DUVIDAS SOBRE CONEXAO MYSQL ONLINE
Bom estive pensando em um jeito de deixar meus sistemas com mais mobilidade.
Nao manjo muito de conexao a um servidor online(no caso usei o banco de dados mysql em meu site usando driver odbc para testar a conexao), porem nao entendo muito de programaçao web e tal, mexo muito em apenas desktop e rede interna.
Espero que nao me entendam mal querer respostas assim. Mas antes de começar gostaria de opinioes do pessoal mais experiente.
Eu consigo usar minha aplicação VB 6 e acessar um bd(mysql) online ?
Os relatorios feitos com CR8 ficariam onde? Em cada maquina que irao acessar o sistema, colocando os arquivos juntos com o instalador ?
Bom as duvidas sao muitas, mas se puderem trocar ideias agradeceria muito.
Abraços
Vamos exemplificar.
Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar.
Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Entao coloco o banco de dados la e faço a conexao como os amigos me sugeriram ?
Citação:Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar
Ai já é outro caso, entra o que o seu sistema necessita para rodar, dlls, o odbc do mysql etc...
Em vb6 atente para abrir e fechar o bco de dados a cada ação envolvendo o banco, pois os servidores
derrubam a conexão a cada 30 segundos em media, isso para não sobrcarrega-los.
Citação:Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Isso mesmo.
Citação::
Meu cliente quer instalar o sistema com um [Ô]cd[Ô] e acessar o sistema de qualquer lugar
Ai já é outro caso, entra o que o seu sistema necessita para rodar, dlls, o odbc do mysql etc...
Em vb6 atente para abrir e fechar o bco de dados a cada ação envolvendo o banco, pois os servidores
derrubam a conexão a cada 30 segundos em media, isso para não sobrcarrega-los.
Eu terei que adquirir um dominio pra ele e tambem uma hospedagem com suporte a MySQL ?
Isso mesmo.
Essa parte do dll, odbc eu sei. Vi aqui no forum ha um tempo rotinas para criar odbc pelo vb6, nao testei mas parece que funciona.
se o seu cliente não tiver um ip fixo, vc pode fazer um teste usando NO-IP na maquina que será o servidor, ele é gratuito e lhe fornecerá um ip fixo, e com ele vc poderá fazer os testes, na maquinas clientes só se preocupe em instalar o ODBC drive.
[ô]Modúlo de conexão
Option Explicit
Dim Rst As New ADODB.Recordset
Public Conexao As New ADODB.Connection
[ô]Função para se conectar ao MySQL e retorna true se a conexão foi estabelecida
Public Function ConectaMySQL() As Boolean
On Error GoTo Err_Conexao
Conexao.Open [Ô]driver={MySQL ODBC 5.1 Driver};server=mysql5.seusite.com.br;port=3307;uid=nomeusuario;pwd=suasenha;database=nomedobancodedados[Ô]
Conexao.CursorLocation = adUseClient
ConectaMySQL = True
Exit Function
Err_Conexao:
ConectaMySQL = False
[ô]MsgBox Err.Description
[ô]MsgBox ([Ô]ATENÇÃO: Não foi Localizado o servidor de Dados[Ô]), vbExclamation, [Ô]ATENÇÃO[Ô]
End Function
[ô]Função para Desconectar corretamente do banco
Public Function DesconectaMySQL()
Conexao.Close
Set Rst = Nothing
Set Conexao = Nothing
End Function
Public Sub Main()
On Error GoTo Trataerro
If ConectaMySQL = False Then
MsgBox ([Ô]Ocorreu um erro ao tentar efetuar uma conexão com o servidor de banco de dados na internet. O programa será finalizado !![Ô]), vbCritical, [Ô]Erro na conexão !![Ô]
End
Else
Frm_Login.Show
End If
Exit Sub
Trataerro:
MsgBox Err.Description, vbCritical, [Ô]Erro no Sistema[Ô]
End Sub