DUVIDA SOBRE O FIREBIRD E POSTGREESQL?

TAMANINI 25/04/2007 17:47:33
#213754
Com o Firebird ou PostgreeSql, eu consigo instalar sem que o usuário precise ficar configurando o BD, como ter que ficar definindo permissões, criar contas, senhas, etc? Pois eu gostaria que fosse algo simples, para que o usuário mesmo pudesse instalar o software, bastando ele executar o arquivo de instalação e clicar em NNF(NEXT>>NEXT>>FINISH). No caso eu já montaria o arquivo de instalação do aplicativo com o BD já configurado, com usuário, senha e permissões já definidos, não precisando o usuário configurar nada, assim como um access da vida.
No meu caso, eu utilizo o InnoSetup para criar o arquivo de instalação.

HUGOSSOUZA 25/04/2007 17:53:36
#213758
o firebird eu não conheço, mas com o postgre não da pra ser assim.
precisa de uma maquina para ser o servidor.
tem que configurar a faixa de ip que pode acessar aquela maquina.
tem que configurar conexão ODBC. Da para fazer a conexao direto pelo VB mas quando eu fiz alguns testes a conexao fica mais lenta.
e eu nunca vi fazer restore e nem criar um novo banco por código.

realmente precisa de uma pessoa para administrar.. =)
WEBER 25/04/2007 18:46:52
#213773
na verdade assim no firebird tu tem q ter um micro que sirva pra hospedar o arquivo .fdb, rodando o firebird nessa maquina, pode inclusive usar o proprio instalador firebird q basicamente o teu usuario vai dar um monte de next e pronto, claro q dependendo do tamanho da tua aplicação seria ate interessante tu ter uma maquina so pra rodar o fire... mas enfim

e nos clientes tu ira instalar o drive de conexao (exemplo o sibprovider) e definir no VB o caminho ate o micro/pasta onde esta o arquivo.fdb
\\server\pasta banco de dados\arquivo.fdb
TAMANINI 26/04/2007 08:39:05
#213799
Bem, então o postgree fica inviável para mim.

Quanto ao firebird, será que não dá para executar o arquivo de instalação do firebird escondido através do innosetup?
Quanto ao meu aplicativo é pequeno, não há uma grande quantidade de dados. Só quero substituir o access por um BD de verdade, mas que não exige um administrador de BD, pois tenho vários clientes de fora e seria inviável para a empresa ficar prestando assistência só para instalar o software novamente.
No caso, o firebird, eu posso dizer que o .fdb seria um .mdb do access? No .fdb estariam todos os meus dados, sendo que eu posso estar gerando backups apenas desse arquivo e quando eu quiser restaurar os dados, basta substituir esse arquivo?
RICATOM 26/04/2007 09:44:30
#213811
Resposta escolhida
Citação:

Quanto ao firebird, será que não dá para executar o arquivo de instalação do firebird escondido através do innosetup?



Dá sim, veja este artigo, com ele vc vai instalar o Firebird totalmente de forma automatica

Citação:

No caso, o firebird, eu posso dizer que o .fdb seria um .mdb do access? No .fdb estariam todos os meus dados, sendo que eu posso estar gerando backups apenas desse arquivo e quando eu quiser restaurar os dados, basta substituir esse arquivo?



Isso mesmo, tudo fica dentro de um unico arquivo (.fdb ou .gdb)

Se precisar de ajuda, mande uma MP

TAMANINI 26/04/2007 10:35:51
#213825
OK, obrigado pela ajuda pessoal. Irei fazer alguns testes aqui.
Outra dúvida sobre o firebird, quais seriam os recursos de segurança que ele oferece? Tipo, usuário e senha são criptografados.
Não é tão fácil de descobrir a senha como o access, que basta você executar um programinha em VB, que aqui mesmo no site vc encontra e assim consegue obter a senha.
TAMANINI 27/04/2007 10:27:26
#214007
Alguém pode me tirar essas última dúvida sobre o firebird?

Página 1 de 2 [12 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas