mesma.
. . .
Pois é mano véio.
Cada um trabalha de forma diferente de outro.
No meu caso, eu já deixo de forma especÃfica como eu quero a grid já na query abrindo o recordset,
aÃ, é só carregar a grid
. . .
O Flexgrid tem uma propriedade chamado Sort para ordenar as colunas.
Citação:Classificando os dados no controle FlexGrid
A classificação dos dados em um controle FlexGrid é feita selecionando a coluna pela qual deseja fazer a classificação e definindo a propriedade Sort da grade para uma constante de classificação do FlexGrid.
As constantes usadas com a propriedade Sort são:
Constante Valor Descrição
FlexSortNone 0 Nenhuma Classificação
FlexSortGenericAscendind 1 Classificação na ordem Ascendente(A a Z , 0 a 9 )
FlexSortGenericDescending 2 Classificação genérica na ordem ascendente
FlexSortNumericAscending 3 Classificação na ordem Ascendente , tratando strings como números
FlexSortNumericDescending 4 Classificação na ordem Descendente , tratando strings como números
FlexSortStringNoCaseAscending 5 Classifica sem levar em conta maiúsculas/minúsculas , ordem Ascendente
FlexSortNoCaseDescending 6 Classifica sem levar em conta maiúsculas/minúsculas , ordem Descendente
FlexSortStringAscending 7 Classifica levando em conta maiúsculas/minúsculas , ordem Ascendente
FlexSortStringDescending 8 Classifica levando em conta maiúsculas/minúsculas , ordem Descendente
fonte: http://www.macoratti.net/flexclas.htm
No link tem um projetinho de exemplo.