EDITAR NO DATAGRIDVIEW

PERCIFILHO 23/03/2012 10:31:13
#398045
Olá, amigos, talvez alguém até já postou algo sobre isso, porém depois de muito pesquisar na NET, não encontrei nada que me desse uma solução.
Estou utilizando um DataGridBView, onde o usuário irá digitar os dados diretamente nele.
São 3 colunas: Nome, Parentesco e Data de Nascimento.
Pois bem, quando um funcionário não tiver nenhum beneficiário, a grid aparecerá sem nenhum valor. Aí o usuário digitará os nomes e tudo o mais.
Acontece que quando ele começa a digitar, automaticamente aparece uma nova linha abaixo da que ele está digitando.
1 - Não há uma forma de fazer com que quando estiver digitando, só mostre a linha que está sendo editada?
2 - Como faço para formatar a coluna de nome para digitar somente maiúscula e a Data de Nascimento para formato de data?

Até mais.
KERPLUNK 23/03/2012 10:37:27
#398048
Resposta escolhida
Observe o nome: DataGridVIEW
Atente para a última palavra [Ô]VIEW[Ô]
Esse controle é ideal para visualização de dados. Apesar de ter funcionalidades de edição também, na minha opinião, não é uma boa idéia. O usuário olha um grid e na mente dele vem praticamente que por instinto uma planilha do excel. Não tente fazer sua aplicação com esse [Ô]molde[Ô]. O melhor(de novo, na minha opinião), é ter um grid para visualização(VIEW), e botões que chamam formulários para adicionar, editar e excluir dados do mesmo. Com isso além de você ganhar flexibilidade, vai ter um controle mellhor sobre o comportamenteo de rotinas relacionadas a operação, como por exemplo formatar a coluna nome com maiúsculas(capitalizado) e data de nascimento para formato data, fazendo esse tratamento em textbox e/ou outro controle para data, mostrando no grid os dados já prontinhos...
PERCIFILHO 23/03/2012 10:45:19
#398052
Valeu, Kerplunk, muito obrigado pelas dicas.
Vou seguir o seu conselho.

Até mais.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas