LENTIDAO NO VS2010

ROGERIOAZEVEDO 23/03/2012 09:52:44
#398032
Bom dia.

Primeiramente, gostaria de agradecer aos colegas do Vbmania pela atenção e paciência que tiveram comigo por ser iniciante. Hoje posso considerar minha aplicação concluida, testada e aprovada, isso tudo graças a ajuda de vocês.

Depois de concluir todos os testes, comecei a ir para a proxima etapa, já que a minha aplicação deve calcular gratificações para 9 estados e nos 4 trimestres do ano que terão objetivos diferentes. Depois de concluir a primeira unidade, apenas copiei a parte visual para renomear os TEXTBOX. Conforme eu ia copiando e colando, a aplicação ia ficando mais lenta. Ao chegar na ultima unidade no ultimo trimestre, ao precionar CRTL + V demorava quase 1 minuto para colar.

E agora demora aproximadamente o mesmo tempo para editar o nome de uma textbox. é normal isso? A minha aplicação está tão grande assim para ficar tão tenta? Já até pensei em como reduzí-la. Colocarei checkbox para os trimestre. Gostaria de saber a opinião de vocês. Coloquei uma imagem para ficar mais claro o que eu disse. Abraços.
OCELOT 23/03/2012 10:07:10
#398035
Eu acho que o problema ai é mesmo a quantidade de controles no designer, afinal olhando por cima assim da pra ver que tem mais de 70 controles em uma única aba, isso não só deve deixar o designer lento como deve dificultar para programar, afinal você vai ter que fazer um código que pelo que entendi é praticamente igual para cada aba mudando apenas os dados.

Se as abas são todas iguais eu diria para você criar um UserControl com o conteúdo da aba e então colocar ele dentro do form, desta forma deve ficar mais leve e mais fácil para programar já que você vai reusar o mesmo código, você só precisaria passar os parâmetros corretos para o UserControl saber quais dados deve usar.
KERPLUNK 23/03/2012 10:12:27
#398037
Resposta escolhida
Sim, essa demora é normal. Note que [Ô]form[Ô] é uma classe, que pode ser herdada, logo a pilha dela é maior para cada controle adicionado. Veja bem: Pelo que vejo na sua screenshot, a sua tela tem um tab para cada estado e todos os outros campos são EXTAMENTE os mesmos em cada tab, correto? Se for esse o caso, o melhor é:
- Eliminar o uso da tab
- Ao invés de uma tab para cada estado, crie uma combo contendo todos os estados
- Ao clicar na combo, preencha os valores dos textbox com os dados referentes ao estado que você escolheu na combo.
O mesmo se aplicaria ao [Ô]trimestre[Ô]

Esse formulário, apesar provavelmente vai ser de boa performance no cliente, mas o desenho dele dificultaria demais a sua manutenção. Imagine que no futuro, você tenha que adicionar um campo à ele. Você vai ter que adicionar o controle nas tabs de todos os estados, manipular a gravação e leitura de todos os botões de evento para cada tab de modo a incluir esse novo campo... enfim, vai ser um horror...
NILSONTRES 23/03/2012 11:02:34
#398063
Sem saber a configuração da sua maquina, é impossivel responder, se vc fizer isso com menos de 4gb de memoria, ai é nomal, isso sem contar o processador, qual é ?.
Passe as configurações.

minha maquina estava parecida, e é um I5, mas estava com 3gb de memo, instalei o win 64 bits e deixei com 8gb de memo, ai ficou bem melhor.
ROGERIOAZEVEDO 23/03/2012 11:03:58
#398064
Muito obrigado pelo feedback.

Eu sou bem iniciante, por isso preciso escolher as alternativas mais simples. Desta forma, eu pensei em eliminar o sistema de abas como sugerido, e usar CHECKBOX para seleção do estado e para a seleção do trimestre.

Outra alteração, é que os quadros a direita, Gerente e Vendedor, estão lá apenas como forma ilustrativa, os dados estão no código, pensei em substituir os Textbox por uma imagem, desta forma acho que o design ficará bem mais leve. O que acham?
KERPLUNK 23/03/2012 11:19:03
#398069
Amigo, tem que começar a mudar a maneira de pensar. Imagem não é nem de perto um bom controle para exibição de dados. Checkbox ou Radio para seleção do estado, não é uma boa idéia, o melhor mesmo seriam combos, para o estado e trimestre. Assim, o usuário escolhe o combo estado, o combo trimestre e os dados são carregados nos controles abaixo. Quanto aos dados de gerente e vendedor, você pode até mesmo colocar isso em um grid ou deixar como está, já que não mudariam.
ROGERIOAZEVEDO 23/03/2012 11:31:36
#398074
Todas as sugestões são muito bem vindas, eu sou super iniciante e não sei o que é melhor ou pior. Tenho ouvido muito o que o pessoal aconselha e tenho tentado fazer o que me sugerem, como farei neste caso. O que o colega citou acima Userform eu nem sei ainda o que é vou pesquisar, o que você falou sobre herança também não sei. Mas pode ter certeza, eu tenho o espírido da chícara vazia, e ficou muito feliz por receber orientações de quem tem experiencia. Muito obrigado.

Sobre o quadro Gerente e Vendedor, que citei, é apenas uma ilustração, feita com TEXTBOX. Não há nenhuma formula sobre aqueles dados. estão la para simples conferencia. A pergunta é se, eu substituir, 36 textbox que são meramente ilustrativos, por um picturebox faria o design mais leve e rápido.
KERPLUNK 23/03/2012 11:40:07
#398076
Citação:

se, eu substituir, 36 textbox que são meramente ilustrativos, por um picturebox faria o design mais leve e rápido.


Na prática, talvez não, dependendo da resolução e tamanho da imagem, pode ocupar o mesmo ou um pouco mais em memória do que as textbox. O caso é que aquela informação são dados que por enquanto estão fixos e poderiam hipoteticamente serem colocados em uma imagem, mas e se amanhã ou depois seu cliente resolve mudar aqueles dados? Ficaria muito mais complicado alterar a imagem do que os textbox, não é mesmo?
VBANDEIRA 23/03/2012 13:28:27
#398085
Citação:

se, eu substituir, 36 textbox que são meramente ilustrativos, por um picturebox faria o design mais leve e rápido.


é verdade! como você deve se lembrar dos primeiros e-mail que trocamos, usei uma picturebox!
Citação:

Na prática, talvez não, dependendo da resolução e tamanho da imagem, pode ocupar o mesmo ou um pouco mais em memória do que as textbox


funcionaria se você tirasse um pouco da resolução!
ROGERIOAZEVEDO 23/03/2012 18:04:19
#398118
Galera.

Muito obrigado novemente pelas dicas. Fiz o que eu precisava com combobox, ficou infinitamente melhor, mais leve e o código muito menor e mais simples. Um grande abraço. Envio um novo screenshot.
Tópico encerrado , respostas não são mais permitidas