PROGRAMAR ASSIM E CORRETO?

ERLANMG 25/04/2007 17:50:00
Faço e vendo alguns sistemas, mas sou principiante, faço meus bancos de dados em Access, e programo como segue abaixo, mas vejo que a maioria programa de forma diferente.
Uso objeto Data.

Data1.Recordset.Index = "codigo"
Data1.Recordset.Seek "=", text1.Text
If Data1.Recordset.NoMatch = False Then
MsgBox ("Código já cadastrado!"), vbExclamation
text1.SetFocus
Exit Sub
End If
Data1.Recordset.AddNew
Data1.Recordset!codigo = text1.Text
Data1.Recordset!descricao = text2.Text
Data1.Recordset.Update

Gostaria de saber, se programar assim esta ultrapassado, se tenho que aprender programar de forma diferente.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Muito Obrigado.
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 17:51:41
Olha... particularmente eu não gosto deste tipo código...

prefiria trabalhar com Instruções SQL (Select, Insert, Update, Delete, etc...)
NAGUIAR 25/04/2007 17:55:27
trabalhe com instrucoes SQL e melhor e mais rapido, eu acho
tem muito assunto no vbmania sobre isso
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 18:07:05
ERLANMG, com certeza o SQL é a melhor forma e a mais eficaz(e utilizada)...conforme nossos amigos (MARCELOHF e NAGUIAR) postaram.

Não perca, tempo mude já...No VBmania tem muito material sobre SQL, vc vai ver que é facil alem do mais tem toda acessoria do pessoal do forum.

FGSANTOS 25/04/2007 18:08:38
Se vc passar a trabalhar com instruçoes SQL em vez de vinculado com ado verá um ganho em performance da comunicaçao do programa com o banco.

Só para exemplificar, o mesmo que vc vez ficaria assim:

cn.Execute "inserto into NomeDaSuaTabela (codigo, descricao) values (" & Text1.Text & ", '" & Text1.Text & "') 

FGSANTOS 25/04/2007 18:09:26
Foi mal, é Insert em vez de Inserto
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 18:27:00
Cara.

Vc tb pode trabalhar com o Data Access Object, ou deja, o tão conhecido e famoso DAO. Costuma utilizá-lo como em instruções com banco de dados...

Abraços

Aldir Alves
WEBER 25/04/2007 18:50:13
Citação:

ERLANMG escreveu:
Faço e vendo alguns sistemas, mas sou principiante, faço meus bancos de dados em Access, e programo como segue abaixo, mas vejo que a maioria programa de forma diferente.
Uso objeto Data.

Data1.Recordset.Index = codigo
Data1.Recordset.Seek = , text1.Text
If Data1.Recordset.NoMatch = False Then
MsgBox ( Código já cadastrado! ), vbExclamation
text1.SetFocus
Exit Sub
End If
Data1.Recordset.AddNew
Data1.Recordset!codigo = text1.Text
Data1.Recordset!descricao = text2.Text
Data1.Recordset.Update

Gostaria de saber, se programar assim esta ultrapassado, se tenho que aprender programar de forma diferente.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Muito Obrigado.

Cara errado não esta, uma vez um grande DBA amigo meu me falou feio é não funcionar, claro q enquanto tu utilizar apenas o Access como banco a sua conexao DATA ira funcionar, claro q pra acess e o DAO é muito bom mesmo, mas a unica vantagem do ADO é q ele é uma nova tecnologia q permite se conectar com outros bancos...

Volto a dizer se ate hoje tu fez os teus sistemas dessa forma e ta funfando continua, mas nao custa aos poucos tu ir estudando pra um dia derepente tu conhecer melhor as vantagens do ADO

Mas errado não é nada errado se algo funciona pode ser um pouco mais ou um pouco menos "eficiente" mas errado nao existe.
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 18:56:43
Só pra acrescentar:

Existem três formas de acesso a dados:
DAO (Primeiro acesso de dados criado na versão 3.0 do Visual Basic
RDO (Segunda forma de acesso criado na versão 4.0 do VB
ADO (Terceira forma de acesso criado na versão 5.0 do VB

A com maior performe segundo o manual original do software (VB5) é o ADO,depois o RDO e por ultimo o DAO...
USUARIO.EXCLUIDOS 25/04/2007 22:48:52
Caro amigo, afirmar que ADO é melhor que DAO é engano, o que deve ser considerado é o número de estações que o sistema irá atender, "cada caso é um caso" se for desenvolver para uma estrutura pequena de até no máximo 15, 20 usuários o ideal é o DAO ,isto é, se esttiver trabalhando com o access, pode fazer o teste o DAO é muito mais rápido.
E sempre lembrem, cada caso é um caso.
USUARIO.EXCLUIDOS 26/04/2007 06:52:52
O ADO é a forma de acesso mais avançada independente do número de usuários, pois, se ele tem grande performace com grandes volumes de dados com menos então nem se fala...questao de lógica... Outra coisa, o que determina a velocidade no caso
Citação:

se for desenvolver para uma estrutura pequena de até no máximo 15, 20 usuários

além da qualidade do SGBD deve ser
levado em conta a velocidade da rede e do swith/hub. A evolução dos acessos conforme havia postado é a seguinte: DAO,RDO E POR ÃÅ¡LTIMO ADO.
Página 1 de 2 [11 registro(s)]
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas