DUVIDA SOBRE VERSAO

USUARIO.EXCLUIDOS 25/03/2004 00:26:11
Bom pessoal, gostaria de iniciar aqui uma discussão sobre versão, digo, quando se faz um programa colocamos uma versão nele, minha duvida é se existe um padrão para colocação dessas versões, por exemplo: Quando eu devo passar a minha versão 1.0 para 1.1.2 por exemplo, se existe alguma regra pra fazer isso, e sobre as versões que tem por ex: build 207, qual a diferença das mais comuns?
Essa é minha duvida pessoal!

Abraços
LEOx
USUARIO.EXCLUIDOS 25/03/2004 00:41:30
Resposta escolhida
Sim, existem algumas pequenas "regras", de forma geral. Na composição da versão, você tem 3 itens, que são a versão maior, a versão menor e o release.
Grosso modo, pode-se resumir assim:
- Releases são utilizados quando há correções de problemas, sem alterações de aparência ou funções;
- Versão menor é alterada sempre que há alteração de funções ou aparência da aplicação, ou seja, alterações que interagem com o usuário, diretamente;
- Versão maior é utilizada quando há uma quebra ou substituição de objetos internos (Ex.: DAO 2.5 substituido pelo ADO 2.8), ou seja, alterações em metodologia, técnica, componentes e demais composições internas da aplicação, não visíveis ao usuário (apesar de influirem na aplicação).
USUARIO.EXCLUIDOS 25/03/2004 01:04:19
Sim, normalmente tem. Só que além das versões perceptíveis, há alterações de conceito, de metodologia etc.
Fui muito curto ao explicar. Devia ter colocado a coisa de forma mais ampla. Mas, simplificando, sem saír do ponto, seria:

- Releases são utilizados quando há correções de problemas, sem alterações de aparência ou funções;
- Versão menor é alterada sempre que há alteração de funções ou aparência da aplicação, ou seja, alterações que interagem com o usuário, diretamente E também versões de Release podem ser incorporadas aqui;
- Versão maior é utilizada quando há uma quebra ou substituição de objetos internos (Ex.: DAO 2.5 substituido pelo ADO 2.8), ou seja, alterações em metodologia, técnica, componentes e demais composições internas da aplicação, não visíveis ao usuário (apesar de influirem na aplicação) E também versões menores podem ser incorporadas aqui.

Valew?
USUARIO.EXCLUIDOS 25/03/2004 01:25:55
CASPEREARK, não se assuste. Realmente há diversas maneiras de se "versionar" uma aplicação. A que eu coloquei é a convencionada pela Microsoft, mas mesmo ela não a segue sempre. E há modos diferentes de trato.
A questão sobre a versão é, sim, importante, mas não há um único padrão definitivo. A colocação da Microsoft apenas me parece bem coerente, definindo critérios para Release e versões. Há artigos sobre o assunto desde a nossa USP até o MIT, vale á pena dar uma olhada, mas não é nada de assustar.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas