SUGESTAO PARA CRIAR ESSE B. DE DADOS
Olá.
Preciso montar um BD em Access a partir de umas fichas impressas e gostaria de uma sugestão.
Uma das tabelas é de Clientes. Alguns clientes retiram mercadorias no local, enquanto outros possuem endereço de entrega especifcado.
Como conciliar essas duas situações?
Se crio os campos RetiraNoLocal (booleano) e EnderEntrega (string), me parece que não é a melhor solução, pois muitos registros não vão ter nada para colocar em EnderEntrega. Também não queria dividr a tabela de clientes para separar os que retiram e os que pedem para entregar.
Alguém teria uma sugestão?
Obrigado.
Preciso montar um BD em Access a partir de umas fichas impressas e gostaria de uma sugestão.
Uma das tabelas é de Clientes. Alguns clientes retiram mercadorias no local, enquanto outros possuem endereço de entrega especifcado.
Como conciliar essas duas situações?
Se crio os campos RetiraNoLocal (booleano) e EnderEntrega (string), me parece que não é a melhor solução, pois muitos registros não vão ter nada para colocar em EnderEntrega. Também não queria dividr a tabela de clientes para separar os que retiram e os que pedem para entregar.
Alguém teria uma sugestão?
Obrigado.
Eu faria assim
Todos os campos que o cadastro necessita e o campo RetiraNoLocal=String
no seu FORM a opção RetiraNoLocal pode ser um CheckBox se estiver selecionado é SIM senão é NAO e você envia a palavra
Então vc teria uma TabelaClientes e outra EndereçoEntrega
Na tabela EndereçoEntrega vc criaria uma chave estrangeira ou um relacionamento no caso do Access
Ex.
TbClientes
cli_id = Chave Primária = AutoNumeração
cli_nome = Texto
cli_Entrega = Texto
TbEntrega
enti_id = Chave Primária = AutoNumeração
cli_id = Numero
e o resto dos dados para um endereço...
No relacionamento vc ligaria o ID do cliente da TbClientes até o ID do cliente que esta na TbEntrega
Quando no cadastro estiver a obção Endereço de entrega selecionado chame o form de cadastro de endereço e cadastra
é necessário FORMALIZAR as tabelas e indexar campos para que seu banco fique bem interpretado e rápido para pesquisas
Todos os campos que o cadastro necessita e o campo RetiraNoLocal=String
no seu FORM a opção RetiraNoLocal pode ser um CheckBox se estiver selecionado é SIM senão é NAO e você envia a palavra
Então vc teria uma TabelaClientes e outra EndereçoEntrega
Na tabela EndereçoEntrega vc criaria uma chave estrangeira ou um relacionamento no caso do Access
Ex.
TbClientes
cli_id = Chave Primária = AutoNumeração
cli_nome = Texto
cli_Entrega = Texto
TbEntrega
enti_id = Chave Primária = AutoNumeração
cli_id = Numero
e o resto dos dados para um endereço...
No relacionamento vc ligaria o ID do cliente da TbClientes até o ID do cliente que esta na TbEntrega
Quando no cadastro estiver a obção Endereço de entrega selecionado chame o form de cadastro de endereço e cadastra
é necessário FORMALIZAR as tabelas e indexar campos para que seu banco fique bem interpretado e rápido para pesquisas
sugestão simples
um tabela unica com um campo endereço de entrega, e o que ficar em branco ou null neste campo é o que será retirado no local, caso contrário colocar endereço de entrega, simples pra que complicar colocando campos bolean etc.
outra coisa seria colocar o campo entrega e se no caso for ser retirado no local, bastaria escrever no campo entrega retirar no local. e pronto, neste caso bastaria você colocar um checkbox retirar no local, que ao ser selecionado preencheria automaticamente o campo, pronto
um tabela unica com um campo endereço de entrega, e o que ficar em branco ou null neste campo é o que será retirado no local, caso contrário colocar endereço de entrega, simples pra que complicar colocando campos bolean etc.
outra coisa seria colocar o campo entrega e se no caso for ser retirado no local, bastaria escrever no campo entrega retirar no local. e pronto, neste caso bastaria você colocar um checkbox retirar no local, que ao ser selecionado preencheria automaticamente o campo, pronto
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