DUVIDAS SOBRE CONEXAO MYSQL ONLINE

FBGSYSTEMS 20/07/2012 21:15:22
#406376
Boa noite pessoal.
Bom estive pensando em um jeito de deixar meus sistemas com mais mobilidade.
Nao manjo muito de conexao a um servidor online(no caso usei o banco de dados mysql em meu site usando driver odbc para testar a conexao), porem nao entendo muito de programaçao web e tal, mexo muito em apenas desktop e rede interna.


Espero que nao me entendam mal querer respostas assim. Mas antes de começar gostaria de opinioes do pessoal mais experiente.
Eu consigo usar minha aplicação VB 6 e acessar um bd(mysql) online ?
Os relatorios feitos com CR8 ficariam onde? Em cada maquina que irao acessar o sistema, colocando os arquivos juntos com o instalador ?


Bom as duvidas sao muitas, mas se puderem trocar ideias agradeceria muito.
Abraços
NILSONTRES 20/07/2012 22:20:58
#406378
Olha, em vb6 roda normal com Mysql, mas obtive maior praticidade e desempenho com o vb.net.
ADILSOO 20/07/2012 23:03:34
#406380
Aew, blz? Bom pra acessar o seu BD MySQL online, você só precisar instalar o MySQL onde você vai deixar o BD como servidor, e só, na hora de chamar a conexão com o banco você informará o IP do servidor, ao invés de localhost você irá colocar o IP fixo, e sobre o Crystal, você não precisa criar um ODBC para chamar os dados no Crystal? Então lá tem o lugar que você coloca o IP também, ao invés de colocar o localhost, você colocará o IP do servidor também, precisará instalar o sistema em cada micro, não é só puxar o atalho como você faria em uma rede local, mas é isso, resumindo, não tem muitos segredos, e é muito bom, eu usava Access e mudei para o MySQL, cara, to me amarrando em usar o MySQL, já mudei 2 sistemas meus que usavam o Access para o MySQL e estou no 3º, e sem falar da facilidade também de você mexer com os dados, muito mais simples, hehe, bom, qualquer coisa posta aí, abraços.
FBGSYSTEMS 21/07/2012 08:23:55
#406382
Bom galera. Entao no caso eu [Ô]só[Ô] teria que adiquirir uma hospedagem para o meu cliente e colocar o bd la nao é isso ?
Vamos exemplificar.
Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar.

Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Entao coloco o banco de dados la e faço a conexao como os amigos me sugeriram ?
NILSONTRES 21/07/2012 09:55:54
#406384
Citação:

Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar


Ai já é outro caso, entra o que o seu sistema necessita para rodar, dlls, o odbc do mysql etc...
Em vb6 atente para abrir e fechar o bco de dados a cada ação envolvendo o banco, pois os servidores
derrubam a conexão a cada 30 segundos em media, isso para não sobrcarrega-los.

Citação:

Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Entao coloco o banco de dados la e faço a conexao como os amigos me sugeriram ?


Isso mesmo.
FBGSYSTEMS 21/07/2012 10:18:49
#406385
Citação:

:
Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar
Ai já é outro caso, entra o que o seu sistema necessita para rodar, dlls, o odbc do mysql etc...
Em vb6 atente para abrir e fechar o bco de dados a cada ação envolvendo o banco, pois os servidores
derrubam a conexão a cada 30 segundos em media, isso para não sobrcarrega-los.

Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Entao coloco o banco de dados la e faço a conexao como os amigos me sugeriram ?
Isso mesmo.



Essa parte do dll, odbc eu sei. Vi aqui no forum ha um tempo rotinas para criar odbc pelo vb6, nao testei mas parece que funciona.
KWIIBY 21/07/2012 19:29:19
#406400
Já eu prefiro ter um banco online, e um local, e tudo é armazenado localmente e a cada tanto tempo o banco de dados local é replicado no online, sendo assim o sistema jamais ficará fora do ar.
ADILSOO 21/07/2012 19:59:48
#406405
Cara, a respeito de onde você vai deixar seu BD isso não é problema, você irá somente informar o IP do servidor, independente de onde o BD está, e sobre o Crystal também acho que não terá problemas, sendo que o MySQL é um BD muito bom de se trabalhar com ele...
MARCELO.TREZE 21/07/2012 21:01:05
#406411
Resposta escolhida
Bom todas as sugestões são válidas, mas antes de qualquer coisa verifique se seu cliente possui um IP fixo geralmente os planos empresariais de internet incluem um ip fixo, se ele tiver um IP fixo eu aconselho a vc sugerir que o mesmo monte seu proprio servidor de dados, não que os servidores online sejam ruins, mas se o seu cliente oferecer uma boa estrutura para se montar um servidor, quando o sistema estiver sendo usado localmente será muito mais rápido, e até quando estiver sendo usado remoto poderá ter um desempenho melhor, lógico além de que seu cliente terá um unico gasto, ao invés de pagar um servidor, e vc claro como entende de rede, poderá estar fornecendo a manuteção,

se o seu cliente não tiver um ip fixo, vc pode fazer um teste usando NO-IP na maquina que será o servidor, ele é gratuito e lhe fornecerá um ip fixo, e com ele vc poderá fazer os testes, na maquinas clientes só se preocupe em instalar o ODBC drive.

MOREIRA 22/07/2012 14:04:49
#406421
seja se isso te ajuda..

[ô]Modúlo de conexão
Option Explicit
Dim Rst As New ADODB.Recordset
Public Conexao As New ADODB.Connection
[ô]Função para se conectar ao MySQL e retorna true se a conexão foi estabelecida
Public Function ConectaMySQL() As Boolean
On Error GoTo Err_Conexao

Conexao.Open [Ô]driver={MySQL ODBC 5.1 Driver};server=mysql5.seusite.com.br;port=3307;uid=nomeusuario;pwd=suasenha;database=nomedobancodedados[Ô]
Conexao.CursorLocation = adUseClient
ConectaMySQL = True
Exit Function

Err_Conexao:
ConectaMySQL = False
[ô]MsgBox Err.Description
[ô]MsgBox ([Ô]ATENÇÃO: Não foi Localizado o servidor de Dados[Ô]), vbExclamation, [Ô]ATENÇÃO[Ô]
End Function
[ô]Função para Desconectar corretamente do banco
Public Function DesconectaMySQL()
Conexao.Close
Set Rst = Nothing
Set Conexao = Nothing
End Function
Public Sub Main()
On Error GoTo Trataerro
If ConectaMySQL = False Then
MsgBox ([Ô]Ocorreu um erro ao tentar efetuar uma conexão com o servidor de banco de dados na internet. O programa será finalizado !![Ô]), vbCritical, [Ô]Erro na conexão !![Ô]
End
Else
Frm_Login.Show

End If
Exit Sub
Trataerro:
MsgBox Err.Description, vbCritical, [Ô]Erro no Sistema[Ô]
End Sub
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas