EU AMO VB6

STUDIONAZA 12/12/2016 11:10:15
#469622
Eu fico muito triste em saber que o Visual Basic 6.0 está quase extinto. Mesmo assim eu criei recentemente um projeto de cadastro de contas e de funcionários totalmente em VB6 com banco de dados SQL (Firebird 2.5) e publiquei aqui os arquivos. Espero que mais pessoas continuem usando o VB6 essa ferramenta fantástica, simples e muito útil para quem gosta de praticidade.
Quaisquer dúvidas de como usar o meu sistema entrem em contato comigo pelo email nazaam2004@yahoo.com.br
E quem quiser trocar idéias comigo pessoalmente estou em Fortaleza-Ce entre em contato.
O nome do projeto é TABU NO VB6, pesquisem aí, se o administrador estiver liberado já deve está online.
Eu publiquei inclusive o instalador e as ferramentas do Firebird 2.5 necessárias para [Ô]rodar[Ô] o sistemas.
SINCLAIR 12/12/2016 11:17:16
#469623
Colega STUDIONAZA (José Nazareno).

Primeiro, agradeço por compartilhar seu projeto em VB6.

As ferramentas do passado nos trazem bastante nostalgia (positiva). Faz parte de nossa história.

Em época de XBox, ainda lembro do Atari 2.100 e do jogo River Raid.

Nosso colega MARCELOTREZE, há uns tempos atrás, postou o código fonte, feito em VB6, do jogo River Raid. Joguei tanto para matar a saudade do Atari 2.100 quando do jogo River Raid e, ainda, dar uma boa olhadela no código fonte.

Acredito que, profissionalmente, o VB6 ainda tenha uns 3 a 5 anos de vida, em função de muitos sistemas herdados. O mesmo acontece com versões antigas do Delphi. E tem muitos programadores, estes sim [Ô]meio atrasados[Ô] ainda com Clipper (compliados em XHarbour para ficar com [Ô]cara de windows[Ô]).

E segue a vida.

Tudo de bom.
KERPLUNK 12/12/2016 12:59:39
#469627
Ah o VB6! Este definitivamente ocupa um lugar cativo e de honra nas minha memórias! Décadas, literalmente, trabalhando com ele! Comecei com o VB3, depois VB4, pulei o 5 e parti direto para o VB6. Antes do VB3, Clipper, então Visual Basic foi a minha primeira linguagem [Ô]gráfica[Ô]. Ver janelinhas com cadastros sendo exibidas simultaneamente e com possibilidade de [Ô]pular[Ô] de uma para outra, era o máximo. Isso era coisa que com clipper era completamente impensável. Mesmo com o uso de bibliotecas complexas como a sptools, que dispunha de uma (pseudo) classe de dados para trabalhar com os DBF de forma mais orientada à objeto. Outras bibliotecas como conexão ao banco de dados Oracle(via IPX/SPX que muitos hoje em dia nem sabem o que é), suporte para comunicação P2P via modem(basicamente um socket). Todas essas coisas eram muito bacanas e bastante complexas para serem usadas com o o Clipper. O Visual Basic(principalmente a versão 6), fazia essas coisas de forma muito mais simples, direta e menos complexa/confusa. Mas os tempos vão passando e as coisas envelhecem, invariavelmente caindo na obsolescência. é o que aconteceu com o VB6. Projetos ainda em funcionamento tem muitos por aí, mas são praticamente inexistentes os casos em que não há nem ao menos planos para substituí-los com algo mais moderno. é o rumo das coisas. VB6, já está com status de [Ô]legado[Ô] e as chances de [Ô]renascer[Ô], são inexistentes. A internet está aí, com bilhões de possibilidades sendo apresentadas e são essas possibilidades que estão sendo exploradas pelos empresários, não só brasileiros, como de qualquer lugar do planeta. O VB6, não é muito bom em trabalhar com a internet. Até tem como, mas convenhamos que o trabalho que dá, somado à instabilidade das ferramentas feitas dessa maneira, tornam inadequado para uso realmente profissional com a internet. E é justamente um dos pontos mais fortes da plataforma que quem é profissional de ferramentas Microsoft(como o VB6) é apresentado: o .NET framework. Ele faz com facilidade essa interação com a internet e dispõe de ferramentas que são impensáveis para serem usadas em comparação com o VB6. Hoje em dia, aplicações Desktop, com qualidade superior ao do VB6 podem ser produzidas com puro e simples HTML com o uso do Electron, por exemplo. Ou seja, você faz sua aplicação Web(HTML + CSS + Javascript) e ela é [Ô]convertida[Ô] em uma aplicação Desktop, multiplataforma(windows, linux e iOS) com instalador nativo, atualização automática e todas as vantagens de uma aplicação moderna. VB6 era ótimo e vai deixar saudades, mas quem quer seguir carreira profissionalmente com programação, deve aceitar que mudar não só é necessário, é imprescindível.
KERPLUNK 12/12/2016 13:07:28
#469628
Acreditem se quiser, uma das aplicações escritas tendo o Electron como base é o Visual Studio Code. Aquele mesmo da microsoft.Não acredita? Veja com seus próprios olhos. Ele é código fonte aberto.
F001E 12/12/2016 14:14:37
#469630
KERPLUNK,

Então quer dizer que se eu tiver um MVC com bootstrap ele pode ser convertido para desktop através desse Electron ? é isso ?
KERPLUNK 12/12/2016 14:48:54
#469631
Se você estiver usando HTML(sem linguagem interpretada por server, como o Razor, por exemplo) sim, sem nenhum problema. Você pode usar Angular, NodeJS, JQuery, Bootstrap ou qualquer outro desses que funciona de boa. Testei com esses e funcionou numa boa. O caso é que se você estiver usando alguma linguagem server-side, como o que o Razor faz, não vai funcionar. Mas existem dezenas de maneiras de ter um MVC(usando o Angular, por exemplo) e então pode usar o Electron. O que ele faz na prática, é um [Ô]mini-browser[Ô] rodando sua aplicação web, mas ele libera funcionalidades para uso de recursos locais, como acesso à arquivos locais, por exemplo.
F001E 12/12/2016 14:58:30
#469632
Entendi, uso Razor aqui e não vai dar certo.
EMANUEL 12/12/2016 15:47:15
#469634
Boa tarde!
Então amigos, vocês sugerem o VB.NET ou C# ? Para quem quer migrar do VB6

Obrigado
KERPLUNK 12/12/2016 16:11:48
#469637
Citação:

:
Boa tarde!
Então amigos, vocês sugerem o VB.NET ou C# ? Para quem quer migrar do VB6

Obrigado


A resposta é complicada, mas vamos tentar entender:
VB.NET e C# são dois dos muitos dialetos entendidos pelo .NET Framework. [Ô]Dialeto?! Como assim?[Ô]. Bem, comumente chamamos de linguagem, mas é um termo não muito preciso para descrever os dialetos do .NET Framework. isso porque a maneira como o .NET Framework funciona é mais ou menos como uma série de traduções. Existem mais de 60 diferentes dialetos suportados pelo .NET Framework e a maioria deles é suportada pelo Visual Studio. Esse dialeto(C# ou VB.NET), será compilado(traduzido) para uma linguagem comum chamada CLR(Common Language Runtime). Essa é a linguagem do .NET Framework. Tecnicamente, você pode escrever toda a sua aplicação em CLR e não se importar com essa primeira compilação, mas isso não é muito usual. O ponto chave, é entender o paradigma de programação(estilo de programação) que faz o uso correto do .NET Framework e seus muitos(MUITOS MESMO) recursos. Programadores VB6 são fortemente apegados ao estilo procedural e na maioria das vezes ignoram por completo a OOP(Object Oriented Programming, ou em português, programação orientada à objetos). A única preocupação que esses programadores têm é com sintaxe de comandos. Se você não conhecer esse conceito, então é o primeiro passo para começar a usar o .NET Framework. Estude-o e entenda-o muito bem, só assim as coisas vão fluir e você vai conseguir desenvolver uma aplicação realmente eficiente e que tire proveito do melhor que a plataforma .NET tem à oferecer.

Com esse conceito(OOP) dominado, o dialeto(linguagem) que você usar, tanto faz. Você vai ser [Ô]fluente[Ô] em VB.NET, C#, F# J# ou qualquer outro dialeto, literalmente, tanto faz. Isso incluirá o tipo de aplicativo. Desktop, ASP.NET(MVC incluído), Console, tanto faz.

Em sumário então é: Aprenda OOP. Entenda isso muito bem, esqueça os conceitos de sintaxe que você está apegado, aprenda o conceito de programar de forma correta e então .NET será um paraíso para programar.
KERPLUNK 12/12/2016 16:36:19
#469640
Citação:

:
Entendi, uso Razor aqui e não vai dar certo.


Essa é uma das razões de eu não usar o padrão Microsoft para MVC, prefiro SPA[ô]s menos [Ô]acoplados[Ô], como o Angular
CLEVERTON 12/12/2016 20:21:50
#469647
KERPLUNK
Citação:

:
Acreditem se quiser, uma das aplicações escritas tendo o Electron como base é o Visual Studio Code. Aquele mesmo da microsoft.Não acredita? Veja com seus próprios olhos. Ele é código fonte aberto.



Muito bom, esse já está em minha lista de experimentos.
Página 1 de 2 [17 registro(s)]
Faça seu login para responder