DUVIDA SOBRE ILUSTRACAO EM SOFTWARES

LUIS.HERRERA 16/04/2012 11:00:42
#399954
Bom dia. Gostaria de saber como vocês fazem para conseguir as ilustrações (imagens de botões) e também de fundo para telas de splash ou abertura dos seus sosftwares?

A dúvida vem de uma constatação que fiz este final de semana. Sempre pesquisava na Web, inclusive aqui mesmo no VBM muitos postam ícones, png etc...

Porém nunca usei uma imagem diretamente. Sempre fiz adaptações, montagem para atingir o objetivo de um ícone um pouco diferente ou com característica próprias.

O motivo do email é que visitando diversos sites onde diz que a imagem é de uso livre e muitos com o texto, até para aplicações comerciais, depois de um pouco de navegação me deparei com imagens idênticas em outros sites, porém sendo vendidas e em alguns casos, estas imagens são para uso específico e não podem ser usadas em certos casos, como softwares ou uso comercial, só para impressões, sites, e outros casos.

Sendo assim como saber se uma imagem realmente é de uso livre (inclusive para softwares comerciais) ou se tem direitos autorais e são pagas? A imagem por sí não fala nada, então um site oferece gratuitamente e outros pagos.

Será que nos pagos eles pegam as imagens gratuitas e cobram, assim se alguém quiser pagar ótimo saindo no lucro, ou tem gente que pega dos sites pagos e publica nos gratuitos? Mas o cidadão comprar uma imagem para postar num site gratuito, acho um tanto sem lógica.

O engraçado é que existem milhares de PNGs, ICO, JPGE, etc.. idênticos em vários sites. Alguns tem alterações mínimas, onde se pode ver que é o mesmo com alguns pixels diferentes ou até cores, isso levando em conta as mudanças entre sites e não no mesmo, pois alguns autores criam versões diferentes.

Como não sou designer gráfico, é muito difícil se fazer certas coisas. O pior é ter uma idéia e não conseguir colocar em prática por esse motivo.
A opnião de vocês é interessante, pois fazendo uma aplicação comercial, com softwares licenciados tudo certinho, não dá para corres risco de ter imagens ilegais.
KERPLUNK 16/04/2012 11:30:20
#399957
Sua preocupação é muito válida em querer usar conteúdo legalizado. Infelizmente, não tem nenhuma maneira de saber se a imagem é ou não [Ô]free[Ô]. Geralmente quando você baixa desses sites, eles dispõem de uma licença para consulta, ao qual você inclui no seu software e com isso, [Ô]lava as mãos[Ô]... é a única maneira, porque certeza mesmo nunca se tem...
LUIS.HERRERA 16/04/2012 11:56:45
#399960
é isso que estou percebendo. O problema é que muitos desses sites, aparecem e somem. Outros mais antigos, as vezes as imagens são trocadas e não estão mais disponíveis. Fica complicado confiar nisso.

Mas valeu!
MARCELO.TREZE 16/04/2012 20:10:46
#400014
Eu particularmente eu penso o seguinte, olha não acredito que os sites que vendem estas imagens registrem o direito das mesmas, seria algo dispendioso, o que a maioria faz e o seguinte, junta um montão de imagens da NET por isso você vê muitas repetidas, umas gratuitas outras não, bom eles fazem um pacotão e vendem este pacote, outra coisa levada em conta é que quando vinculada uma imagem ou ícone ao seu programa e esta não se sobressair a função próprio programa, então não existe fundamento para se exigir algo sobre ela, ex: o programa é vendido pela sua funcionalidade e desde que a imagem não melhora nem piora a funcionalidade do mesmo ela não será a responsável direta pela venda, [Ô]você já comprou um programa por causa dos ícones?[Ô] funciona mais ou menos assim, diferente de um programa com a Gisele Bündchen Nua como plano de fundo,o que de certo seria o principal motivo de uma venda. você viu como existe uma diferença enorme entre as situações, então acho que neste caso se preocupe mais com os planos de fundo do que com os ícones, e se possível crie seus ícones e planos de fundo personalizados.




Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas